LĂ­der em vendas do segmento ganha novo design e chega ao mercado neste mĂªs

Texto e fotos: Honda

Visual renovado, com inovações que deixaram o seu conjunto ainda mais atual, jovem e esportivo. Assim pode ser definida a nova Honda PCX 2016, modelo da categoria Scooter, ideal para o pĂºblico que prioriza praticidade, facilidade de pilotagem e agilidade nos grandes centros urbanos. SinĂ´nimo de mobilidade, liberdade e alta tecnologia, a Honda PCX Ă© a scooter mais vendida do paĂ­s desde o seu lançamento em maio de 2013.


A PCX 2016 evoluiu ainda mais. Seu design avançado e caracterĂ­sticas  exclusivas atendem Ă s expectativas do pĂºblico mais exigente. Representa uma excelente opĂ§Ă£o para quem busca um modelo diferenciado, econĂ´mico, com Ă³timo custo/benefĂ­cio e baixo custo de manutenĂ§Ă£o, atributos que a tornam a scooter de maior sucesso nĂ£o sĂ³ no Brasil, como tambĂ©m nos principais mercados onde Ă© comercializada. Produzida em Manaus (AM), estarĂ¡ disponĂ­vel na rede de concessionĂ¡rias Honda no final deste mĂªs (outubro).

Novo Design
Da dianteira Ă  traseira, tudo mudou no visual da nova Honda PCX versĂ£o 2016. Alguns dos principais destaques sĂ£o os novos conjuntos de carenagens, de linhas retas e harmĂ´nicas, que garantem um estilo moderno e jovial.
O novo conjunto Ă³ptico tem Ă¡rea maior e agora conta com lĂ¢mpadas em LED para o farol, lanterna e indicadores de direĂ§Ă£o. Uma inovaĂ§Ă£o que, alĂ©m de inĂ©dita no segmento, auxilia na segurança e melhora a visibilidade em situações de baixa luminosidade. As lanternas de freio e iluminaĂ§Ă£o da placa traseira tambĂ©m contam com lĂ¢mpadas LED.


O painel de instrumentos redesenhado adota o relĂ³gio digital dispõe de informações analĂ³gicas e digitais de leitura simples e fĂ¡cil, com parĂ¢metros completos do funcionamento da motocicleta. Inclui velocĂ­metro, hodĂ´metro total, medidor de combustĂ­vel, alĂ©m de luzes-espia da injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica e sistema de parada automĂ¡tica. Outro destaque fica para o ponteiro do velocĂ­metro (tipo flutuante) que acompanha a borda do marcador.
Com novo formato e textura, o assento estĂ¡ ainda mais confortĂ¡vel e com mais liberdade de movimento. Com altura de 761 mm em relaĂ§Ă£o ao solo, facilita o apoio dos pĂ©s no chĂ£o, alĂ©m de uma conduĂ§Ă£o mais agradĂ¡vel e de maior conforto ao piloto.

EficiĂªncia e inovaĂ§Ă£o
As inovações da PCX 2016 refletem a evoluĂ§Ă£o do modelo em relaĂ§Ă£o Ă  praticidade e conforto. O porta-objetos ganhou mais espaço e a novidade Ă© a tomada de 12 volts, muito Ăºtil para adaptar carregadores de celular ou utilizar um GPS, por exemplo. Outro item importante Ă© a inclusĂ£o do pisca-alerta para indicar uma parada emergencial proporcionando maior segurança.
O compartimento sob o banco Ă© um atrativo Ă  parte e caracterĂ­stico do modelo. Aberto por meio de um botĂ£o, permite acomodar objetos pessoais como capacete fechado, pequenas bolsas, pastas, sacolas de compras, livros ou documentos.


