• Após análise criteriosa, o Departamento Nacional de Trânsito reconheceu publicamente a importância do projeto “Jogo da Vida em Trânsito” para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões de mobilidade e segurança;
  • Com a chancela, o programa se firma como uma das referências sobre educação para o trânsito no País e dá um grande passo para se tornar uma política pública;
  • O projeto tem foco na formação do condutor consciente por meio de game e de um roteiro de aulas para professores, e já beneficiou 17.000 alunos dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.

Texto e fotos: Volkswagen

O programa “Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, acaba de receber a chancela do Ministério das Cidades - Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) como importante ferramenta voltada para promoção de ações de educação e cidadania para o trânsito.


Após análise criteriosa, o Departamento Nacional de Trânsito concluiu que o projeto está em conformidade com a portaria DENATRAN nº147/2009, que institui as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, reconhecendo publicamente a sua importância para o desenvolvimento do tema junto à sociedade.
“O projeto da Fundação Volkswagen – Jogo da Vida em Trânsito é muito importante para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões atuais da mobilidade urbana e segurança, para formar hábitos mais conscientes e seguros, e especialmente, para despertar o desejo de melhorar a segurança e a qualidade de vida do trânsito do nosso País”, afirma o órgão, na nota técnica enviada à Fundação Volkswagen.


“Considerando o peso institucional do Ministério das Cidades como coordenador máximo do Sistema Nacional de Trânsito e do DENATRAN como órgão máximo executivo de trânsito da União, a Volkswagen do Brasil recebe, através da Fundação Volkswagen, um importante reconhecimento pela iniciativa na realização de um projeto de interesse público. Esse é um passo muito importante para que o programa se torne uma política pública, que é um dos principais objetivos da Fundação Volkswagen ”, diz o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.


“Com a chancela do DENATRAN, o projeto inicia agora uma nova e importante fase já que se torna uma das referências do tema no País”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.