- ZF Ecolife equipará 100% dos novos ônibus Scania adquiridos pelas empresas operadoras Sotramac e Transambiental;
- Nova frota reduzirá em mais de 90% as emissões em comparação com tecnologia atual disponível no país;
- Retarder primário integrado à transmissão aumenta a segurança e a vida útil do sistema de freio e reduz a emissão de fuligem ao meio ambiente.
Texto e fotos: ZF
A ZF será a fornecedora de transmissões automáticas Ecolife com 6 marchas para a frota de 172 ônibus Scania vendidos na Colômbia no mês de junho. Todos os veículos serão movidos a gás, que cumprem com as normas mais exigentes e reduzem em mais de 90% as emissões em comparação com a tecnologia atual disponível na frota colombiana. Os primeiros ônibus a gás começarão a operar no segundo semestre deste ano em Cartagena, quinta maior cidade da Colômbia.
Dentre os 147 veículos a gás, 58 são articulados, de 18 metros, com capacidade para 160 passageiros, adquiridos pelo operador Sotramac. O restante, 89 unidades, são do tipo padrão, com 12 metros, comprados pelo operador Transambiental.
Os ônibus com as transmissões ZF irão operar no novo sistema de transporte de Cartagena de Índias, chamado TransCaribe. Os ônibus do operador Sotramac rodarão uma média de 250 quilômetros por dia, enquanto as unidades da Transambiental farão percursos de até 200 quilômetros por dia.
“A concretização da venda das transmissões, que representa 100% da nova aquisição, foi realizada em parceria com a Scania Colômbia e levou aproximadamente seis meses. Por meio de comprovações técnicas do produto nos operadores, a equipe de Desenvolvimento de Novos Negócios da ZF apresentou e esclareceu todos os benefícios e vantagens da transmissão automática ZF Ecolife de 6 velocidades. Outra função que apresentamos foi o retardador primário integrado, sistema que auxilia a frenagem em até 8 km/h, e evita o uso intensivo dos freios de serviço durante a operação, aumentando assim a segurança e a vida útil dos componentes do sistema de freios e pneus, além disso reduz significativamente a emissão de fuligens ao meio ambiente”, destaca Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios.
Com esta venda, a ZF passa a fazer parte de outros mercados da Colômbia. Em Bogotá, a empresa mantém escritório comercial e de serviços de aftermarket para atender as demandas da capital do país, além das cidades de Cali e Medellín, entre outras.
As expectativas de novos negócios para a ZF na Colômbia são positivas. Além de Cartagena, outras cidades da região norte do país, como Medellín e Santa Marta, estão optando por tecnologias alternativas como o gás para o plano de renovação e ampliação de suas frotas de ônibus. As novas compras de ônibus baseiam-se nas recomendações do plano de ascensão tecnológica do país, lançado pelo Decreto 447, que contempla novas tecnologias alternativas como veículos híbridos, elétricos e a gás.
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