• Primeiro crossover produzido em toda a histĂ³ria da marca, o F-PACE Ă© inspirado no conceito C-X17 e traz elementos do superesportivo F-TYPE;
  • Opções de motor diesel e gasolina estarĂ£o disponĂ­veis no mercado brasileiro;
  • Amplo espaço interno e capacidade do porta-malas de 650 litros;
  • Novo sistema de entretenimento InControl Pro, mais rĂ¡pido e intuitivo;
  • 80% de sua estrutura em alumĂ­nio para total agilidade, refinamento e eficiĂªncia, sem abrir mĂ£o da rigidez necessĂ¡ria;
  • Sistema de suspensĂ£o Double-Wishbone e Integral Link para excepcionais conforto e desempenho;
  • Tecnologias provenientes do F-TYPE incluem Sistema de VetorizaĂ§Ă£o de Torque, Adaptive Dynamics e Configurable Dynamics;
  • O modelo deverĂ¡ chegar ao mercado brasileiro em meados de 2016 com preço em torno de R$ 300 mil.

Texto e fotos: Jaguar Land Rover

A Jaguar apresenta hoje em seu estande no SalĂ£o de Frankfurt seu mais novo veĂ­culo. O F-PACE Ă© um crossover totalmente focado em desempenho e criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento, caracterĂ­sticas renomadas dos carros Jaguar. Juntos, todos esses atributos trazem ao modelo uma dinĂ¢mica incomparĂ¡vel e ampla versatilidade, ideal para o uso no dia a dia.


Com influĂªncias do F-TYPE, o veĂ­culo Ă© o primeiro crossover da histĂ³ria da Jaguar e foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumĂ­nio. Seu design arrojado combina linhas puras, proporĂ§Ă£o, uma traseira marcante, saĂ­das de ar e farĂ³is caracterĂ­sticos.
A parte dianteira do modelo conta com trĂªs entradas de ar bastante largas com trazem grades em preto que reforçam sua aparĂªncia esportiva. A assinatura dos farĂ³is em LED e os vincos do capĂ´ reforçam o aspecto moderno e agressivo do modelo.
O novo F-PACE acolhe cinco ocupantes em absoluto conforto. O seu interior Ă© uma mistura perfeita de materiais Premium e acabamentos impecĂ¡veis. Tecnologias de ponta que incluem o novo sistema de entretenimento InControl Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiĂªncia Ăºnica a todos os ocupantes.
"Ao permanecer absolutamente fiel aos nossos princĂ­pios de design, o novo F-PACE Ă© imediatamente reconhecĂ­vel como um Jaguar. Ele oferece todo o espaço interior esperado – e muito mais – mas, por causa de nossa abordagem para superfĂ­cies, proporções e pureza de linhas, nĂ³s projetamos o que eu considero ser o veĂ­culo mais atraente e mais equilibrado de sua classe", reforça Ian Callum, diretor de Design da Jaguar.
A estrutura de alumĂ­nio foi o ponto de partida para as equipes de Design e Engenharia da Jaguar Land Rover criar um chassi que permite o posicionamento correto do veĂ­culo sobre as rodas para entregar proporĂ§Ă£o, dinĂ¢mica e praticidade essenciais para um crossover de desempenho.


Seus 2.874 milĂ­metros de distĂ¢ncia entre-eixos nĂ£o se comparam a nenhum outro veĂ­culo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milĂ­metros faz do novo F-PACE um veĂ­culo que oferece um espaço interior excepcional.
O espaço traseiro para os pernas Ă© o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 650 litros. A estrutura leve e rĂ­gida traz em sua composiĂ§Ă£o 80% de alumĂ­nio o que faz com que o F-PACE seja o Ăºnico de seu segmento com essa caracterĂ­stica. Concebido para ser extremamente leve, alĂ©m do alumĂ­nio, o modelo traz peças projetadas para reduzirem ao mĂ¡ximo seu peso total. Exemplo disso Ă© seu eixo traseiro.
O modelo foi projetado com foco total em desempenho. Por isso, os engenheiros da Jaguar Land Rover disponibilizaram, entre outras opções, o motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina, o mesmo que equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor desenvolve 380 cv de potĂªncia e leva o F-PACE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

