Marca histórica apresenta cinco modelos de alta tecnologia, design e performance, além de concessionárias exclusivas e uma linha completa de acessórios

Texto e fotos: SD&Press

A Indian Motorcycle, primeira fabricante americana de motocicletas e um dos maiores ícones da indústria, inicia oficialmente a sua trajetória no Brasil no Salão Duas Rodas, em São Paulo. O evento, considerado o principal do segmento na América Latina, será o palco para a apresentação da linha completa de produtos: as motocicletas Indian Scout, Chief Classic, Chief Vintage, Chieftain e Roadmaster, além da linha de acessórios e vestuário com a grife Indian, rede de concessionárias e perspectivas do negócio.


As motocicletas chegam ao país com os emblemáticos motores V-Twin da marca, como o motor de 1133cc disponível no modelo Scout e o motor Thunder Stroke de 1811cc disponível no restante da linha, transmissão de seis velocidades, chassi em alumínio forjado e assentos em couro premium, além de diversos outros equipamentos. Os modelos, produzidos no Brasil em regime de CKD, em Manaus, AM, contam com alto índice de qualidade em materiais e atenção redobrada aos detalhes, sobretudo no que diz respeito ao acabamento: “A chegada da Indian Motorcycle é um marco na indústria de motocicletas do país e isso só aumenta a nossa responsabilidade e compromisso em oferecer aos entusiastas de motos custom produtos com alto padrão de acabamento, excelente performance e uma experiência premium no relacionamento com a marca”, define Rodrigo Lourenço, diretor geral da Polaris para a América do Sul, detentora da marca.


Nessa primeira fase, o objetivo é ter, até o fim de 2015, quatro concessionárias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis, em lojas exclusivas da Indian Motorcycle. Além de contar com um showroom de produtos acessórios e vestuário, estarão disponíveis oficinas completas para atender aos clientes da marca. Novas concessionárias serão anunciadas em 2016, nas demais regiões do país. Com isso, a ideia da Indian Motorcycle é propiciar ao mercado brasileiro uma experiência completa de uma marca com grande herança histórica, mas com grandes novidades relacionadas a design e tecnologia para um futuro promissor.


Para Lourenço, a expectativa é que sejam comercializadas em torno de 800 motos no primeiro ano de atuação no país. “O Brasil continua sendo um dos mais relevantes mercados da indústria de motocicletas e em pouco tempo deverá tornar-se um dos maiores mercados para a Indian Motorcycle, fora dos Estados Unidos. Devido ao cenário econômico atual, estamos iniciando as operações com mais cautela e acreditamos em forte crescimento no longo prazo”.

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA
Os modelos da Indian Motorcycle chegam ao mercado já como objeto de desejo de diversos colecionadores e amantes das duas rodas. Isso se explica com a relevante história da marca, fundada em 1901, nos Estados Unidos. Em poucos anos, a companhia criou o primeiro motor americano V-Twin a 42 graus para motocicletas. Com isso, as motos produzidas pela empresa foram responsáveis por diversos recordes de velocidade e distância dos Estados Unidos, tornando-se líder de mercado, com recorde de vendas com 32.000 produtos comercializados em 1913. Além disso, a Indian Motorcycle foi a responsável por desenvolver soluções inovadoras que vieram a se tornar bastante comuns para o mercado de duas rodas, como a suspensão dianteira ajustável, a partida elétrica, a iluminação elétrica, a suspensão traseira tipo “Swinging-arm”, o acelerador rotativo no punho e a transmissão com duas velocidades.
Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a Indian Motorcycle direcionou seus esforços para atender demandas militares. O modelo Powerplus era durável, confiável e possuía um poderoso motor que atendia as necessidades das tropas. Com isso, os estoques ficaram limitados e as vendas caíram significativamente.
Em 2011 a Polaris Industries adquiriu todos os direitos sobre a Indian Motorcycle, preservando a herança e a importância histórica para o setor de duas rodas, mas focando no futuro, com produtos modernos e com tecnologia de ponta. Esse retorno torna possível que os amantes de motocicletas possam finalmente realizar o sonho de ter um modelo da marca.

