A Chevrolet lança um aplicativo para os seus automóveis que tem duas ótimas funções: auxilio presencial ao motorista e o fim da solidão

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: GM

Prepare-se para uma nova era, aquela coisa de filmes futuristas onde pessoas conversam com seus carros chegou! Conversar mesmo, com pessoas de carne e osso do outro lado da linha, entendendo o que você quer e te auxiliando da melhor maneira possível.


Não é uma novidade no resto do mundo, mas a GM é a primeira em terras brasileiras a inserir o sistema OnStar em seus veículos. A tecnologia é uma exclusividade da marca, trata-se de telemática avançada, que oferece ao motorista serviço de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade, inédita no mercado automotivo nacional. Com mais de 7 milhões de usuários no mundo, o OnStar está há 19 anos nos EUA e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação.


A simplicidade é a característica principal do novo elemento, é só pressionar um botão no retrovisor interno que o motorista é conectado a uma central com atendimento humano, lá são oferecidos serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas), além de solicitar assistência mecânica, elétrica e médica em caso de emergência, tudo através de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos auto-falantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.


O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas, notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado (ótimo em casos de empréstimo do carro para filhos adolescentes com sonho de chegar à Fórmula 1).


O sistema está sendo instalado em um modelo intermediário da GM e deve ser parte integrante para toda a linha. O escolhido foi o Cruze 2016, que sofreu uma re-estilização visual e acréscimo de alguns acessórios, o pára-choque foi redesenhado e recebeu luzes diurnas com LEDs, rodas de alumínio de 17 polegadas, chave computadorizada, sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, botão Start/Stop no painel e outras melhorias.


Eu fiz um test drive com o novo modelo nas ruas de Campinas, interior de São Paulo, a intenção era utilizar o sistema OnStar na maior parte do trajeto. Acompanhado de uma das responsáveis pela implantação do sistema no Brasil, tive a oportunidade de utilizar todos os serviços disponíveis no novo sistema, inclusive incluir e retirar atalhos nas rotas previamente determinadas para o teste.


O sistema funciona muito bem, é excelente não se precisar usar as mãos e os olhos a não ser para dirigir, falar com a atendente não difere muito de conversar com o passageiro que vai ao lado, com a vantagem de não precisar virar a cabeça nem desviar a atenção do trânsito caótico que assombra as cidades. Talvez um elemento, claro que isso demanda custo e projetos de engenharia, mas que seria interessante, é poder acionar e desligar o sistema também no volante do carro, a colocação de botões no conjunto de direção evitaria a retirada de uma das mãos para levar até o retrovisor.


No lançamento do sistema e do novo modelo Cruze 2016, a Chevrolet oferece gratuitamente o serviço OnStar por 12 meses. Após esse período, o consumidor pode optar por seguir ou não com o serviço, que será cobrado (segundo informações da montadora, um pouco a mais que um monitoramento via satélite que já é oferecido no mercado) e terá algumas vantagens que serão inseridas com o tempo, por exemplo, desconto no seguro do automóvel em função deste sistema de rastreamento já ser de série.


Mais uma vez a gravata dourada mostra sua força, agora na parte de segurança e facilitando a mobilidade nas grandes e pequenas cidades, o OnStar chegou para ficar e despertar a concorrência.


Conheça os serviços por categoria


Concierge e Navegação


Consultas rápidas - Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista é conectado ao Centro de Atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o atendente busque informações na internet para ele. Dessa forma é possível fazer consultas rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do dólar do dia, ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na noite anterior.


Reservas - Outra comodidade do serviço de Concierge do OnStar é que ele funciona como uma espécie de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante solicitado ou até mesmo agendar um horário no salão de beleza de preferência do cliente - sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento prévio.


Pontos de interesse - Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas e sobre pontos de interesse (POI), incluindo a localização de postos de combustíveis, concessionárias Chevrolet, comércios, entre outros. 


Situações de tráfego - Informações sobre ruas bloqueadas, vias alagadas também estão à disposição do motorista por meio do Centro de Atendimento OnStar.