First Edition
Para celebrar o lançamento do novo F-PACE, foi desenvolvida uma ediĂ§Ă£o especial denominada First Edition, disponibilizada em uma sĂ©rie limitada e numerada com produĂ§Ă£o, restrita apenas ao primeiro ano do veĂ­culo. Equipado com o motor V6 Superchaged de 380 cv de potĂªncia, o First Edition se diferencia por duas pinturas metĂ¡licas Ăºnicas – Caesium Blue e Halcyon Gold, claras referĂªncias ao inovador conceito C-X17, revelado em 2013 nos salões de Frankfurt (Alemanha) e Guangzhou (China). Os clientes ainda tĂªm as opções de cores Rhodium Silver e Ultimate Black.
A sĂ©rie tambĂ©m conta com rodas de aro 22 Double Helix de 15 raios com acabamento em cinza e inserções contrastantes, Adaptive Dynamics, farĂ³is de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elĂ©trico panorĂ¢mico.
Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante Ă© em couro Premium Windsor (cor Light Oyster) com costura dupla e padrĂ£o quadriculado em relevo. AlĂ©m disso, o modelo pode ser equipado com sistema iluminaĂ§Ă£o interna configurĂ¡vel com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de instrumentos de 12,3” em HD.

Opções de motores
Para atender aos mais distintos perfis de clientes, a Jaguar colocou Ă  disposiĂ§Ă£o opções de motores a diesel e a gasolina para equipar o novo F-PACE. No mercado brasileiro estarĂ£o disponĂ­veis, em um primeiro momento, a versĂ£o diesel com motor 2.0 de 180 cv e duas opções de motor a gasolina, ambas 3.0 V6 com 340 ou 380 cv de potĂªncia.
Independentemente do tipo de motor que vai debaixo do capĂ´, toda a linha F-PACE traz sistema de transmissĂ£o ZF automĂ¡tica de oito velocidades, com relaĂ§Ă£o de marchas configurada para proporcionar o mĂ¡ximo de força e retomada em baixas velocidades, combinado com conforto, economia de combustĂ­vel e baixos nĂ­veis de ruĂ­dos em velocidade de cruzeiro.

InControl Touch e InControl Touch Pro
O novo Jaguar F-PACE vem equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch de sĂ©rie. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensĂ­vel ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resoluĂ§Ă£o, bastante similar a dos smartphones e tablets.
AlĂ©m disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegaĂ§Ă£o mais rĂ¡pido e fĂ¡cil de manusear, graças ao cartĂ£o SD de memĂ³ria para informações de rotas. Os mapas sĂ£o mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegaĂ§Ă£o simples.
O sistema ainda pode ser equipado com um processador quad-core, disco rĂ­gido de 60GB e link de internet mĂ³vel. Nesta configuraĂ§Ă£o, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potĂªncia, dando uma experiĂªncia surround Ăºnica.

Arquitetura e estrutura
O F-PACE Ă© um veĂ­culo que usufrui de todo a expertise da Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumĂ­nio, material usado em 80% de sua construĂ§Ă£o. Por isso mesmo, ele Ă© mais leve do que qualquer outro competidor de seu segmento.
O modelo é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
A combinaĂ§Ă£o perfeita entre leveza e rigidez garante que o novo F-PACE nĂ£o apenas seja uma referĂªncia em termos de dinĂ¢mica e esportividade, mas tambĂ©m permita um espaço para bagagem excepcional de 650 litros.

Sistema de proteĂ§Ă£o ao pedestre: foco renovado
A segurança do pedestre tambĂ©m foi um importante ponto no desenvolvimento da estrutura do F-PACE. A parte frontal do veĂ­culo foi desenvolvida para ser rĂ­gida o suficiente para garantir a segurança de seus ocupantes e, num eventual impacto com o pedestre, a estrutura irĂ¡ se deformar de maneira controlada, assegurando que a energia do impacto seja absorvida progressivamente, minimizando o risco de lesões mais sĂ©rias.
O formato do capĂ´ em alumĂ­nio tambĂ©m foi projetado com foco na proteĂ§Ă£o do pedestre. Uma vantagem inerente Ă© a grande folga entre a superfĂ­cie do capĂ´ e o motor, que dĂ¡ mais espaço para a absorĂ§Ă£o da energia do impacto e tambĂ©m evita o contato com partes mais rĂ­gidas do motor. A estrutura do capĂ´ Ă© mais fina – o que tambĂ©m ajuda na economia de peso – enquanto a parte interior Ă© feita sob medida para distribuir a carga de forma totalmente eficaz.

