Baseado na sĂ©rie de sucesso dos anos 60, o filme de espionagem ganha em aĂ§Ă£o e humor

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Warner Bros.

NĂ£o sĂ£o todos os dias que podemos voltar ao passado e recriar momentos que mais gostamos de assistir quando vivĂ­amos o começo das nossas vidas. Raros sĂ£o os personagens que guardamos na memĂ³ria, inclusive pelo fato de que deveriam ser marcantes em algum momento do nosso crescimento e desenvolvimento intelectual.


No auge da guerra fria, quando Americanos e SoviĂ©ticos ainda brigavam por espaço no planeta, surgiu uma sĂ©rie de televisĂ£o que misturava as duas culturas, era uma forma de satirizar o entĂ£o agente 007, um sucesso no cinema. A sĂ©rie protagonizada por David McCallum (que hoje vive o legista Dr. Donald "Ducky" Mallard na sĂ©rie NCIS) e Robert Vaughn (hoje aposentado) foi de tamanha importĂ¢ncia que Ian Fleming, criador do agente secreto inglĂªs, ajudou na sua criaĂ§Ă£o.


Com certeza, mexendo nos arquivos bolorentos das idĂ©ias dos anos 60, o entĂ£o ex-marido da Madona resolveu dar vida novamente aos espiões herĂ³is que agitavam a vida dos brasileiros desde 1966 na extinta TV Excelsior. Estreou nos cinemas brasileiros O Agente da U.N.C.L.E. (RatPac Dune Entertainment, Davis Entertainment, Wigram Productions, Warner Bros. Pictures), uma nova visĂ£o da sĂ©rie de TV, estrelada por Henry Cavill (O Homem de Aço) como Napoleon Solo ao lado de Armie Hammer (A Rede Social), como Illya Kuryakin.


No filme que tem roteiro, produĂ§Ă£o e direĂ§Ă£o de Guy Ritchie (que era um diretor mediano de vĂ­deo clipe e se superou com os dois Sherlock Holmes), o cenĂ¡rio Ă© o inĂ­cio da dĂ©cada de 1960, no auge da Guerra Fria, com histĂ³ria centrada no agente da CIA, Solo, e no agente da KGB, Kuryakin.


Forçados a deixarem de lado as antigas diferenças, os dois se unem em uma missĂ£o para parar uma misteriosa organizaĂ§Ă£o criminosa internacional, que estĂ¡ empenhada em desestabilizar o poder com a proliferaĂ§Ă£o de armas nucleares e tecnologia militar. A Ăºnica pista da dupla na investigaĂ§Ă£o Ă© a filha de um cientista alemĂ£o desaparecido, que pode ser a chave para eles se infiltrarem na organizaĂ§Ă£o criminosa.


Agora os dois precisam correr contra o tempo para encontrar o cientista e evitar uma catĂ¡strofe mundial. O filme tambĂ©m Ă© estrelado por Alicia Vikander (Anna Karenina), Elizabeth Debicki (O Grande Gatsby), Jared Harris (Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras), e Hugh Grant como Waverly, um pessoal muito bem dirigido e coreografado pelas competentes mĂ£os de Guy, que consegue manter um Ă³timo ritmo de aventuras e tiradas cĂ´micas desde o inicio.


Esse Ă© certamente o mote do longa, a dureza nos roteiros ingleses, mais preocupados com a atuaĂ§Ă£o teatral que o lado cĂ´mico, sĂ£o deixados de lado, pois a pelĂ­cula se preocupa apenas em ser uma diversĂ£o, algo como, limpar a cabeça para se começar a segunda-feira mais arejado. Tem situações das mais inusitadas como o “beijo da borboleta”, uma dose de humor negro em uma situaĂ§Ă£o tragicĂ´mica que tira muitas risadas da platĂ©ia.


Duas pessoas dos bastidores se destacam no filme: o diretor de fotografia John Mathieson (O Fantasma da Ă“pera, Gladiador) que montou uma fotografia tĂ­pica dos anos 60, meio clara meio embaçada, faz sem a menor dĂ³ nem piedade aqueles takes noturnos loucos, onde tudo estĂ¡ escuro e o herĂ³i aparece mais iluminado que a Torre Eiffel em dia de ano novo, o que Ă©, na verdade, uma sacada cĂ´mica inserida no contexto da aĂ§Ă£o.


O outro destaque Ă© a figurinista Joanna Johnston (Lincoln), que conseguiu reunir (e provavelmente produzir novamente) tudo que era moda nos anos 60. Os detalhes de acessĂ³rios e roupas sĂ£o impressionantes, parece atĂ© que foram tirados de um brechĂ³ na 3ª avenida.


Claro que existem personagens que sĂ£o quase descartĂ¡veis no projeto, suas aparições pontuais nĂ£o aumentam nem diminuem o enredo central. É o caso da atriz sueca Alicia Vikander, ela vive a personagem Gaby Teller, uma quase espiĂ£, mas que tem seu brilho de atuaĂ§Ă£o ofuscado pela presença forte dos dois protagonistas e se torna uma coadjuvante de luxo na estĂ³ria, o mesmo acontece com Hugh Grant, o seu personagem Waverly Ă© quase uma ponta.


O que Ă© bom mesmo no filme de quase duas horas e que custou R$ 75.000.000 e jĂ¡ faturou R$ 72.000.000, sĂ£o as cenas de aĂ§Ă£o. Muito bem editadas e com seqĂ¼Ăªncias bem orquestradas, fizeram com que o editor James Herbert (Sherlock Holmes, Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, No Limite do AmanhĂ£, A EspiĂ£) tivesse pouco trabalho, os takes sĂ£o mais longos e as ações dependem de reações prĂ©-marcadas. Claro que tem algumas mancadinhas, tipo uma mĂ£o que desaparece, mas nada que comprometa o produto final que, diga-se de passagem, Ă© de alta qualidade.


O Agente da U.N.C.L.E. Ă© um filme de alma europĂ©ia com leitura americana, Ă© divertido, tĂªm diĂ¡logos engraçados, situações bizarras e estĂ¡ em cartaz para alegrar o espectador, nada de tramas complicadas, pensamentos altivos ou mesmo discussĂ£o de relações intrincadas, Ă© cinema de diversĂ£o, Ă© para rir e nĂ£o chorar.


A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos

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