Filmes mais representativos da trajetória do ator são exibidos em sessões livres e gratuitas, realizadas nas noites de quinta-feira
Maio e Junho de 2016
Comediantes Como os de Antes, projeto do Sesc Pinheiros que homenageia os clássicos da comédia da sétima arte, reviverá nos meses de maio e junho as obras do ator norte-americano W.C. Fields (1879-1946). Neste novo ciclo, o projeto exibe cinco longas e a seleção de seis curtas-metragens de Fields, como O Picareta (Pool Sharks) e O Último Drink (The Fatal Glass Of Beer). As sessões são realizadas sempre às quintas-feiras, às 20h, na Praça da Unidade.
William Claude Dukenfield iniciou sua carreira artística fazendo palhaçadas e malabarismos em um parque de diversões. Seguiu para os palcos teatrais de Nova York e, na sequência, estreou em seu primeiro longa – Sally, A Filha do Circo (1925), uma das obras contempladas nesta mostra. Seu personagem cômico via o mundo com desdém e pessimismo: não perdia a oportunidade de maldizer o natal, a páscoa e quaisquer outras convenções sociais. A língua afiada, a voz anasalada e o charuto cravado no canto da boca eram suas marcas registradas.
O PROJETO COMEDIANTES COMO OS DE ANTES
Uma sessão de cinema informal. Essa é a proposta do projeto Comediantes como os de Antes, que ocorre todas as quintas-feiras, às 20h, com cadeiras distribuídas pela na Praça do Sesc Pinheiros, para que o público possa assistir às projeções em um telão e com som ambiente. Marcado por filmes de classificação etária livre, Comediantes Como os de Antes traz de volta à tela produções de comediantes que marcaram a história do cinema. O projeto já ofereceu ciclos de nomes como Woody Allen, Jerry Lewis, Jacques Tati, Charlie Chaplin, Irmãos Marx, O Gordo e O Magro, Mel Brooks, Harold Lloyd, Totò e Monty Python.
PROGRAMAÇÃO
Dia 5/5, às 20h
O Selvagem (Running Wild)
Dir.: Gregory La Cava. EUA, 1927, 68’. P&B. Silencioso. Comédia. Projeção digital. Livre.
Prestes a perder o emprego, um burocrata dominado pela esposa e atormentado pelo afilhado tem a vida transformada por um acontecimento louco e inusitado. Com W.C. Fields, Mary Brian e Marie Shotwell.
Dia 12/5, às 20h
Minha Dengosa (My Little Chickadee)
Dir.: Edward F. Cline. EUA, 1940, 83'.P&B. Comédia. Projeção digital. Livre.
Em visita a familiares no Oeste, uma cantora de Chicago acaba se envolvendo com um xerife. Com May West e W.C. Fields.
Dia 19/5, às 20h
O Guarda (The Bank Dick)
Dir.: Edward F. Cline. EUA, 1940, 74'.P&B. Comédia. Projeção digital. Livre.
A vida de um sujeito beberrão e atrapalhado, atormentado por todos, toma novos rumos quando ele tromba com um ladrão e acaba evitando um assalto. Com W.C. Fields, Cora Witherspoon e Una Merkel.
Dia 2/6, às 20h
Seleção de Curtas W.C. Fields I
O Picareta (Pool Sharks)
Dir.: Edwin Middleton. EUA, 1915, 15’. P&B. Comédia. Projeção digital. Livre.
O filme apresenta o comediante jogando – ou tentando – jogar sinuca. Com W.C. Fields e Rud Ross.
O Mestre de Golfe (The Golf Especialist)
Dir.: Monte Brice. EUA, 1930, 20'. P&B. Comédia. Projeção digital. Livre.
Num campo de golfe, Fields trapaceia, atormenta seu caddy e flerta com a mulher de um detetive. Com W.C. Fields, Allan Bennett e Naomi Casey.
O Dentista (The Dentist)
Dir.: Leslie Pierce. EUA, 1932, 21'. P&B. Comédia. Projeção digital. Livre.
Neste curta, Fields interpreta um dentista com métodos pouco ortodoxos em ação. Com W.C. Fields, Arnold Gray e Dorothy Granger.
Dia 9/6, às 20h
Seleção de Curtas W.C. Fields Il
O Último Drink (The Fatal Glass Of Beer)
Dir.: Clyde Bruckman. EUA, 1933, 18’. P&B. Comédia. Projeção digital. Livre.
Um filho pródigo, após cumprir pena na prisão, retorna aos braços do papai e da mamãe. Com W. C. Fields, Rosemary Theby e George Chandler.
O Farmacêutico (The Pharmacist)
Dir.: Arthur Ripley. EUA, 1933, 20'. P&B. Comédia. Projeção digital. Livre.
Fields é um farmacêutico feliz no trabalho, mas em casa atormentado pela mulher e as filhas. Com W.C. Fields, Marjorie Kane e Elisa Cavanna.
O Barbeiro (The Barber Shop)
Dir.: Arthur Ripley. EUA, 1933, 21'. P&B. Comédia. Projeção digital. Livre
Neste curta, um barbeiro atrapalhado tenta manter o bom humor, apesar das crises coma a esposa. Com W.C. Fields, Elise Cavanna e Harry Watson.
Dia 16/6, às 20h
Sally, A Filha do Circo (Sally, of the Sawdust)
Dir.: D W Griffith. EUA, 1925, 104’. P&B. Comédia. Projeção digital. Livre.
Uma garota adotada por um malabarista trapaceiro, mas de bom coração, cresce no ambiente circense, até que o destino a conduz de volta ao seio de sua família. Com W.C. Fields, Carol Dempster e Alfred Lunt.
Dia 23/6, às 20h
Se Eu Tivesse Um Milhão (If I Had A Million)
Dir.: James Cruze, Ernest Lubitsh e Norman McLeod. EUA, 1932, 88’. P&B. Comédia. Projeção digital. Livre
No filme, um milionário que não encontra herdeiros decide sortear aleatoriamente, na lista telefônica, oito pessoas que deverão receber seus bens após a sua morte. Com W.C. Fields, Gary Cooper e Charles Laughton.
0 Comentários