Empresa, baseada em Recife (PE), adquire dez unidades da versĂ£o fretamento para o transporte de funcionĂ¡rios da FCA (FIAT Chrysler Automobiles)
Texto e fotos: Iveco
O crescimento da Iveco Bus mostra que a marca tem sido a opĂ§Ă£o de empresas que operam no transporte de passageiros no Brasil e na AmĂ©rica do Sul. Uma delas Ă© a pernambucana TBS Turismo, que comprou dez modelos do chassi 170S28, versĂ£o fretamento, para fazer o transporte dos funcionĂ¡rios da FCA (FIAT Chrysler Automobiles) da planta de Goiana (PE).
Os veĂculos foram encarroçados pela Marcopolo com o modelo Viaggio 900 G7. “A TBS passa a contar com produtos que proporcionam reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂvel, sem abrir mĂ£o do desempenho. É a alta tecnologia a serviço do setor”, afirma Gustavo Serizawa, gerente de Marketing de produtos da Iveco Bus.
Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o modelo de 17 toneladas estĂ¡ apto a atender demandas de aplicações para transporte urbano e intermunicipal.
Com evoluções tecnolĂ³gicas, o chassi oferece resistĂªncia extra ao veĂculo nas aplicações, alĂ©m do menor gasto de combustĂvel da categoria. A força e os resultados de consumo do modelo da Iveco Bus devem-se ao motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e Ă© capaz de gerar potĂªncia mĂ¡xima de 280 cv, a maior do segmento. A potĂªncia do chassi 170S28 faz com que o veĂculo mantenha o desempenho mesmo com o sistema de refrigeraĂ§Ă£o ligado e consumindo entre 30 e 35cv de potĂªncia.
A FPT desenvolveu o N67 com o desafio de tornar um motor mais eficiente sem abrir mĂ£o de desempenho. A resposta foi a conceituaĂ§Ă£o baseada no downspeeding, que pode ser descrito como fazer um motor operar a baixas rotações com torque elevado, gerando maior eficiĂªncia e reduĂ§Ă£o do consumo de combustĂvel, alĂ©m de maximizar a vida Ăºtil do motor.
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