Existe uma nova escolha para o Grande Prêmio da Espanha, algo diferente do trio de pneus médio-macio-supermacio que foi levado para as primeiras quatro etapas da temporada

Texto e fotos: Pirelli

Para o Circuito da Catalunha, os pneus duro, médio e macio foram os escolhidos para lidar com as grandes cargas que a pista gera sobre o pneu. A maior parte das equipes escolheu a quantidade mínima de pneus duros, priorizando os compostos mais macios. A Pirelli é, mais uma vez, o title sponsor do Grande Prêmio da Espanha.


O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
  • Esta é uma pista com altas demandas para os pneus, especialmente na longa curva 3, à direita.
  • Os times possuem muitos dados relevantes de 2016, já que os testes de pré-temporada foram realizados no local.
  • A superfície é abrasiva, compondo, com as curvas de alta velocidade, um duro teste para os pneus.
  • Uso e degradação são, normalmente, altos, então são esperadas vários pit-stops.
  • O pneu dianteiro esquerdo é o mais exigido: Barcelona é um circuito exigente para a parte dianteira dos carros.
  • Esta é uma pista de alta carga aerodinâmica, aumentando ainda mais a força vertical sobre os pneus.

OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS
  • Laranja Duro: visto pela primeira vez este ano, porém nenhum piloto escolheu mais do que um set (quantidade mínima definida como obrigatória pela Pirelli para a corrida).
  • Branco Médio: Um pneu versátil que atua como um bom compromisso entre performance e durabilidade.
  • Amarelo Macio: Mais de um segundo mais rápido por volta do que o Branco Médio em Barcelona, mas, provavelmente, não terá longa vida útil.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“A Espanha sempre nos fornece um grande teste para os pneus, graças à alta demanda energética da pista. Neste ano, será especialmente o caso, já que os times escolheram compostos mais macios. Claro que eles vão poder usar os dados acumulados durante os dias da pré-temporada, mas, nesta época do ano, esperamos condições mais quentes. Como consequência, é provável que teremos alto desgaste e degradação que irão resultar em vários pit-stops. Claro que isso garante uma grande variedade de estratégias para a etapa”.

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO

Roxo
Vermelho
Amarelo
Branco
Laranja
Austrália

Supermacio
Macio
Médio

Bahrain

Supermacio
Macio
Médio

China

Supermacio
Macio
Médio

Rússia

Supermacio
Macio
Médio

Espanha


Macio
Médio
Duro
Mônaco
Ultramacio
Supermacio
Macio


Canadá
Ultramacio
Supermacio
Macio


Azerbaijão

Supermacio
Macio
Médio

Áustria
Ultramacio
Supermacio
Macio


Inglaterra


Macio
Médio
Duro