O novo modelo da Volkswagen Ă© um
carro muito rĂ¡pido, econĂ´mico e impressiona logo na primeira volta no
quarteirĂ£o
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen
Sabe aquele ditado “bom cabrito nĂ£o berra”? Pois Ă©, neste
caso, o silĂªncio do motor Ă© o prenuncio que algo surpreendente estĂ¡ para
acontecer. A coisa funciona mais ou menos assim, depois de dar a partida, a
cavalaria parece brotar e uma avalanche de potĂªncia Ă© despejada nas rodas
dianteiras, vocĂª se sente um piloto dirigindo um dos automĂ³veis mais “nervosos” da montadora alemĂ£.
NĂ£o Ă© para menos, o novo motor 1.0
TSi Total Flex é o mais avançado da Volkswagen no Brasil, é o
primeiro com injeĂ§Ă£o direta, turbocompressor e tecnologia flexĂvel. Com trĂªs
cilindros e 999 cm³ de cilindrada, ele usa gasolina, etanol ou os dois
combustĂveis em
qualquer proporĂ§Ă£o. A potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 101 cv com
gasolina e de 105 cv com etanol, ambos a 5.000 rpm. O torque mĂ¡ximo Ă© de 16,8
kgfm com ambos, disponĂveis jĂ¡ a partir de 1.500 rpm.
Isso tudo junto com a estrutura e
o peso de um carro muito leve (951
kg ) que leva 9,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h , atinge 184 km/h de velocidade
mĂ¡xima e, segundo o INMETRO, Ă© o mais econĂ´mico entre
todos os equipados com motor flexĂvel avaliados no Programa Brasileiro de
Etiquetagem Veicular, com a classificaĂ§Ă£o “A”.
Eu
testei essa belezinha por 5 dias, circulando por ruas e avenidas da cidade de
SĂ£o Paulo e em uma viagem curta, utilizando a rodovia Ayrton Senna. NĂ£o
foi fĂ¡cil domar toda essa cavalaria, levou algum tempo para me acostumar ao
desempenho sem igual e comprovar que a economia de combustĂvel Ă© algo muito
sério. Com o carro abastecido com etanol, na cidade ele chega a fazer, segundo
dados do computador de bordo, algo em torno de 11 km/l e na estrada
impressionantes 14 km/l, nĂºmeros atĂ© melhores que os apresentados pela
montadora.
Sabe por quĂª? EntĂ£o, as trocas de
marcha sĂ£o praticamente desnecessĂ¡rias, a potĂªncia e o torque que o carro
possui sĂ£o suficientes para que ele rode em qualquer velocidade, em baixa
rotaĂ§Ă£o, usando apenas quarta e quinta marchas. Isso tem como conseqĂ¼Ăªncia um
rodar macio, silencioso, sem fazer força e economizando combustĂvel, sem
estressar o motorista.
Tudo nele ajuda, o seu tamanho
compacto faz com que ele caiba em qualquer vaga, mas qualquer mesmo, até
aquelas de quina que encontramos em Shopping Center, onde deveriam ser
reservadas para motocicletas. As manobras sĂ£o fĂ¡ceis e Ă¡geis, a direĂ§Ă£o
elĂ©trica nĂ£o tem quase peso e o desenho do carro, com amplas janelas, proporcionam
uma visĂ£o quase completa do entorno.
Na verdade, essas caracterĂsticas
ele herdou de seu irmĂ£o mais calmo, o UP! Ă© um carro urbano que se adapta
a todas as condições. No transito, ele Ă© quase imperceptĂvel, as trocas de
faixa e a divisĂ£o de rua com outros veĂculos sĂ£o tranqĂ¼ilas e sempre precisas,
nĂ£o precisa ficar dividindo rotatĂ³ria nem esperando um carro maior sair da
frente quando as faixas nas avenidas se tornam mais estreitas. Acontece que, com
a adoĂ§Ă£o do novo motor TSi Total Flex o UP!
cresceu 40 mm ,
passando a 3,64 metros
de comprimento, mas ainda assim Ă© um carro pequeno.
Saindo da cidade, resolvi testar
o menino na estrada, e aĂ meu amigo, foi quando a surpresa ficou ainda maior.
Com velocidades mais altas, as trocas de marcha praticamente nĂ£o sĂ£o
necessĂ¡rias, a economia de combustĂvel aumenta e o desempenho assusta! Mesmo em
trecho de subida, a tocada Ă© plena, nĂ£o tem variaĂ§Ă£o, as ultrapassagens sĂ£o
sempre rĂ¡pidas e seguras, agora, as retomadas de velocidade sĂ£o
impressionantes.
A facilidade com que o carro sobe
de giro, deixa atĂ© veĂculos com cilindradas maiores comendo poeira. NĂ£o Ă© nada
difĂcil em uma rodovia de limite de velocidade em 120 km/h ele chegar
rapidamente Ă marca, o duro Ă© manter sem querer aumentar, carros mais velozes sĂ£o
deixados facilmente para trĂ¡s, apenas e tĂ£o somente controlando-se a velocidade
no acelerador.
Andar ele anda, mas parar, também
pĂ¡ra? PĂ¡ra! A parafernĂ¡lia eletrĂ´nica ajuda demais na conduĂ§Ă£o e na segurança. Ele
tem controle de traĂ§Ă£o M-ABS, sistema MSR (Controle do Efeito Freio Motor)
e o GMA
(Controle
do Momento de Giro) alĂ©m de freio a disco nas rodas dianteiras com 256 mm de diĂ¢metro e na
traseira a tambor, com 200 mm
de diĂ¢metro, comandados pelo servofreio de 9 polegadas . A
geometria da suspensĂ£o tambĂ©m Ă© nova.
O carro que foi lançado em julho
e jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias (eu testei o MOVE UP! TSi, considerado de
entrada) tem o preço sugerido de R$ 43.490, um pouco mais salgado que do irmĂ£o
sem turbo, injeĂ§Ă£o direta e sem as surpresas que fazem parte do pacote para
quem dirige essa versĂ£o.
Ficha TĂ©cnica
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