Alerta de rodízio - Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar, pelo número final da placa, que o veículo está em um dia de restrição a sua circulação no “rodízio” no centro expandido da cidade de São Paulo e emite uma mensagem de alerta automática ao condutor toda vez que ele acionar a ignição do veículo neste dia. Esse alerta está programado para ocorrer dentro de uma área superior à da restrição, para que o motorista seja informado com a devida antecedência.


Envio de destinoEm vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de digitar um endereço no navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao Centro de Atendimento OnStar que envie para o GPS do sistema multimídia do carro o destino solicitado.



Emergência


SOSPressionando o botão SOS no espelho retrovisor ou no aplicativo OnStar pelo smartphone, o usuário é conectado a uma linha específica para emergências e terá seu atendimento priorizado.


Road ServiceCaso o motorista precise de socorro mecânico e elétrico, reboque ou auxílio para a troca de um pneu furado, basta pedir auxílio ao Centro de Atendimento OnStar que transfira a chamada ao Chevrolet Road Service, que oferece apoio gratuito conforme as condições previstas no manual do veículo.


Resposta automática de acidente - Em acidentes com acionamento do airbag, os sensores do veículo enviam um alerta automático com sua localização exata para o Centro de Atendimento OnStar e o atendente tenta conectar com os ocupantes do veículo para verificar a necessidade e o tipo de ajuda. Caso não haja resposta por parte dos ocupantes, uma equipe de resgate será enviada. O OnStar funciona como uma conexão aos Serviços Públicos de Emergência, que são os únicos capazes de oferecer a melhor resposta à solicitação.



Segurança


Sensores de segurança para prevenir furto - Sensores localizados em partes estratégicas do veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal ao Centro de Atendimento OnStar que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar seqüência na operação de busca. 


Assistência na recuperação veicular - Mesmo que o automóvel com OnStar tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via GPS e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor, o que facilitará a recuperação do bem pela polícia. Enquanto isso, o dono precisa informar as autoridades locais do ocorrido, registrando um Boletim de Ocorrência, conforme exige a legislação brasileira.


Monitoramento em rotaCaso o motorista queira ser monitorado durante viagens e passeios pela cidade ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o acompanhamento via satélite ao longo do trajeto. Após coletar algumas informações, uma cerca eletrônica de monitoramento será criada e se for detectado desvio ou alguma parada inesperada, o Centro de Atendimento OnStar entrará em contato com os ocupantes do veículo para averiguar a situação e, caso necessário, dar direções ou auxílio.


Destino Seguro - A partir de solicitação do proprietário, o Centro de Atendimento OnStar passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino. Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais tranqüilas de saber que seus membros chegaram com segurança ao destino.



Aplicativo e Website


App OnStar - Disponível para iOS e Android, o aplicativo OnStar permite ao motorista comandar diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias. O acesso é feito mediante um cadastro de login e senha configurável pelo proprietário. Os principais ícones são

Travar portas e Destravar portas remotamente


Luzes e buzina (acionamento remoto com 10 disparos de buzina e acendimento dos faróis)


Navegação (possibilita a navegação por meio do aplicativo e o envio de endereço de destino para o GPS do Chevrolet MyLink quando o mesmo estiver ligado)


Alerta de movimento (informa usuário por e-mail ou alerta no celular quando o veículo é movimentado)


Alerta de velocidade (informa usuário por e-mail ou alerta no celular quando a velocidade estipulada no aplicativo é ultrapassada)


Localiza-me (informa a localização do veículo no mapa de navegação)


Compartilhar Localização (informa a coordenada do veículo para outras pessoas através de e-mail, redes sociais e whatsapp)


Siga Me (monitoramento remoto do veículo por 15 minutos, com informação de localização a cada 02 minutos)


Notificações (histórico das principais ocorrências, com data, horário e, em determinados casos, também o local do veículo no momento da notificação)


Ligação via APP para o Centro de Relacionamento Chevrolet para obter informações gerais do veículo, do Chevrolet Road Service e/ou do OnStar


Ligação via APP para o SOS para a linha de emergência OnStar


OnStar WebAlém de permitir ao motorista comandar diversas funções do veículo e monitorá-lo a longas distâncias, como no app, o portal ainda permite ao motorista consultar deslocamentos feitos pelo automóvel por intervalos de datas e horários, simular trajetos e calcular distâncias, entre outros.