A Chevrolet lança um aplicativo
para os seus automóveis que tem duas ótimas funções: auxilio presencial ao
motorista e o fim da solidão
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: GM
Prepare-se para uma nova era,
aquela coisa de filmes futuristas onde pessoas conversam com seus carros
chegou! Conversar mesmo, com pessoas de carne e osso do outro lado da linha, entendendo
o que você quer e te auxiliando da melhor maneira possível.
Não é uma novidade no resto do
mundo, mas a GM é a primeira em terras brasileiras a inserir o sistema OnStar em seus veículos. A
tecnologia é uma exclusividade da marca, trata-se de telemática avançada, que
oferece ao motorista serviço de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e
Conectividade, inédita no mercado automotivo nacional. Com mais de 7 milhões de
usuários no mundo, o OnStar está há
19 anos nos EUA e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços
de mobilidade e tecnologia avançada de informação.
A simplicidade é a característica
principal do novo elemento, é só pressionar um botão no retrovisor interno que
o motorista é conectado a uma central com atendimento humano, lá são oferecidos
serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS
do veículo e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou
bloqueadas), além de solicitar assistência mecânica, elétrica e médica em caso
de emergência, tudo através de uma linha celular exclusiva do veículo, que
transmite a conversa pelos auto-falantes e microfones do sistema “hands-free”
do carro.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por
meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas, notificações
quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual sua localização atual e ainda
pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade
predeterminado (ótimo em casos de empréstimo do carro para filhos adolescentes
com sonho de chegar à Fórmula 1).
O sistema está sendo instalado em
um modelo intermediário da GM e deve ser parte integrante para toda a linha. O
escolhido foi o Cruze 2016, que sofreu uma re-estilização visual e acréscimo de
alguns acessórios, o pára-choque foi redesenhado e recebeu luzes diurnas com
LEDs, rodas de alumínio de 17
polegadas , chave computadorizada, sensor de chuva e
crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, botão
Start/Stop no painel e outras melhorias.
Eu fiz um test drive com o novo
modelo nas ruas de Campinas, interior de São Paulo, a intenção era utilizar o
sistema OnStar na maior parte do
trajeto. Acompanhado de uma das responsáveis pela implantação do sistema no
Brasil, tive a oportunidade de utilizar todos os serviços disponíveis no novo
sistema, inclusive incluir e retirar atalhos nas rotas previamente determinadas
para o teste.
O sistema funciona muito bem, é
excelente não se precisar usar as mãos e os olhos a não ser para dirigir, falar
com a atendente não difere muito de conversar com o passageiro que vai ao lado,
com a vantagem de não precisar virar a cabeça nem desviar a atenção do trânsito
caótico que assombra as cidades. Talvez um elemento, claro que isso demanda
custo e projetos de engenharia, mas que seria interessante, é poder acionar e
desligar o sistema também no volante do carro, a colocação de botões no
conjunto de direção evitaria a retirada de uma das mãos para levar até o
retrovisor.
No lançamento do sistema e do
novo modelo Cruze 2016, a
Chevrolet oferece gratuitamente o serviço OnStar
por 12 meses. Após esse período, o consumidor pode optar por seguir ou não com
o serviço, que será cobrado (segundo informações da montadora, um pouco a mais
que um monitoramento via satélite que já é oferecido no mercado) e terá algumas
vantagens que serão inseridas com o tempo, por exemplo, desconto no seguro do
automóvel em função deste sistema de rastreamento já ser de série.
Mais uma vez a gravata dourada
mostra sua força, agora na parte de segurança e facilitando a mobilidade nas
grandes e pequenas cidades, o OnStar
chegou para ficar e despertar a concorrência.
Conheça
os serviços por categoria
Concierge e Navegação
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Consultas rápidas - Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o
motorista é conectado ao Centro de Atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o atendente busque
informações na internet para ele. Dessa forma é possível fazer consultas
rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do dólar do dia,
ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na noite
anterior.
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Reservas - Outra comodidade do serviço de Concierge do OnStar é que ele funciona como uma
espécie de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante
solicitado ou até mesmo agendar um horário no salão de beleza de preferência
do cliente - sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento
prévio.
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Pontos de interesse - Os atendentes também são aptos a oferecer
informações turísticas e sobre pontos de interesse (POI), incluindo a
localização de postos de combustíveis, concessionárias Chevrolet, comércios, entre
outros.
