Plataforma de gestão de frota auxilia reformadora de pneus e transportadoras na redução de custos
Texto e fotos: Grupo SL Auto Lins
Tecnologia robótica, tablets e robôs agora são peças fundamentais para a redução de custos das transportadoras na hora de reformar pneus. Reduzir custos é uma das principais vantagens da “Reforma Integrada Digital”, solução desenvolvida pelo Grupo SL Auto Lins, reformadora de pneus com 60 anos de mercado no país. A novidade foi implantada nas unidades da empresa para oferecer gestão completa do segundo maior custo para as transportadoras: os pneus.
Se, em média, um pneu de carga novo pode custar mais de R$ 1.500,00 reformá-lo e saber exatamente seu custo real para a transportadora é fundamental quando se tem uma frota inteira para gerir. A Reforma Integrada Digital possibilita organizar informações necessárias para o controle de custos relacionados aos veículos de cada empresa. “A principal característica dessa tecnologia é o aproveitamento total dos pneus, reduzindo significativamente os custos operacionais, além de contribuir para a preservação do meio ambiente através da reforma”, explica o diretor comercial do Grupo SL, Alexandre Levi Cardoso.
Conheça a Reforma Integrada Digital
Através de tecnologia robótica e gestão da informação, a Reforma Integrada Digital utiliza tablets e robôs que integram o sistema e monitora todos os pneus que passam pela reformadora, gerando relatórios e controles que auxiliam na diminuição de custos dos pneus das transportadoras.
Na prática, os coletadores de pneus utilizam tablets para gerir todo o processo, que ocorre em ambiente online, e em tempo real a equipe interna da reformadora visualiza as informações dos pneus coletados. Com as informações em mãos, antes mesmo dos pneus chegarem, já é possível iniciar a programação do processo de reforma considerando a situação dos pneus e os materiais que serão necessários no processo de reforma, prazo de entrega mencionado na coleta digital, além de outras métricas e filtros essenciais para o bom desempenho da recapagem.
“Com as informações geradas pelo processo da “Reforma Integrada Digital” é possível saber quais os principais motivos das perdas em um pneu, quantas reformas estão sendo feitas por mês ou ano, qual o modelo e marca de pneus que mais se adapta as condições de uso da empresa, além de saber qual é a carcaça mais aproveitada e também a marca mais descartada. Essas métricas reduzem os custos operacionais e passam a real situação dos pneus”, explica Cardoso.
Como complemento à tecnologia, treinar e capacitar as transportadoras também faz parte do processo para reduzir custos. “Treinar motoristas e controladores para que possam entender melhor a parte técnica do pneu, como quando é possível reformá-lo e o que fazer para utilizar melhor as carcaças prolongando a vida útil desse, é fator essencial para que a Reforma Digital Integrada seja sempre eficaz”, afirma Cardoso.
Benefícios da Reforma Integrada Digital
Se para a reformadora existe a vantagem de um processo tecnológico, uma rastreabilidade em tempo real e redução de tempo no processo, para as transportadoras os benefícios se ampliam ainda mais, trazendo:
- Rastreabilidade em tempo real;
- Auxílio nas tomadas de decisões gerenciais com base nos relatórios produzidos pelo sistema;
- Logística controlada full time;
- Processo de reforma uniforme através de equipamentos robóticos de alta tecnologia.
Além do benefício direto, segundo Cardoso, a tecnologia digital é possível oferecer aos clientes todos os dados de controle de pneus. “As informações são online, isto é, conseguimos gerá-las minuto a minuto para ajudar clientes na compra de pneus, auxiliando inclusive, marca dos pneus x número de reformas. É possível mensurar ainda o motivo pelo qual está ocorrendo perda da carcaça e dar sugestões para solucionar o problema”, explica.
0 Comentários