Chassi
Tudo que envolve o desenvolvimento do novo F-PACE foi pensado para entregar a experiĂªncia de direĂ§Ă£o que diferencia o modelo dos seus competidores. Ao invĂ©s de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinĂ¢mica de seus superesportivos e sedĂ£s e os aplicou no novo F-PACE.
Tendo como fundamentos a rigidez e leveza da sua arquitetura em alumĂ­nio, o F-PACE possui uma longa plataforma de 2,874 milĂ­metros, o que beneficia direĂ§Ă£o e tambĂ©m a dinĂ¢mica do veĂ­culo, graças ao centro de gravidade localizado exatamente entre os eixos. Adicionados a suspensĂ£o frontal double-wishbone – a mesma do F-TYPE –, a traseira Integral Link e a sofisticada direĂ§Ă£o elĂ©trica assistida, o F-PACE resulta em um crossover de performance com incomparĂ¡vel capacidade dinĂ¢mica em qualquer tipo de condições e terreno.
Advinda do F-TYPE, a suspensĂ£o dianteira double-wishbone foi redesenhada para o novo F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente. A suspensĂ£o permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veĂ­culo mais Ă¡gil porque a resposta Ă© mais nĂ­tida e rĂ¡pida aos comandos de volante do motorista.
AlĂ©m disso o Ă¢ngulo de rolagem dos pneus mantĂ©m toda a Ă¡rea de contato graças a suspensĂ£o durante todo o percurso, permitindo melhor aderĂªncia e segurança na direĂ§Ă£o.

Integral Link – SuspensĂ£o traseira diferenciada
Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link Ă© o mais capaz e sofisticado sistema de suspensĂ£o traseira disponĂ­vel, que proporciona uma experiĂªncia Ăºnica. O sistema separa a rigidez longitudinal, que Ă© mais suave do que uma suspensĂ£o multilink convencional e permite uma excelente absorĂ§Ă£o que acarreta em uma direĂ§Ă£o silenciosa, da lateral, que Ă© mais rĂ­gida, que permite conforto e precisĂ£o sem comprometer a dinĂ¢mica do veĂ­culo.
As molas e amortecedores sĂ£o dispostos separadamente, deixando cada um posicionado no lugar ideal para absorver as forças que agem sobre a suspensĂ£o e contribuindo ainda mais para a dinĂ¢mica e refinamento do novo F-PACE.

Os pneus e rodas mais largas do segmento
Os pneus tambĂ©m foram cuidadosamente desenvolvidos para o F-PACE, desde as rodas aro 18, desenhadas especificamente para reduzir a resistĂªncia aerodinĂ¢mica, atĂ© as de aro 22, que apresenta o maior diĂ¢metro de rolamento do segmento.
A roda de aro 22 do F-PACE foi desenvolvida pela DivisĂ£o de VeĂ­culos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover e Ă© feita de alumĂ­nio forjado, o que o torna leve mas ao mesmo tempo rĂ­gido. Foram especialmente desenhados para oferecer conforto e resistĂªncia, enquanto se destaca, em altura, das rodas oferecidas pelos competidores e pela absorĂ§Ă£o dos impactos causado por buracos.

VetorizaĂ§Ă£o de torque
As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a VetorizaĂ§Ă£o de Torque. Desenvolvidas para tornar o veĂ­culo mais Ă¡gil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque Ă s demais rodas, ajudando o motorista a manter o veĂ­culo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenĂ§Ă£o do sistema imperceptĂ­vel ao motorista.

Adaptive Dynamics
Outra tecnologia dinĂ¢mica presente do F-TYPE Ă© o Adaptive Dynamics. O sistema monitora o movimento do veĂ­culo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contĂ­nuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.
AlĂ©m disso o Configurable Dynamics, tambĂ©m desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinĂ¢mico ou normal para a estratĂ©gia de transmissĂ£o, sensaĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o e modo de acelerar, da preferĂªncia do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.

TraĂ§Ă£o Integral
O recĂ©m-lançado F-TYPE de traĂ§Ă£o integral tambĂ©m compartilha suas tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda Ă© uma delas. Em condições normais de direĂ§Ă£o, o torque Ă© enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a caracterĂ­stica de traĂ§Ă£o traseira, mas podendo chegar a distribuiĂ§Ă£o 50/50 dependendo das situações de terreno atravĂ©s do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferĂªncia de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptĂ­vel ao motorista.
O F-PACE tambĂ©m estĂ¡ equipado com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.
O sistema controla o acelerador e o freio do veĂ­culo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direĂ§Ă£o suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.
Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleraĂ§Ă£o e frenagem o veĂ­culo por si sĂ³, para isso o F-PACE oferece o novo sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-PACE Ă© o primeiro veĂ­culo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuraĂ§Ă£o de aceleraĂ§Ă£o do veĂ­culo resultando em uma distribuiĂ§Ă£o de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direĂ§Ă£o mais suave, em qualquer tipo de superfĂ­cie.
O F-PACE ainda tem disponĂ­vel o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veĂ­culo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenĂ§Ă£o no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistĂªncia para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veĂ­culo.