A versão 2017 deste jovem SUV de
20 anos é a mais bonita e equipada dos modelos da categoria
Texto: Eduardo Abbas
Foto: Textofinal Comunicação / KIA Motors
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carros altos e grandes, que geralmente dominam as ruas e avenidas das grandes
cidades, mas vai ter que se curvar em reverencia a esse novo modelo a montadora
coreana. Aliás, a Coréia deixou de ser o país que copiava para se transforma em
um grande centro de desenvolvimento e tecnologia própria em todos os negócios
que o país asiático tem as mãos.
Eu fui convidado para conhecer a
4ª geração deste que é um dos maiores sucessos da Kia Motors. Desde seu lançamento em 1996, já foram vendidas pouco
mais de 3 milhões de unidades no mundo e agora, totalmente reformulado,
pretende atingir com a nova geração o audicoso número de 3 milhões carros. E a vontade
é tanta que até nos jogos da Eurocopa que acontecem na França, as placas de sponsors
invariavelmente apresentam o novo modelo. Pensa que é pouco? A audiência
estimada de 3 bilhões de pessoas no mundo se torna uma enorme vitrine para se
conhecer esta jóia que foi lapidada nas unidades coreanas.
O carro já está nas
concessionárias da marca no Brasil, chegou em 2 versões a LX, de entrada e a EX,
completíssima, é um carro muito diferente daquele que eu testei no lançamento
de 2012, que você pode relembrar aqui.
A parte mecânica é a mesma nos dois modelos, 2.0 litros , DOHC, 16
válvulas com dual CVVT, com etanol, o motor entrega 167 cavalos de potência a
6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm, já com gasolina, chega a 156
cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm, câmbio
automático de seis velocidades e direção elétrica progressiva.
Mas o que realmente chama
realmente a atenção é a beleza que o modelo agora proporciona para os olhos de
quem admira. A Kia Motors coloca o Sportage
entre os modelos Premium da categoria SUV compacto, já foi vencedor dos prêmios
Reddot Award 2016 e do iF Design Awards 2016. Na dianteira
ganhou novo conjunto ótico, com luzes diurnas de navegação icônicas e
circulares em LED, luz baixa e alta com lâmpadas halógenas e luz de setas, faróis
de neblina dinâmicos, uma grade que deixou o modelo com cara de invocado e deve
assustar quem o vê chegar pelo retrovisor.
Ainda na parte externa, foram
melhoradas várias coisas do SUV compacto, entre elas as lanternas traseiras
maiores e de LED, rodas de liga leve de 17 polegadas (LX) e 19 polegadas (EX), os retrovisores externos também
cresceram, formando um conjunto muito harmonioso e interessante, digamos que
ele ficou mais europeu, arredondando as partes mais retas da carroceria.
No teste que fiz, pude avaliar os
dois modelos, o trajeto contemplava um pequeno trecho urbano e a maior parte em
rodovia. Na ida, optei pelo modelo completo principalmente para aproveitar todo
o conforto e a enorme quantidade de equipamentos embarcados no carro. O Sportage teve sua cabine completamente
renovada, tem um novo painel de instrumentos, ar-condicionado digital Dual Zone,
banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação, chave
Smart Key, computador de bordo integrado, piloto automático com controles no
volante, paddle shift, teto solar elétrico duplo panorâmico.
Na cidade, seu desempenho e seu
silencio interior tornam esse SUV especial, a boa posição de dirigir e os itens
de conforto deixam a viagem mais agradável. Ele tem descansa-braço ampliado, porta-objetos
e porta-copos, rádio CD/MP3 player, Bluetooth com controles
no volante, entrada auxiliar e USB, e se comporta muito bem em vias de transito
mais lento.
Um grande ponto para o modelo é o
fato da área envidraçada ser grande, o ponto cego é muito pequeno e, mesmo
assim, o Sportage dispõe de sensores
que indicam a presença de outros veículos, principalmente motos, o que auxilia
muito na segurança. Outro detalhe importante é o Assistente de Tráfego, que é
de grande ajuda quando se está fazendo manobras de saída das vagas de
estacionamento e não se tem a visão completa do redor, ele avisa se outro veículo
ou pessoa se aproximam do carro, evitando aqueles sustos quando estamos
manobrando.
Já na estrada, o desempenho da versão
EX é um pouco mais conservadora, ele
atinge com certa rapidez a velocidade da rodovia e faz poucas trocas de marcha
em trechos de subidas mais difíceis, mas sempre procura uma mais baixa, talvez
pelo fato de não querer dar impressão que perde potência e velocidade, como conseqüência
os giros sobem e ele se mantém estável. Essa característica lembra muito os
carros americanos, que seguem uma linearidade no trajeto não importando muito
se está em 6ª ou 3ª marcha, o que vale é se tiver a média na mesma proporção.
No modelo LX as respostas e ações são as mesmas, mas ele dá impressão de se
tratar de um carro mais esportivo, talvez pelo fato de ser um pouco mais leve (tem
menos equipamentos) e ter rodas menores com pneus mais duros. Ele instiga a se
poder abusar um pouco, é mais “grudado” no chão, mas mantém as mesmas características
de desempenho e velocidade e em nada diferem no consumo de combustível.
O mais importante na nova construção
do Sportage é a segurança, com o
avanço no aumento em 33% de aço de alta resistência utilizado na confecção da
carroceria, o novo Sportage ganhou cinco estrelas no Euro NCAP, outras cinco estrelas no NHTSA - National Highway Traffic Safety
Administration e pontuação máxima de segurança no IIHS – Insurance Institute for Highway Safety. Faz parte também a utilização
de equipamentos de série de última geração, como o acelerador eletrônico tipo
Drive-by –Wire, airbags frontais, laterais e de cortina, barras de proteção laterais,
zona de deformação programada, HAC, RCTA, ESC, DBC, TCS, BAS e BSD (sopa de letras, veja tabela abaixo).
As versões do Sportage 2017 tem preço final de R$
109.990,00 (LX) e R$ 134.990,00 (EX), 5 anos de
garantia ou 100 mil km, 7 cores (4 novas), revisões programadas e com preço
fixo, tem poucas opções de acessórios, é mais barato e equipado que seus
concorrentes diretos e isso faz da KIA
Motors a nova queridinha quando se trata de SUV de luxo.
Ficha Técnica
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