A energia e o dinamismo da Renault e.dams foram devidamente recompensadas com a segunda vitória de Nico Prost no London ePrix e o segundo título consecutivo conquistado pela equipe no Campeonato FIA de Fórmula E

Texto e fotos: Renault Sport Racing

Na espetacular final organizada no coração do Battersea Park de Londres, Sébastien Buemi lutou pelos pontos da melhor volta da corrida e deu mais um motivo de satisfação para a escuderia, com sua consagração entre os pilotos.


Desde o nascimento da categoria, a Renault e.dams mergulhou plenamente no desafio da Fórmula E, conquistando a primeira coroa disputada entre as equipes, e quase também a de pilotos.
Agora com mais liberdade para os desenvolvimentos do grupo motopropulsor, a reformulação do regulamento técnico para a segunda temporada permitiu que a Renault colocasse toda sua expertise em prática. Graças ao seu know-how em veículos elétricos oriundos do Twizy e do ZOE, a Renault e.dams rapidamente despontou como favorita.
Durante esta segunda campanha, a Renault e.dams dominou a primeira perna em Pequim, com onze segundos de vantagem. Um novo sucesso se seguiu na terceira etapa, em Punta del Este, antes dos pódios em Buenos Aires, Cidade do México e Paris. A escuderia voltou a seguir rumo à vitória em Berlim, antes do final de tirar o fôlego em Londres. Nico Prost colocou a Renault e.dams mais próxima de seu objetivo, vencendo a primeira prova londrina antes de conquistar a coroa, liderando a segunda rodada de ponta a ponta.
A corrida de Sébastien ao título se mostraria ainda mais espetacular. Suas vitórias em Pequim, Punta del Este e Berlim permitiram que ele chegasse a Londres com um único ponto a menos que Lucas di Grassi. Seu quinto lugar no sábado adiou o desfecho, mas nada seria simples nesta final. Séb e Lucas tiveram avarias em seus carros devido a uma colisão na primeira volta. Os dois homens estavam em pé de igualdade após a pole position do suíço, que deveria se manter no mesmo nível para ser consagrado. Seguiu-se uma verdadeira disputa de gato e rato. Nenhum dos dois estava entre os dez primeiros e, portanto, tentaram obter pontos bônus pela melhor volta da corrida. Uma última tentativa de Séb na penúltima volta permitiu que ele conquistasse finalmente o título, sua primeira na Fórmula E após quase ter conseguido o feito no ano passado.
Em sua primeira consagração na Fórmula E, Sébastien acumulou um total de 155 pontos e três vitórias. Já Nico venceu duas vezes, terminando a campanha com 115 pontos e a terceira posição no campeonato.
A Renault utiliza e continuará a utilizar esta categoria inovadora como plataforma de avaliação de suas  tecnologias de vanguarda em modelos de produção em série, para permitir que milhares de motoristas se beneficiem delas em seus carros elétricos. A Renault detém atualmente a liderança no mercado de veículos sem emissões.

Sébastien Buemi: “Nem acreditei. É genial ser campeão após uma temporada bastante difícil. Honestamente, não é desta forma que queria conquistar o título neste domingo. Tivemos este acidente na largada e nossa única solução seria fazer a melhor volta da corrida. Tivemos que dar o nosso máximo em termos de estratégia, posição na pista, etc. Mesmo assim, estou bastante feliz por toda a equipe, que trabalhou muito duro para chegar lá e eles merecem isso. O piloto mais competente e mais rápido venceu, assim como a melhor equipe”.

Nicolas Prost: “Foi um fim de semana de sonho. O ritmo nas últimas corridas foi bastante sólido e sabíamos que seríamos a equipe a ser combatida, mas não podemos considerar nada como garantido. Tivemos um fim de semana fantástico, com duas vitórias, o que já é bastante. A prova de sábado foi importante, pois tive uma temporada bastante difícil, mas fui me recuperando aos poucos, para finalmente chegar à estratégia vencedora. Estou feliz por terminar em terceiro no campeonato, e logicamente também pelo Séb e por esta fenomenal equipe, da qual tenho grande orgulho”.

Alain Prost, coproprietário da Renault e.dams: “Estou extremamente orgulhoso da escuderia. A Fórmula E é um dos ambientes mais competitivos de minha carreira e conquistar estes dois títulos neste domingo é uma realização formidável. Lutamos contra excelentes equipes e pilotos de ponta e jamais consideramos que a vitória estava garantida. Trabalhamos muito o ano todo para ter o melhor carro possível e a Renault fez um trabalho fantástico com o grupo motopropulsor. Conquistar dois títulos em duas temporadas é uma recompensa fantástica para todos aqueles que dedicaram tempo e esforços para a equipe”.

Jean-Paul Driot, coproprietário da Renault e.dams: “É difícil explicar a emoção em momentos assim. Você planeja e sonha, mas quando acontece de verdade, faltam as palavras certas para dizer. Estou orgulhoso de cada membro da escuderia que contribuiu para este sucesso. Construímos uma equipe profissional e competente, enfrentamos desafios nos ambientes mais difíceis. Estamos orgulhosos disso tudo, assim como estamos de nossa parceria com a Renault. Nada aqui foi fácil e este dia foi particularmente difícil, mas chegamos lá e agora podemos comemorar”!

Jérôme Stoll, Presidente da Renault Sport Racing: “Estamos absolutamente extasiados com estas coroas. O Campeonato de Fórmula E é a plataforma ideal para demonstrar a inovação e a qualidade das tecnologias de veículos elétricos da Renault. A abertura do regulamento técnico foi a ocasião perfeita para as equipes da Renault Sport. Colocamos à prova nossas imensas competências e conhecimentos em torno desta tecnologia, graças ao nosso departamento de motores para o automobilismo esportivo e o Technocentre, que é o centro nevrálgico do desenvolvimento de nossos carros de produção em série. A robustez e a competitividade do conjunto desenvolvido foram rapidamente reconhecidas como as melhores do pelotão, e fico ainda mais satisfeito de ter agora dois títulos para poder dizer isso oficialmente! Parabéns à escuderia e a Sébastien. Estamos ansiosos para ver os desenvolvimentos feitos nas pistas neste ano serem colocados em benefício de nossos clientes, através da última geração de veículos ZE”.