O modelo off - road da montadora
francesa é um SUV completo e competente
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault
A febre dos carros mais altos
atingiu em cheio o gosto do consumidor brasileiro. Não é por acaso que todas as
montadoras resolveram investir nesse segmento de SUV, seja ele nascido assim ou
mesmo adaptado para tal.
É o caso do SANDERO, uma aposta da Renault de carro compacto, ideal para quem
usa no dia-a-dia e confortável para quem tem família pequena. Depois de
analisar as tendências do mercado, a montadora resolveu também oferecer uma
versão um pouco mais ousada, com características de SUV, um jeitão meio bruto,
mas com toda sensibilidade que a marca coloca em seus veículos.
Durante uma semana eu testei o SANDERO STEPWAY AUTOMÁTICO em diversas
situações de trânsito e durante uma curta viagem, apenas para avaliar o
desempenho em estrada. O
coração dessa criança é o motor 1.6 8V Hi-Power, gera 106 cv quando abastecido
com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5
kgfm com gasolina. No modelo que testei, o câmbio é o automatizado Easy’R
de cinco marchas.
Este câmbio tem uma
particularidade, como não é um automático por natureza e sim um automatizado,
requer do condutor uma adequação do modo de dirigir. Suas trocas são precisas e
suaves desde que o peso no pedal do acelerador seja moderado, se tentar andar
com o pé cravado, podem ocorrer os indesejáveis solavancos na hora das trocas. É
diferente, a adaptação é rápida e depois que se acostuma é muito bom de guiar.
Andando pela cidade, o carro é
bem prático, rápido e econômico, não tem tempo ruim em transpor obstáculos como
valetas fundas, é fácil de estacionar graças aos sensores e câmera de ré, tem
uma altura excelente (principalmente se for uma mulher dirigindo de saias, elas
descem do carro praticamente de pé!) que facilita a entrada e saída do SANDERO STEPWAY.
Os itens de conforto ajudam a
passar o tempo perdido em congestionamentos, mesmo com três pessoas a bordo, a
atmosfera interna é muito agradável. Um dos bons equipamentos de série é Media
NAV 1.2, com tela sensível ao toque de sete polegadas integrada ao painel que
traz as novas funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio
e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do
ar-condicionado automático.
Abastecido com etanol, na cidade
e com os percalços costumeiros de São Paulo, o carro fez uma média de 7,0 km/l,
com dados do computador de bordo, uma medida considerada normal para motores
dessa cilindrada e câmbio automatizado.
Na rodovia, o carro é muito
seguro e firme. O piloto automático (limitador e controlador de velocidade) é
prático e necessário quando se atinge a velocidade cruzeiro, as janelas amplas
do veículo fornecem uma ótima visibilidade em todos os pontos e os retrovisores
grandes amenizam os pontos cegos que são normais em carros com traseiras mais
altas.
Fiz um deslocamento de 70 km , em uma rodovia que
tinha subidas e descidas íngremes, curvas de raios curtos e retas com duas
faixas. Nos momentos de ultrapassagens, quando normalmente apertamos o
acelerador com mais apetite, o carro responde bem, a redução das marchas é
rápida e garante segurança na manobra. O consumo também é bom, com dados do
computador de bordo fiz uma média de 13,6 km/l, andando na velocidade da
estrada que tinha como máxima 110
km/h .
Em segurança, o carro oferece airbags
duplos, ABS, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h ), computador de bordo
com seis funções, aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível,
volante em couro com regulagem em altura, travas das portas e vidros com
acionamento elétrico e três apoios de cabeça no banco traseiro.
Com preço inicial sugerido de R$ 53.950, a Renault ainda
oferece garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados,
programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, Renault
Assistance com atendimento 24 horas por dia, My Renault, que traz ofertas que
vão desde o desconto na compra de acessórios e troca de óleo até “up grades” de
versões e pintura metálica grátis na compra de um veículo novo, financiamento e
consórcio da marca.
Vale a pena fazer um test-drive
nas concessionárias, é bom conhecer o que nasceu para ser um bom carro para a
cidade e acabou virando um SUV de respeito.
