Os pneus são o principal elo entre o veículo e o solo

Texto e fotos: Bridgestone

Eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro, são responsáveis pela eficiência da frenagem e da estabilidade nas curvas, além de suportar todo o peso do veículo. Por esses motivos, mantê-lo em boas condições de uso é fundamental para garantir a segurança do motorista e dos passageiros.
A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus, indica, entre um conjunto de medidas a serem tomadas para prolongar sua vida útil, o rodízio. Esse procedimento consiste na troca de posição entre os pneumáticos conforme o seu modelo (radial ou diagonal); tipo (simétrico, assimétrico ou unidirecional) e tração (dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas). Além disso, deve-se assegurar que cada pneu passe por todas as posições de montagem para equilibrar os desgastes, incluindo o estepe.
“O rodízio de pneus permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem”, explica José Carlos Quadrelli, Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na falta deste, o rodízio pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais”.

Os esquemas a seguir indicam os rodízios recomendados de acordo com cada caso


Observações importantes
  1. As linhas tracejadas indicam trocas alternativas que podem ser feitas em lugar das indicadas pelas linhas sólidas.
  2. Pneus assimétricos: usam os mesmos esquemas de pneus normais (simétricos) já que o rodízio manterá o lado externo montado na parte externa, pois o pneu não é desmontado da roda (não deve ser invertido no aro).
  3. Pneus unidirecionais: usar os esquemas acima, mas se houver necessidade de passar para o lado oposto, deverão ser desmontados e invertidos no aro.
  4. Pneus assimétricos e unidirecionais: pneus que são ao mesmo tempo assimétricos e unidirecionais devem seguir os esquemas de pneus unidirecionais.
  5. Veículos 4x4: executa-se o rodízio em "X" dos quatro pneus (caso não sejam unidirecionais).
  6. Veículos com medidas diferentes nos dois eixos: o rodízio é feito trocando-se os pneus do mesmo eixo entre si.

“Sempre que o rodízio for realizado, é necessário alinhar e balancear as rodas, verificar a pressão de inflação (utilizando o valor indicado pelo fabricante do veículo de acordo com a carga transportada), checar as condições das rodas (se não possuem amassados ou trincas, por exemplo) e das válvulas de ar”, acrescenta Quadrelli.
Caso o motorista não efetue o rodízio, o desgaste dos pneus se processará de maneira desigual já que normalmente os pneus dianteiros se desgastam mais rapidamente que os traseiros. Com isso o desempenho dos pneus em termos de dirigibilidade e frenagem é afetado já que o comportamento dinâmico dos pneus nos dois eixos não será mais uniforme. 
Pensando no conforto e bem-estar do motorista, a Bridgestone oferece os mais diversos serviços de revisão e manutenção por meio das lojas de fábrica CarClub Firestone.


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