Existe uma nova escolha para o Grande Prêmio da Espanha, algo diferente do trio de pneus médio-macio-supermacio que foi levado para as primeiras quatro etapas da temporada
Texto e fotos: Pirelli
Para o Circuito da Catalunha, os pneus duro, médio e macio foram os escolhidos para lidar com as grandes cargas que a pista gera sobre o pneu. A maior parte das equipes escolheu a quantidade mínima de pneus duros, priorizando os compostos mais macios. A Pirelli é, mais uma vez, o title sponsor do Grande Prêmio da Espanha.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
- Esta é uma pista com altas demandas para os pneus, especialmente na longa curva 3, à direita.
- Os times possuem muitos dados relevantes de 2016, já que os testes de pré-temporada foram realizados no local.
- A superfície é abrasiva, compondo, com as curvas de alta velocidade, um duro teste para os pneus.
- Uso e degradação são, normalmente, altos, então são esperadas vários pit-stops.
- O pneu dianteiro esquerdo é o mais exigido: Barcelona é um circuito exigente para a parte dianteira dos carros.
- Esta é uma pista de alta carga aerodinâmica, aumentando ainda mais a força vertical sobre os pneus.
OS TRÊS COMPOSTOS ESCOLHIDOS
- Laranja Duro: visto pela primeira vez este ano, porém nenhum piloto escolheu mais do que um set (quantidade mínima definida como obrigatória pela Pirelli para a corrida).
- Branco Médio: Um pneu versátil que atua como um bom compromisso entre performance e durabilidade.
- Amarelo Macio: Mais de um segundo mais rápido por volta do que o Branco Médio em Barcelona, mas, provavelmente, não terá longa vida útil.
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“A Espanha sempre nos fornece um grande teste para os pneus, graças à alta demanda energética da pista. Neste ano, será especialmente o caso, já que os times escolheram compostos mais macios. Claro que eles vão poder usar os dados acumulados durante os dias da pré-temporada, mas, nesta época do ano, esperamos condições mais quentes. Como consequência, é provável que teremos alto desgaste e degradação que irão resultar em vários pit-stops. Claro que isso garante uma grande variedade de estratégias para a etapa”.
PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO
|
Roxo
|
Vermelho
|
Amarelo
|
Branco
|
Laranja
|
Austrália
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
Bahrain
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
China
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
Rússia
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
Espanha
|
|
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
Mônaco
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
|
|
Canadá
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
|
|
Azerbaijão
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
Áustria
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
|
|
Inglaterra
|
|
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
0 Comentários