O novo modelo da Volkswagen Ă© um carro muito rĂ¡pido, econĂ´mico e impressiona logo na primeira volta no quarteirĂ£o

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

Sabe aquele ditado “bom cabrito nĂ£o berra”? Pois Ă©, neste caso, o silĂªncio do motor Ă© o prenuncio que algo surpreendente estĂ¡ para acontecer. A coisa funciona mais ou menos assim, depois de dar a partida, a cavalaria parece brotar e uma avalanche de potĂªncia Ă© despejada nas rodas dianteiras, vocĂª se sente um piloto dirigindo um dos automĂ³veis mais “nervosos” da montadora alemĂ£.


NĂ£o Ă© para menos, o novo motor 1.0 TSi Total Flex Ă© o mais avançado da Volkswagen no Brasil, Ă© o primeiro com injeĂ§Ă£o direta, turbocompressor e tecnologia flexĂ­vel. Com trĂªs cilindros e 999 cm³ de cilindrada, ele usa gasolina, etanol ou os dois combustĂ­veis em qualquer proporĂ§Ă£o. A potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 101 cv com gasolina e de 105 cv com etanol, ambos a 5.000 rpm. O torque mĂ¡ximo Ă© de 16,8 kgfm com ambos, disponĂ­veis jĂ¡ a partir de 1.500 rpm.


Isso tudo junto com a estrutura e o peso de um carro muito leve (951 kg) que leva 9,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h, atinge 184 km/h de velocidade mĂ¡xima e, segundo o INMETRO, Ă© o mais econĂ´mico entre todos os equipados com motor flexĂ­vel avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, com a classificaĂ§Ă£o “A”.


Eu testei essa belezinha por 5 dias, circulando por ruas e avenidas da cidade de SĂ£o Paulo e em uma viagem curta, utilizando a rodovia Ayrton Senna. NĂ£o foi fĂ¡cil domar toda essa cavalaria, levou algum tempo para me acostumar ao desempenho sem igual e comprovar que a economia de combustĂ­vel Ă© algo muito sĂ©rio. Com o carro abastecido com etanol, na cidade ele chega a fazer, segundo dados do computador de bordo, algo em torno de 11 km/l e na estrada impressionantes 14 km/l, nĂºmeros atĂ© melhores que os apresentados pela montadora.


Sabe por quĂª? EntĂ£o, as trocas de marcha sĂ£o praticamente desnecessĂ¡rias, a potĂªncia e o torque que o carro possui sĂ£o suficientes para que ele rode em qualquer velocidade, em baixa rotaĂ§Ă£o, usando apenas quarta e quinta marchas. Isso tem como conseqĂ¼Ăªncia um rodar macio, silencioso, sem fazer força e economizando combustĂ­vel, sem estressar o motorista.


Tudo nele ajuda, o seu tamanho compacto faz com que ele caiba em qualquer vaga, mas qualquer mesmo, atĂ© aquelas de quina que encontramos em Shopping Center, onde deveriam ser reservadas para motocicletas. As manobras sĂ£o fĂ¡ceis e Ă¡geis, a direĂ§Ă£o elĂ©trica nĂ£o tem quase peso e o desenho do carro, com amplas janelas, proporcionam uma visĂ£o quase completa do entorno.


Na verdade, essas caracterĂ­sticas ele herdou de seu irmĂ£o mais calmo, o UP! Ă© um carro urbano que se adapta a todas as condições. No transito, ele Ă© quase imperceptĂ­vel, as trocas de faixa e a divisĂ£o de rua com outros veĂ­culos sĂ£o tranqĂ¼ilas e sempre precisas, nĂ£o precisa ficar dividindo rotatĂ³ria nem esperando um carro maior sair da frente quando as faixas nas avenidas se tornam mais estreitas. Acontece que, com a adoĂ§Ă£o do novo motor TSi Total Flex o UP! cresceu 40 mm, passando a 3,64 metros de comprimento, mas ainda assim Ă© um carro pequeno.


Saindo da cidade, resolvi testar o menino na estrada, e aĂ­ meu amigo, foi quando a surpresa ficou ainda maior. Com velocidades mais altas, as trocas de marcha praticamente nĂ£o sĂ£o necessĂ¡rias, a economia de combustĂ­vel aumenta e o desempenho assusta! Mesmo em trecho de subida, a tocada Ă© plena, nĂ£o tem variaĂ§Ă£o, as ultrapassagens sĂ£o sempre rĂ¡pidas e seguras, agora, as retomadas de velocidade sĂ£o impressionantes.


A facilidade com que o carro sobe de giro, deixa atĂ© veĂ­culos com cilindradas maiores comendo poeira. NĂ£o Ă© nada difĂ­cil em uma rodovia de limite de velocidade em 120 km/h ele chegar rapidamente Ă  marca, o duro Ă© manter sem querer aumentar, carros mais velozes sĂ£o deixados facilmente para trĂ¡s, apenas e tĂ£o somente controlando-se a velocidade no acelerador.


Andar ele anda, mas parar, tambĂ©m pĂ¡ra? PĂ¡ra! A parafernĂ¡lia eletrĂ´nica ajuda demais na conduĂ§Ă£o e na segurança. Ele tem controle de traĂ§Ă£o M-ABS, sistema MSR (Controle do Efeito Freio Motor) e o GMA (Controle do Momento de Giro) alĂ©m de freio a disco nas rodas dianteiras com 256 mm de diĂ¢metro e na traseira a tambor, com 200 mm de diĂ¢metro, comandados pelo servofreio de 9 polegadas. A geometria da suspensĂ£o tambĂ©m Ă© nova.


O carro que foi lançado em julho e jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias (eu testei o MOVE UP! TSi, considerado de entrada) tem o preço sugerido de R$ 43.490, um pouco mais salgado que do irmĂ£o sem turbo, injeĂ§Ă£o direta e sem as surpresas que fazem parte do pacote para quem dirige essa versĂ£o.


Ficha TĂ©cnica