Outro item de comodidade da nova PCX 2016 Ă© a trava que possibilita manter o assento em posiĂ§Ă£o aberta, para facilitar o acesso ao porta-objetos.  Na traseira, as alças do garupa tĂªm novo formato, alĂ©m de vir preparada para instalar suporte de bauleto.
Sempre com caracterĂ­sticas inovadoras, a PCX 2016 mantĂ©m o exclusivo sistema “Idling Stop”, que permite o desligamento automĂ¡tico do motor, por exemplo, em paradas de semĂ¡foro, e com funcionamento automĂ¡tico apĂ³s o acelerador ser acionado. A tecnologia, ainda inĂ©dita no segmento, permite uma reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel e tambĂ©m na emissĂ£o de poluentes. No modelo 2016, este sistema tambĂ©m monitora o nĂ­vel de carga da bateria, desligando-se automaticamente em caso de uso excessivo da tomada 12V.
A PCX dispõe de sistema de freios CBS (Combined Brake System), tecnologia que distribui parte da força aplicada ao freio traseiro para o dianteiro, garantindo mais segurança e eficĂ¡cia, principalmente em situações de emergĂªncia.
Na frente, o disco possui diĂ¢metro de 220 mm e cĂ¡liper de duplo pistĂ£o. Na traseira, apresenta freio a tambor de 130 mm.
Um novo motor foi desenvolvido para o modelo 2016. A capacidade volumĂ©trica agora Ă© ligeiramente menor: 149,3 cm³, contra 152,9 cm³ da versĂ£o anterior. A iniciativa visou uma adequaĂ§Ă£o aos padrões tĂ©cnicos de emissĂ£o de poluentes exigidos pela segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da PoluiĂ§Ă£o do Ar por Motociclos e VeĂ­culos Similares), prevista para vigorar a partir de janeiro de 2016. O resultado final, apĂ³s ajustes no mĂ³dulo de injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica (ECU), apontou sensĂ­vel melhora na economia de combustĂ­vel, sem interferĂªncia ao desempenho e pilotagem.
No modelo 2016, a PCX apresenta um conjunto mecĂ¢nico ainda mais eficiente. O propulsor Ă© monocilĂ­ndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a lĂ­quido.  A potĂªncia mĂ¡xima de 13,1 cv a 8.500 rpm e torque mĂ¡ximo de 1,36 kgf.m a 5.000 rpm garantem boa agilidade e arrancadas vigorosas em qualquer situaĂ§Ă£o.
A relaĂ§Ă£o de transmissĂ£o automĂ¡tica continuamente variĂ¡vel CVT (V-Matic) propicia conforto adicional por nĂ£o exigir trocas de marchas. AlĂ©m de contribuir para melhorar o consumo de combustĂ­vel, assegura uma pilotagem mais prazerosa e suave. O modelo conta com partida elĂ©trica para maior comodidade.

CiclĂ­stica aprimorada
Outra novidade incorporada Ă  PCX sĂ£o os novos amortecedores traseiros. Redimensionados, oferecem maior resistĂªncia a impactos com mais conforto e suavidade ao piloto e garupa. O chassi do tipo berço em tubos de aço, com distĂ¢ncia entre eixos de 1.315 mm, mantĂ©m estrutura rĂ­gida e eficiente para uma pilotagem tranquila e agradĂ¡vel. A capacidade do tanque de combustĂ­vel aumentou para 8 litros, um pouco mais de dois litros quando comparada com o do modelo anterior (5,9 litros), garantindo maior autonomia Ă  PCX 2016.
O conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescĂ³pio com 100 mm de curso, agora mais reforçado, que garante uma pilotagem segura e ciclĂ­stica equilibrada. Na traseira, conta com sistema de duplo amortecimento e curso de 85 mm. As rodas de 14” tĂªm pneus 90/90-14M/C 46P (frente) e 100/90-14M/C 57P (traseira), de Ă³tima capacidade de manobra em situações adversas.


Outro importante destaque Ă© o novo perĂ­odo de garantia, inĂ©dito na categoria agora com trĂªs anos, sem limite de quilometragem e com fornecimento gratuito de Ă³leo em sete revisões.
A PCX 2016 serĂ¡ oferecida em duas versões: Standard, nas cores Preto e Cinza MetĂ¡lico e DLX, na cor Branco Fosco com rodas douradas. Os preços pĂºblicos sugeridos sĂ£o R$ 10.299 (Standard) e R$ 10.699 (DLX), com base no Estado de SĂ£o Paulo, e sem as despesas de frete e seguro.