A Hyundai CAOA apresentou a
versão 2016 do utilitário esportivo que chega mais atraente e com a qualidade
de sempre
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai CAOA
Sabe aquele carro que você entra
e sente que está em casa?
Essa é a impressão que se tem quando dirigimos o New
iX35 Flex, um SUV que chega para brigar diretamente com modelos já
consagrados de outras marcas. Ele tem tudo que um carro da sua categoria pode
oferecer, inclusive a nacionalização de 60% do veículo, fator muito importante
na hora de se comprar um modelo montado no Brasil.
Eu fui convidado para conhecer e
testar essa nova versão do modelo, em um teste que consistia em andar na cidade
e na estrada, para sentir tudo de bom que o carro oferece. Com visual renovado,
novas configurações de equipamentos e mantendo o excelente pacote de itens de
série, o modelo que passou a ser produzido no Brasil em 2013, agora ganha sua
primeira reestilização exclusiva.
Um dos pontos fortes do New
iX35 Flex é o motor 2.0 Flex de 16 válvulas que gera até 167 cv e o
câmbio automático de seis marchas com possibilidade de trocas seqüenciais, que
abastecido com etanol, entrega 167 cavalos a 6.200 rpm e torque de 20,6 kgfm a
4.700 rpm. Com gasolina, chega a 157 cavalos a 6.200 rpm e 19,2 kgfm a 4.700
rpm.
A posição de dirigir e o conforto
interno para os passageiros são itens que agradam muito neste modelo. A direção
tem assistência elétrica progressiva com controle de torque e os controles
próximos às mãos e no volante, facilitam muito a vida de quem dirige e não
precisa desviar os olhos da rua ou estrada.
Fiz um trecho urbano com
velocidades reduzidas, e o ambiente interno era dos mais agradáveis. O carro se
comporta muito bem, é ágil na troca de faixas e em ruas com cruzamentos quase
cegos. A visibilidade é boa e tem espelhos grandes, que facilitam a mobilização
entre os trajetos mais fáceis e os mais complicados.
Para quem viaja como passageiro,
o conforto não foi esquecido. Desde a versão de entrada o SUV, que é muito bem
equipado e não permite a inclusão de opcionais (trata-se de pacote fechado nas
três versões em que é vendido), têm itens de série que proporcionam muito conforto
e praticidade.
O sistema de áudio com
CD/MP3/AUX/USB, Bluetooth, bancos parcialmente em couro, rodas aro 18” , chave tipo canivete, ar
condicionado com saída também para os bancos traseiros que dispõem também de encostos
de cabeça com regulagem de altura e são rebatíveis, com apoio de braço central
e porta-copo, garantem bem estar mesmo viajando na carona.
As três versões (ENTRADA,
INTERMEDIÁRIA
e TOP)
são diferenciadas apenas na quantidade de equipamentos oferecidos, a parte
mecânica é a mesma, bem como o design, e a montadora oferece um pacote
diferenciado para as versões mais caras: o modelo ganha uma edição especial na
cor laranja, em 176 unidades da versão INTERMEDIÁRIA e 124 da TOP
e o logotipo “Launching Edition” no porta-malas. E não pára por aí, a CAOA
Montadora oferecerá as primeiras 4.500 unidades da versão INTERMEDIÁRIA com
airbags laterais e de cortina.
Na estrada o carro se comporta
muito bem, a força do motor 2.0 faz toda diferença em situações de
ultrapassagens ou retomadas de velocidades em trechos com subidas mais
desafiadoras. Um ponto muito positivo do carro é a quase imperceptível troca de
marchas, o carro responde sempre com os giros com pouca variação, isso garante
uma importante economia de combustível, em alguns trechos o veículo chegou a
registrar no computador de bordo, um consumo de 17 km/l.
No meu entender e gosto de
direção, o único senão no novo modelo é não ter paddle shifts para trocas
manuais. Elas podem ser feitas no câmbio que fica no console central, mas com o
apelo esportivo do modelo, seria muito interessante a utilização desses
componentes.
Provavelmente a opção da
montadora em excluir este item é o impacto que teria no preço final, uma
atitude facilmente compreendida devido ao momento econômico complicado que
vivemos, mas fica a dica, quem sabe com a melhora das condições de compra dos
consumidores, este item não pode ser agregado?
Os preços das versões são:
- ENTRADA – R$ 99.990
- INTERMEDIÁRIA – R$ 109.990
- TOP – R$ 122.990
O modelo teve um primeiro
semestre com alta de 15,9% nas vendas e agora espera ultrapassar as 1.700
unidades vendidas por mês da nova versão, afinal o Hyundai New iX35 Flex tem garantia
de 5 anos, sem limite de quilometragem e oferece o serviço de assistência 24
horas da Hyundai CAOA em todo o território nacional no primeiro ano.
Mais uma vez a montadora coreana
surpreende com um carro bonito, forte, confiável e muito honesto, vale a pena
testar para gostar.
Ficha Técnica
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