Novo lubrificante chega ao mercado brasileiro para atender veículos pesados com motores a diesel
Texto e fotos: Shell
A partir desse mês, a linha de lubrificantes Shell Rimula ganha um novo produto: o Shell Rimula R3 Multi SAE 15W-40, lançado para complementar o portfólio brasileiro da empresa destinado à aplicação em veículos pesados. Por ser um multiviscoso com a qualidade Shell, o lubrificante proporciona uma série de benefícios quando comparado a produtos monoviscosos, tais como redução de até 30%[1] no consumo de óleo, maior vida útil do lubrificante, menor consumo de combustível e melhor fluidez na partida a frio, reduzindo assim o desgaste nesse momento crítico para o motor.
Além de manter o motor limpo, o Shell Rimula R3 Multi garante proteção contra a formação de depósitos nos pistões, acúmulo de fuligem e desgaste. O novo produto ainda proporciona resistência à degradação térmica, atendendo à classificação de serviço API CG-4[2], solicitada por diversos fabricantes de motores Euro I, II e III, além de motores fora de estrada, como aqueles usados em equipamentos agrícolas e de construção, incluindo motores turbinados[3].
“Esse produto foi elaborado para atender o caminhoneiro brasileiro e grande parte da frota atual do país, com a qualidade utilizada em todo o nosso portfólio”, comenta Sergio Pérez, gerente de Marketing da Shell no Brasil, ressaltando que os lubrificantes com viscosidade 15W são os mais utilizados pelo mercado brasileiro[4].
A linha Shell Rimula ainda conta com os seguintes lubrificantes: Shell Rimula R3 Extra, Shell Rimula RT4 X, Shell Rimula RT4 L, Shell Rimula R5 LE e o 100% sintético Shell Rimula R6M.
[1] Feedbacks de fabricantes de motores.
[2] Classificação API para motores diesel de quatro tempos.
[3] Resolução Nº 22/2014 da ANP, que pôs fim à classificação API CF no Brasil: todos os produtos com essa especificação deixaram de ser comercializados em 30/06/2015. A fatia de mercado que usava o óleo monoviscoso em motores diesel deverá migrar para um lubrificante multiviscoso de melhor performance (API CG-4 ou superior).
[4] Pesquisa Kline 2014.
0 Comentários