• Equipamentos podem ser instalados em veĂ­culos leves, pesados e maquinĂ¡rios;
  • AlĂ©m de proteger, soluções contribuem na reduĂ§Ă£o de custos para empresas de diferentes segmentos.

Texto e fotos: PĂ³sitron

Quando se fala em rastreamento e monitoraĂ§Ă£o, muitas vezes tem-se uma visĂ£o apenas parcial das soluções oferecidas. Entretanto, essas tecnologias vĂ£o muito alĂ©m da simples localizaĂ§Ă£o do veĂ­culo, e podem ser aplicadas em diversos mercados.


Para exemplificar, Obson Cardoso, diretor da Unidade de Rastreamento da PĂ³sitron, lista os diferentes nichos que os dispositivos podem ser utilizados:
  • VeĂ­culos de passeio: neste caso o foco Ă© a proteĂ§Ă£o e recuperaĂ§Ă£o do casco, tanto de veĂ­culos de indivĂ­duos e famĂ­lias, quanto de pequenas empresas. Utilizam-se, geralmente, equipamentos de localizaĂ§Ă£o, que mostram em tempo real onde o automĂ³vel estĂ¡, e rastreamento e monitoramento online, com histĂ³rico de posições e visualizaĂ§Ă£o por meio de mapas.
  • VeĂ­culos pesados: os pesados recebem as mesmas tecnologias dos leves, alĂ©m do uso de dados do veĂ­culo como fonte de informaĂ§Ă£o, processo chamado de telemetria - que significa “medir Ă  distĂ¢ncia”. “Com essa soluĂ§Ă£o, Ă© possĂ­vel fazer o monitoramento da frota, por meio de uma comunicaĂ§Ă£o sem fio e diferentes sensores, possibilitando a reduĂ§Ă£o de custos da operaĂ§Ă£o e gerando mais produtividade para a empresa”, explica o executivo.

Além disso, caminhões também usam tecnologias especiais para segurança da carga.
  • Soluções para a carga: devido ao aumento no nĂºmero de roubo de cargas, esse Ă© um dos nichos que mais vem crescendo no mercado brasileiro de rastreamento e monitoraĂ§Ă£o. Para proteger a carga, o veĂ­culo pode ser equipado para a abertura de porta, violaĂ§Ă£o de painel, de engate, de porta e trava de baĂº, trava de 5ª roda, entre outros.

Com o rastreador tambĂ©m Ă© possĂ­vel explorar a inteligĂªncia embarcada, que Ă© a capacidade de processamento e lĂ³gica do mĂ³dulo. O aparelho identifica os sinais pelos sensores e fundamenta suas decisões de forma autĂ´noma, obedecendo a uma lista de regras de segurança programadas anteriormente.
Abaixo estĂ£o algumas funcionalidades da inteligĂªncia embarcada, que aumenta a segurança do condutor, da carga e do veĂ­culo:
  • Pontos de controle: Ă¡reas geogrĂ¡ficas circulares com perĂ­metro delimitado. Quando os limites previstos sĂ£o ultrapassados pelo veĂ­culo, o cliente Ă© notificado por e-mail, ou pode ocorrer o bloqueio do motor.
  • Cercas eletrĂ´nicas: mesma funĂ§Ă£o dos pontos de controle, porĂ©m com cercas poligonais, que, para prevenir riscos, determinam os espaços que podem ou nĂ£o ser acessados.
  • Sequenciamento automĂ¡tico de rotas: de forma simplificada e automĂ¡tica, roteiriza as entregas e coletas de cada viagem, programando a data, horĂ¡rio e local de cada uma delas. “Com isso, Ă© possĂ­vel ter maior precisĂ£o nos tempos de chegada do veĂ­culo ao destino e gerir paradas em pontos nĂ£o planejados”.
  • Macros e Regras de Segurança: regras personalizadas, programadas previamente, que permitem que o rastreador notifique as seguintes infrações: velocidade limite excedida no seco ou na chuva, abertura de portas em local ou horĂ¡rio proibidos, uso do freio de serviço e motor, aceleraĂ§Ă£o e freadas bruscas, bloqueio de motor e travas, acionamento de alarme, etc.

Outro tipo de equipamento que vem ganhando cada vez mais espaço sĂ£o os rastreadores mĂ³veis ou portĂ¡teis, conhecidos como iscas de carga. Tratam-se de aparelhos que podem ser acondicionados dentro de caixas, bagagens e embalagens em geral, sem necessidade de instalaĂ§Ă£o. AlĂ©m da comunicaĂ§Ă£o GSM, as iscas tambĂ©m utilizam a tecnologia radiofrequĂªncia como redundĂ¢ncia.
Controle de Frotas: para atuar neste nicho, Ă© necessĂ¡rio disponibilizar ao cliente uma ferramenta que permite gerenciar de forma integrada e concomitante todos os seus veĂ­culos. Essa aĂ§Ă£o otimiza sua utilizaĂ§Ă£o e reduz custos com a operaĂ§Ă£o. As soluções para este mercado envolvem, por exemplo, o envio de alertas de manutenções e pagamentos: impostos, multas, abastecimentos, entre outros.
Obson explica que neste cenĂ¡rio, tambĂ©m Ă© possĂ­vel controlar as informações dos motoristas, como: agendamentos, exames periĂ³dicos, controle de multas e gastos, cursos adicionais, e controle de dados da CNH (como pontos na carteira e prazo para renovaĂ§Ă£o).
“Muitas vezes, algumas operações nĂ£o podem ficar sem o rastreamento, mesmo em Ă¡reas sem cobertura GSM. Nesses casos, se utiliza a comunicaĂ§Ă£o satelital, em que o veĂ­culo recebe e envia informações diretamente para satĂ©lites na Ă³rbita”.
Controle da Jornada de Trabalho: sancionada este ano, a lei conhecida como “Lei dos Caminhoneiros” ou “Lei dos Motoristas” estabelece perĂ­odos mĂ­nimos de intervalo e folga para condutores, com penalizações para empresas que nĂ£o cumpram essas determinações. Com isso, grandes frotistas utilizam um software que controla o tempo de direĂ§Ă£o e paradas, assegurando o cumprimento de direitos e deveres tanto do empregador como dos motoristas.
Revendedoras e Distribuidoras de GĂ¡s: alĂ©m do rastreador, esse mercado conta com sistemas de gestĂ£o de entregas. Por meio do mapeamento das Ă¡reas geogrĂ¡ficas e integraĂ§Ă£o com sistemas do cliente, Ă© possĂ­vel determinar o entregador mais prĂ³ximo e realizar o abastecimento do estoque do veĂ­culo de forma mais eficiente. O equipamento define automaticamente as rotas, o que minimiza o tempo de entrega e aumenta a produtividade. AlĂ©m disso, o dispositivo pode enviar SMS ao profissional com dados do pedido e do cliente, gerando muito mais confiabilidade.
Usinas e AgronegĂ³cio: Com uma integraĂ§Ă£o, o sistema permite importar os mapas prĂ³prios que as usinas tĂªm de suas fazendas, possibilitando rastrear e monitorar as mĂ¡quinas agrĂ­colas.
“AlĂ©m disso, Ă© possĂ­vel automatizar e contabilizar o tempo de permanĂªncia dos veĂ­culos em cada estĂ¡gio do ciclo de plantio ou colheita, identificando gargalos nos processos e aumentando a produtividade da operaĂ§Ă£o”, conclui.