CONCESSIONÁRIAS
Com toda essa herança histórica e expectativa gerada pela inédita chegada da marca no Brasil, a Indian Motorcycle promete, até o final de 2015, concessionárias em quatro importantes capitais do país: São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Florianópolis, SC e Belo Horizonte, MG. Todas elas são exclusivas para comercialização de produtos e serviços da marca e oferecem oficinas autorizadas com mão de obra especializada, além de uma loja de acessórios e vestuário, onde estarão disponíveis itens masculinos e femininos como jaquetas, camisetas e luvas, além de bonés, canecas, chaveiros e outros itens colecionáveis, possibilitando que o cliente tenha uma experiência completa com a marca: “Nessa primeira fase focamos nas regiões Sul e Sudeste por se tratar de mercados com maior presença do segmento custom. Para 2016, devemos expandir a rede de concessionárias para as demais regiões. Nosso principal objetivo é oferecer lojas exclusivas, dentro  do padrão mundial da Indian Motorcycle e proporcionar um atendimento de excelência para os clientes de motos premium”, explica Lourenço.
A marca pretende dobrar o número de concessionárias até o final de 2016.

AS MOTOS
No primeiro momento, com previsão de chegada nas lojas no mês de Novembro, estarão disponíveis a Indian Scout, a Chief Classic e a Chief Vintage. Os modelos Chieftain e Roadmaster estão previstos para o primeiro trimestre de 2016. Todos os produtos se destacam pelo alto padrão de acabamento, potência e suavidade do motor, além de dois anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem.

Confira a linha completa


INDIAN SCOUT
Com estilo autêntico e motor V-Twin 1133 cc de refrigeração líquida, a Scout garante excelente desempenho em todas as condições. A motocicleta apresenta um motor com operação suave e transmissão de seis velocidades. Disponível nas cores vermelho, prata e preto (Indian Red, Silver Smoke e Black Smoke), possui chassi em alumínio forjado com peso reduzido e assento em couro premium, garantindo agilidade e conforto na pilotagem. 
Preço Sugerido: R$49.990,00


CHIEF CLASSIC
A renovada Chief Classic une a tradição e a modernidade com um DNA clássico.  Equipada com o motor V-Twin Thunder Stroke 111 de 1811cc, o modelo possui transmissão de seis velocidades, chassi em alumínio forjado, sistema de partida sem chave e cruise control. A Chief Classic está disponível nas cores vermelho e preto. 
Preço Sugerido: R$79.990,00


CHIEF VINTAGE
Recriando o passado com uma moderna ciclística desejada pelos pilotos, a Chief Vintage está equipada com o motor V-Twin Thunder Stroke 111 de 1811 cilindradas, cruise control, chassi em alumínio forjado, partida sem chave, alforjes laterais e assentos em couro premium, além de para-brisa removível e com fixação rápida. A moto está disponível nas cores verde e branco (Willow Green & Ivory Cream) e preto (Thunder Black). 
Preço Sugerido: R$89.990,00


CHIEFTAIN
Desenvolvida para entregar a perfeita combinação entre potência e conforto, a Chieftain é equipada com o motor V-Twin Thunder Stroke 111, transmissão de seis velocidades, partida sem chave, para-brisa elétrico, cruise control, monitoramento de pressão dos pneus, sistema de áudio de 100 watts com bluetooth, alforjes rígidos a prova d’água, bagageiro traseiro com trava elétrica ativados via controle remoto e assentos em couro premium. O modelo estará disponível em duas opções de cores: vermelho e preto. A previsão de chegada da Chieftain nas concessionárias é para o primeiro trimestre de 2016.


ROADMASTER
Perfeita para longas jornadas, a Roadmaster expressa design inovador e conforto combinados com tecnologia. Com o motor V-Twin Thunder Stroke 111 de 1811 cc, o modelo possui transmissão de seis velocidades, partida sem chave, para-brisa elétrico “horizon”, cruise control, monitoramento de pressão dos pneus, sistema de áudio de 200 watts com bluetooth, alforjes rígidos a prova d’água, bagageiro traseiro com travas elétricas ativados via controle remoto e assentos em couro premium com aquecimento duas zonas.
O modelo estará disponível nas concessionárias da marca no país no primeiro trimestre de 2016.