• Parceria incentiva disseminação da tecnologia híbrida para desenvolvimento acadêmico;
  • Universidade é a primeira instituição de ensino do país a receber Prius.

Texto e fotos: Toyota

A Toyota do Brasil concederá uma unidade do Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo, para a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A parceria incentiva o ensino e pesquisa para a formação de novos profissionais a respeito de tecnologias desenvolvidas para veículos híbridos. A cerimônia de entrega do Prius aconteceu no dia 22 de março, em São Paulo (SP).


O Prius será utilizado pelo Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, formado por professores de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Engenharia de Energia e Automação, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado. O objetivo da pesquisa é dominar o gerenciamento da propulsão de carros híbridos e contribuir com novas técnicas de controle.


De acordo com o Dr. Armando Antônio Maria Laganá, integrante do Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, a Universidade planeja criar uma nova disciplina para o Mestrado do Programa de Engenharia Elétrica da instituição, utilizando o híbrido Prius cedido pela Toyota para a prática dos alunos. “Nosso principal objetivo é contribuir para o processo de formação de recursos humanos na área eletrônica automotiva para que a engenharia brasileira possa aumentar sua participação nos projetos globais”, afirma.


O empréstimo do Prius para a USP reforça o objetivo da Toyota em disseminar a tecnologia híbrida no país. Além deste, a empresa tem atuado em diversos outros projetos por meio de parcerias com organismos governamentais e privados. Entre essas parcerias, destacam-se o programa de táxis híbridos na cidade de Juíz de Fora (MG), São Paulo e Sorocaba (SP), a utilização do Prius pelo Detran do Distrito Federal, pela polícia do estado de Pernambuco e do Rio de Janeiro e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
“Contribuir para a mobilidade sustentável é uma das missões da Toyota pelo mundo. E, ao fechar essa parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, proporcionando a possibilidade de novos estudos e pesquisas sobre tecnologia híbrida, a Toyota do Brasil dá um importante passo nessa direção, colaborando com a formação dos profissionais do futuro”, afirma Roberto Braun, gerente geral de Relações Públicas e Governamentais da Toyota do Brasil.