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Situações de tráfego - Informações sobre ruas bloqueadas, vias alagadas
também estão à disposição do motorista por meio do Centro de Atendimento OnStar.
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Alerta de rodízio - Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar, pelo número final da placa, que o
veículo está em um dia de restrição a sua circulação no “rodízio” no centro
expandido da cidade de São Paulo e emite uma mensagem de alerta automática ao
condutor toda vez que ele acionar a ignição do veículo neste dia. Esse alerta
está programado para ocorrer dentro de uma área superior à da restrição, para
que o motorista seja informado com a devida antecedência.
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Envio de destino – Em vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou
de digitar um endereço no navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao
Centro de Atendimento OnStar que
envie para o GPS do sistema multimídia do carro o destino solicitado.
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Emergência
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SOS – Pressionando o botão SOS no espelho retrovisor ou no
aplicativo OnStar pelo smartphone,
o usuário é conectado a uma linha específica para emergências e terá seu
atendimento priorizado.
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Road Service – Caso o motorista precise de socorro mecânico e
elétrico, reboque ou auxílio para a troca de um pneu furado, basta pedir
auxílio ao Centro de Atendimento OnStar
que transfira a chamada ao Chevrolet Road Service, que oferece apoio gratuito
conforme as condições previstas no manual do veículo.
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Resposta automática de acidente - Em acidentes com acionamento do
airbag, os sensores do veículo enviam um alerta automático com sua
localização exata para o Centro de Atendimento OnStar e o atendente tenta conectar com os ocupantes do veículo
para verificar a necessidade e o tipo de ajuda. Caso não haja resposta por
parte dos ocupantes, uma equipe de resgate será enviada. O OnStar funciona como uma conexão aos
Serviços Públicos de Emergência, que são os únicos capazes de oferecer a
melhor resposta à solicitação.
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Segurança
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Sensores de segurança para prevenir furto - Sensores localizados em partes estratégicas
do veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um
sinal ao Centro de Atendimento OnStar
que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e
dar seqüência na operação de busca.
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Assistência na recuperação veicular - Mesmo que o automóvel com OnStar tenha sido levado, é possível
observar seu deslocamento via GPS e enviar um comando remoto de redução
gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor, o que facilitará a
recuperação do bem pela polícia. Enquanto isso, o dono precisa informar as
autoridades locais do ocorrido, registrando um Boletim de Ocorrência,
conforme exige a legislação brasileira.
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Monitoramento
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Destino Seguro - A partir de solicitação do proprietário, o Centro de
Atendimento OnStar passará a
monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a ele ou a
pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino.
Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais tranqüilas
de saber que seus membros chegaram com segurança ao destino.
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Aplicativo e Website
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App OnStar - Disponível para iOS e Android, o aplicativo OnStar permite ao motorista comandar
diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias. O acesso é
feito mediante um cadastro de login e senha configurável pelo proprietário.
Os principais ícones são
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Travar portas e Destravar portas
remotamente
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Luzes e buzina (acionamento remoto com
10 disparos de buzina e acendimento dos faróis)
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Navegação (possibilita a navegação por
meio do aplicativo e o envio de endereço de destino para o GPS do Chevrolet
MyLink quando o mesmo estiver ligado)
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Alerta de movimento (informa usuário
por e-mail ou alerta no celular quando o veículo é movimentado)
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Alerta de velocidade (informa usuário
por e-mail ou alerta no celular quando a velocidade estipulada no aplicativo
é ultrapassada)
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Localiza-me (informa a localização do
veículo no mapa de navegação)
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Compartilhar Localização (informa a
coordenada do veículo para outras pessoas através de e-mail, redes sociais e
whatsapp)
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Siga Me (monitoramento remoto do
veículo por 15 minutos, com informação de localização a cada 02 minutos)
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Notificações (histórico das principais
ocorrências, com data, horário e, em determinados casos, também o local do
veículo no momento da notificação)
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Ligação via APP para o Centro de
Relacionamento Chevrolet para obter informações gerais do veículo, do
Chevrolet Road Service e/ou do OnStar
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Ligação via APP para o SOS para a
linha de emergência OnStar
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OnStar Web – Além de permitir ao motorista comandar diversas
funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias, como no app, o portal
ainda permite ao motorista consultar deslocamentos feitos pelo automóvel por
intervalos de datas e horários, simular trajetos e calcular distâncias, entre
outros.
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