• Forte presença na feira de produtos eletrĂ´nicos mais importantes do mundo;
  • Interior de modelo com novo conceito operacional e de apresentaĂ§Ă£o visual;
  • Estudo conceitual do Audi e-tron quattro com traĂ§Ă£o totalmente elĂ©trica.

Texto e fotos: Audi

EletrificaĂ§Ă£o, digitalizaĂ§Ă£o e conduĂ§Ă£o pilotada: a Audi transformou essas trĂªs futuras tendĂªncias da indĂºstria automotiva no foco da sua participaĂ§Ă£o na Consumer Electronics Show (CES) deste ano. A ediĂ§Ă£o 2016 da feira de produtos eletrĂ´nicos mais importante do mundo Ă© realizada entre os dias 6 e 9 de janeiro, em Las Vegas, Nevada.


A operaĂ§Ă£o fĂ¡cil e intuitiva Ă© um ponto forte da Audi, e agora a marca das quatro argolas estĂ¡ expandindo seu conceito operacional e de apresentaĂ§Ă£o visual (HMI, interface homem-mĂ¡quina) com novas soluções.
Ricky Hudi, Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento de Componentes EletrĂ´nicos, afirma: “O interior do futuro transformarĂ¡ radicalmente o modo como nossos clientes operam e experimentam as coisas no veĂ­culo. Estamos desenvolvendo nosso bem-sucedido Cockpit Virtual inserido em novo painel virtual e criando um mundo de experiĂªncias inteiramente novas para os nossos clientes. No futuro, todo o sistema serĂ¡ capaz de conhecer o usuĂ¡rio e seus hĂ¡bitos e preferĂªncias, e entĂ£o apoiĂ¡-lo de forma proativa”.
A empresa expõe o interior de um veĂ­culo para demonstrar o conceito HMI, que inclui grandes telas de Amoled (matriz ativa de diodos orgĂ¢nicos emissores de luz) com resposta tĂ¡ctil integrada. O novo controle MMI reconhece os gestos de toque mais comuns no mundo dos produtos eletrĂ´nicos de consumo e os adapta ao ambiente operacional especial do automĂ³vel.
  • Dispositivos mĂ³veis tais como smartphones e smartwatches poderĂ£o ser facilmente conectados. Por trĂ¡s do novo conceito operacional e de apresentaĂ§Ă£o visual estĂ¡ a prĂ³xima geraĂ§Ă£o da Plataforma Modular de Infotainment da Audi, a MIB2+. Sua potĂªncia computacional ainda mais otimizada permite controlar vĂ¡rias telas de alta resoluĂ§Ă£o. A MIB2+ estĂ¡ preparada para operar com o mais recente padrĂ£o de comunicaĂ§Ă£o sem fio, o LTE Advanced.
  • A variedade de serviços online incluĂ­dos no conceito de conectividade vem crescendo rapidamente. O aplicativo para smartphones Audi MMI connect oferece serviços remotos especĂ­ficos para os veĂ­culos. Os motoristas poderĂ£o visualizar a localizaĂ§Ă£o do seu carro nos seus smartphones, por exemplo. O sistema tambĂ©m estarĂ¡ disponĂ­vel para a quarta geraĂ§Ă£o da Apple TV a partir de 2016. Ainda neste ano, o Audi connect SIM trarĂ¡ a bordo os serviços Audi connect na Europa sem nenhum procedimento de ativaĂ§Ă£o e possibilitarĂ¡ o roaming automĂ¡tico em toda a UniĂ£o Europeia.
  • Neste ano a Audi vai expandir sua carteira de ofertas connect para incluir os primeiros serviços Car-to-X, que inclui dados sobre sinais de trĂ¢nsito e informações sobre riscos (para a Europa). Isso farĂ¡ com que os novos modelos da marca façam parte de um verdadeiro enxame de automĂ³veis. O serviço de informações online sobre semĂ¡foro (para os EUA) conectarĂ¡ o carro atravĂ©s da rede de telefonia celular ao computador de trĂ¢nsito central que controla os semĂ¡foros na cidade.
  • O estudo conceitual Audi e-tron quattro, um SUV totalmente elĂ©trico, estĂ¡ sendo apresentado durante a CES para ilustrar a estratĂ©gia de eletrificaĂ§Ă£o da Audi. TrĂªs motores elĂ©tricos com uma potĂªncia total de atĂ© 370 kW possibilitam utilizar a traĂ§Ă£o quattro e a vetorizaĂ§Ă£o de torque, na qual a potĂªncia Ă© distribuĂ­da para as rodas traseiras conforme a necessidade. O resultado: o mĂ¡ximo em termos de dinĂ¢mica e estabilidade. A bateria de 95 kWh permite rodar atĂ© 500 quilĂ´metros. O estudo tecnolĂ³gico aponta para um futuro modelo de produĂ§Ă£o a ser lançado em 2018.

