- 3.785 carros foram entregues em 2015 no mundo todo;
- Marca domina o segmento de ultra luxo (+ €200.000);
- Vendas tiveram bons desempenhos em quase todos os mercados;
- Programa de personalização Bespoke atingiu novos patamares;
- Resultados reafirmam o posicionamento da marca como líder de produtos ultra luxuosos;
- América do Norte é a maior região de mercado, seguida de Oriente Médio, Europa e Ásia Pacífico;
- Estados Unidos tem o maior mercado individual;
- Rolls-Royce é representada por 130 dealers em 50 países, incluindo o Brasil;
- Rolls-Royce Motor Cars Abu Dhabi é o concessionário com maior número de vendas pelo terceiro ano seguido.
Texto e fotos: Via Italia
A Rolls-Royce Motor Cars anunciou que, em 2015, atingiu o segundo maior volume de vendas em seus 112 anos de história ininterrupta. Ao todo, 3.785 carros exclusivos foram entregues aos clientes ao redor do mundo no último ano.
Torsten Müller-Ötvös, CEO da companhia, disse: “2015 foi um ano extremamente desafiador para toda a indústria de luxo. Estou orgulhoso do desempenho que atingimos diante de um cenário incerto globalmente. Provamos que a estratégia de crescimento global balanceado, sustentável e rentável está funcionando e mantivemos nossa posição como líder mundial entre as marcas de luxo. Acredito que 2016 será mais um ano de progresso”.
Algumas regiões de mercado da Rolls-Royce Motor Cars registraram recordes de vendas: Ásia Pacífico (13%), Oriente Médio (4%) e América do Norte (6%). Individualmente, os países com maiores crescimentos foram Coréia do Sul (73%), Japão (7%), Qatar (21%), Rússia (1%), Reino Unido (2%) e Estados Unidos (7%). Mercados emergentes como Taiwan, Indonésia e Cazaquistão também se destacaram pelo crescimento. Na China, por sua vez, ventos contrários impactaram negativamente no mercado de luxo local e a Rolls-Royce não passou incólume. A queda de vendas no país foi de 54% em comparação com 2014.
As vendas de 2015 foram lideradas pelas famílias Wraith e Ghost, enquanto o modelo Phantom se manteve como o auge do luxo automotivo no mundo todo. No segmento de vendas acima de €200.000, a Rolls-Royce foi líder mais uma vez, mantendo um domínio que perdura ao longo da última década.
Como parte do crescimento balanceado citado por Torsten Müller-Ötvös, a Rolls-Royce Motor Cars anunciou cinco novos dealerships no último ano. Assim, chegou a 130 concessionárias ao redor do mundo, com planos de outra expansão em 2016. A Rolls-Royce Motor Cars Abu Dhabi foi, pelo terceiro ano consecutivo, a concessionária que mais vendeu automóveis da marca.
Diante de um cenário claramente desafiador para negócios ao redor do mundo, a Rolls-Royce Motor Cars não abriu mão de seu projeto sustentável de crescimento em longo prazo. No mês de setembro, lançou o Dawn, um cabriolet inovador que bateu todos os recordes anteriores de encomendas - atraindo uma geração mais jovem e mais social para a marca. As primeiras unidades do Dawn serão entregues aos seus proprietários no segundo trimestre deste ano.
No mesmo mês de setembro, a companhia completou a primeira fase do maior investimento pelo futuro da marca com a entrega do Technology and Logistics Centre (TLC) em Bognor Regis, na Inglaterra. O centro operacional com 30.000m2 começou a operar exatamente na data prevista: 04 de janeiro de 2016.
O trabalho de expansão e construções também foi visto ao longo de 2015 na sede da Rolls-Royce, em Goodwood. Por lá, o principal investimento se concentrou em um novo sistema de linha de produção que faz parte da estratégia de negócios a longo prazo.
O programa de personalização Bespoke teve demanda recorde para os designers e artesãos da marca. Praticamente todos os modelos Phantom, Ghost e Wraith que saíram da fábrica em 2015 continham, ao menos, um elemento de customização individual - mantendo a tradição de que dificilmente você encontrará dois carros Rolls-Royce exatamente iguais no mundo.
Também fizeram parte do programa Bespoke algumas edições especiais que marcaram 2015, como o Wraith Inspired by Film, Fashion & Music - três versões do coupé inspiradas respectivamente pelo cinema, moda e música. Além das versões Nighthawk, Limelight e Serenity para a linha Phantom.
Histórico de vendas
2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 |
300 | 792 | 796 | 805 | 1010 | 1212 | 1002 | 2711 | 3538 | 3575 | 3630 | 4063 |
Principais regiões de mercado para a Rolls-Royce em 2015
1. América do Norte
2. Oriente Médio
3. Europa
4. Ásia Pacífico
5. China
Principais mercados para a Rolls-Royce em 2015
1. Estados Unidos
2. Emirados Árabes Unidos
3. China
4. Reino Unido
5. Arábia Saudita
Definição de segmento ultra luxo: Acima de €200.000
0 Comentários