• PIRELLI: INVESTE MAIS 200 MILHÕES DE DÓLARES NO MÉXICO NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS, SUBINDO PARA MAIS DE 600 MILHÕES DE DÓLARES INVESTIDOS A PARTIR DE 2012;
  • O NOVO INVESTIMENTO CRIARÁ MAIS 400 VAGAS DE EMPREGO;
  • A PRODUÇÃO DE PNEUS AUMENTARÁ APROXIMADAMENTE ATÉ 7,5 MILHÕES.

Texto e fotos: Pirelli

Pirelli se fortalece no México investindo 200 milhões de dólares nos próximos três anos para construir uma nova fábrica, que se junta à fábrica de pneus para carros de passeio em Silao. O anúncio – feito depois de 4 anos da inauguração da unidade da Pirelli dentro do polo industrial “Puerto Interior” de Silao, no estado de Guanajuato – foi feito durante a visita do Primeiro Ministro italiano, Matteo Renzi, ao Presidente do México, Enrique Pena Nieto, ao longo das celebrações realizadas no Palácio Nacional, sede da Presidência da República da Cidade do México, em encontro que contou com a presença de Paolo Dal Pino, Presidente Executivo Latam da Pirelli.


O novo investimento de 200 milhões de dólares começará em 2016 e será somado aos 360 milhões de dólares investidos até os dias atuais e aos 50 milhões de dólares já previstos entre 2016 e 2017. Portanto, no fim de 2018, o investimento total da Pirelli em Silao será superior a 600 milhões de dólares.


A nova planta, cuja produção deverá iniciar em 2017, contará com tecnologia e processos mais avançados do grupo em particular no segmento Premium: a sua produção concentra-se de fato nos pneus de High Performance e de Ultra High Performance para automóveis e SUV e é destinada ao mercado local e a todos os mercados do bloco econômico Nafta, desde à criação do polo de Silao.


No fim de 2015, o polo produtivo da Pirelli em Silao, que se estende por 140 mil metros quadrados, possui uma capacidade produtiva anual em torno de 3 milhões de pneus, que aumentará para 5 milhões de peças no final da primeira parte dos investimentos. Graças ao novo investimento de 200 milhões de dólares que permitirão produzir cerca de 2,5 milhões de pneus, a produção global de Silao reunirá aproximadamente de 7,5 milhões de peças por ano até o fim de 2018. Em virtude do investimento adicional, a força de trabalho, que hoje conta com 1400 funcionários, tem crescimento previsto para mais de 1800 empregos diretos além de outras 400 vagas indiretas. O estabelecimento distingue-se pelos elevados padrões de processo e produto, tal como em sustentabilidade ambiental e formação técnica, destinada também a outras indústrias automotivas presentes na área de Guanajuato em consequência ao suporte prestado pelo Instituto Piero Pirelli.


O novo investimento confirma a importância do México no tocante a presença internacional da Pirelli, também graças à posição estratégica que o fez nesses anos a base ideal para desenvolver de modo significativo a presença da Pirelli em todo o bloco Nafta, mercado que se confirma entre os mais promissores para o sucesso da estratégia Premium: em 2015 as vendas Premium da região registraram um crescimento de 24,3% e representam atualmente 90% do total a nível local. A região registrou 861 milhões de euros em vendas no último ano, com crescimento de 21,7% (+ 4,1% do efeito de câmbio líquido) e com uma incidência sobre a receita global do grupo no aumento de 13,7% em relação ao 11,8% do ano anterior, nível superior ao previsto pelo plano industrial da Pirelli de 2013-2017.


Na área Nafta, a fábrica mexicana dá suporte ao polo produtivo que o grupo Pirelli já possui desde 2002 nos Estados Unidos, em Rome, na Geórgia. A Pirelli reforça a colaboração com os principais parceiros de equipamentos originais, apoiando com o lançamento das novas linhas especialmente desenvolvidas para os clientes do bloco – como o Cinturato P7 All Seasons Plus, o Scorpion Verde All Season Plus e o P Zero All Season Plus – e incrementando o peso de vendas no mercado de reposição também graças a expansão da linha de trabalho FasTrack, ao crescimento do varejo e ao geomarketing, capaz de otimizar a gestão de estoques dos clientes.