O conceito Audi e-tron quattro inclui todas as funções da conduĂ§Ă£o autopilotada, incluindo a assistĂªncia em congestionamentos e de estacionamento. Esses serviços representam segurança, economia de tempo, eficiĂªncia e conveniĂªncia, particularmente em situações nas quais o motorista estĂ¡ ou sobrecarregado ou diante de grandes desafios nas estradas. No que se refere Ă  conduĂ§Ă£o autopilotada, a Audi tem realizado um trabalho pioneiro na indĂºstria automotiva hĂ¡ muitos anos. O principal componente dos sistemas do futuro serĂ¡ o controlador central de assistĂªncia para o motorista, conhecido como zFAS. As informações fornecidas por todos os sensores – incluindo os sinais das cĂ¢meras 3D, o leitor laser e o radar, e os sensores ultrassĂ´nicos – sĂ£o permanentemente alimentadas e processadas por esse mĂ³dulo compacto. Graças Ă  sua enorme potĂªncia computacional, o zFAS serĂ¡ capaz de comparar continuamente os dados enviados pelos sistemas de sensores do veĂ­culo ao espaço de circulaĂ§Ă£o e seus arredores.


Especificamente nessa Ă¡rea, a Audi poderĂ¡ tirar proveito dos dados constantemente atualizados encontrados na base de dados HERE. A AUDI AG, o Grupo BMW e a Daimler AG adquiriram a HERE em dezembro de 2015. No futuro, veĂ­culos autopilotados precisarĂ£o de uma nova base de dados para o mapa de navegaĂ§Ă£o que seja preciso em termos de centĂ­metros. Ao utilizar os dados enviados em tempo real pela HERE, o veĂ­culo saberĂ¡ o que esperar ao longo da sua rota. Essa serĂ¡ a base necessĂ¡ria para avaliar qualquer mudança de movimento, assim como identificar riscos potenciais o mais rapidamente possĂ­vel.
  • Outros campos tecnolĂ³gicos apresentados durante a CES destacam a enorme vantagem que a Audi conquistou em termos de eletrĂ´nica automotiva. A marca apresenta suas inovações em iluminaĂ§Ă£o, incluindo destaques mais recentes, como as tecnologias Matrix OLED e Matrix laser.

A Audi tambĂ©m estĂ¡ entrando no campo de gestĂ£o da saĂºde. A empresa tem uma visĂ£o na qual os motoristas estejam mais relaxados ao saĂ­rem dos carros em seus locais de destino do que ao entrarem no veĂ­culo. No mĂ©dio prazo, o Audi Fit Driver se tornarĂ¡ um companheiro de suporte ao motorista sob o lema “Meu Audi cuida de mim”.


Outro desenvolvimento espetacular Ă© a experiĂªncia VR: na concessionĂ¡ria, um consultor de vendas poderĂ¡ configurar qualquer modelo da Audi no dispositivo para que os clientes possam vivenciar seus carros dos sonhos de forma virtual, utilizando um capacete de Realidade Virtual (VR), com autenticidade incomparĂ¡vel e todos os detalhes. A Audi se torna assim a primeira fabricante de automĂ³veis a introduzir um sistema VR altamente avançado em 2016.
TrĂªs modelos de produĂ§Ă£o completam a presença da Audi na CES: Q7, A4 e R8 V10 plus.