Ficha Técnica
Sandero Stepway Automático 1.6 16V Hi-Flex
Arquitetura
|
Carroceria
monobloco, 2 volumes, 4 portas, 5 passageiros
|
Motor
|
Quatro tempos,
bicombustível (etanol e/ou gasolina),
quatro cilindros em linha e 16 válvulas |
Tração
|
Dianteira
|
Cilindrada
|
1.598 cm³
|
Diâmetro x
curso
|
79,5 mm x 80,5
mm
|
Taxa de
compressão
|
10:1
|
Potência
máxima
|
112 cv
(etanol) @ 5.750 rpm / 107 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
|
Torque máximo
|
15,5 kgfm
(etanol) @ 3.750 rpm / 15,1 kgfm (gasolina) @ 3.750 rpm
|
Alimentação
|
Injeção
Eletrônica Multiponto Sequencial
|
Rodas
|
Liga Leve
|
Pneus
|
185/65 R15
|
Suspensão
dianteira
|
Tipo
MacPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos
com molas helicoidais
|
Suspensão
traseira
|
Rodas
semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
telescópicos verticais com barra estabilizadora
|
Freios
|
Duplo circuito
em "X", discos ventilados dianteiros com 259 mm de diâmetro, e
tambores na traseira, com 203 mm de diâmetro
|
Direção
|
Hidráulica,
diâmetro giro 10,5 m
|
Câmbio
|
Automático, 4 velocidades
|
Relações de
marcha
|
1ª......................2,73:1
2ª......................1,50:1 3ª......................1,00:1 4ª......................0,71:1 Ré.....................3,55:1 Diferencial.........4,70:1 |
Tanque de
combustível
|
50 litros
|
Porta-malas
(litros) min./máx.
|
320 / 1.200
|
Peso (em ordem
de marcha)
|
1.095 kg
|
Entre eixos
|
2.591 mm
|
Comprimento
|
4.021 mm
|
Altura
|
1.528 mm
|
Largura /
Largura com retrovisores
|
1.746 mm /
2.000 mm
|
Aceleração 0 a
100 km/h
|
11,7 s
(etanol) / 11,9 s (gasolina)
|
Velocidade
máxima
|
171 km/h
(etanol) / 169 km/h (gasolina)
|
Combustível
|
Gasolina e/ou
Etanol
|
Equipamentos
|
Sandero Stepway Automático
|
Acelerador
eletrônico
|
Série
|
Abertura
interna da tampa do combustível
|
Série
|
Airbag duplo
(motorista e passageiro)
|
Opcional Pack
|
Alarme
perimétrico
|
Série
|
Alças de
segurança no teto (1 dianteira e 2 traseiras)
|
Série
|
Alarme sonoro
de advertência de luzes acesas
|
Série
|
Apoios de
cabeça traseiros (2) reguláveis em altura
|
Série
|
Apoios de
cabeça traseiros (3) reguláveis em altura
(sempre que equipado com air bag duplo) |
Opcional Pack
|
Ar
condicionado
|
Série
|
Ar quente
|
Série
|
Banco do
motorista com regulagem em altura
|
Série
|
Banco traseiro
rebatível bipartido 1/3 - 2/3
|
Série
|
Bloqueio de
ignição por "transponder"
|
Série
|
Bolsas do tipo
canguru atrás dos encostos dos bancos dianteiros
|
Série
|
Brake-light
(3ª Luz de Freio)
|
Série
|
Cintos de
segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de 3 pontos
|
Série
|
Coluna central
com adesivo na cor preta
|
Série
|
Comando de
abertura das portas por radiofreqüência
|
Série
|
Computador de
bordo
|
Série
|
Conta-giros
|
Série
|
Desembaçador
do vidro traseiro
|
Série
|
Direção
Hidráulica
|
Série
|
Difusores de
ar na cor prata (Cinza Inox)
|
Série
|
Faróis de
neblina
|
Série
|
Freios ABS
|
OP
|
Friso lateral
na cor preta
|
Série
|
Indicador do
reservatório de partida a frio
|
Série
|
Iluminação do
porta-malas
|
Série
|
Limpador e
lavador do vidro traseiro
|
Série
|
Luz de leitura
passageiro dianteiro
|
Série
|
Luz interna na
dianteira do teto
|
Série
|
Luz no
porta-luvas
|
Série
|
Maçanetas externas
na cor da carroceria
|
Série
|
Maçanetas
internas na cor prata (Cinza Inox)
|
Série
|
Manopla da
alavanca de câmbio com detalhes em alumínio
|
Série
|
Painel central
na cor preto brilhante
|
Série
|
Painéis das
portas com detalhes em tecido
|
Série
|
Painel de instrumentos
com anéis metalizados
|
Série
|
Pára-choque
dianteiro e traseiro na cor da carroceria
|
Série
|
Pára-sol do
motorista com espelho de cortesia oculto
|
Série
|
Pára-sol do
passageiro com espelho de cortesia
|
Série
|
Porta-copos /
objetos no console central dianteiro
|
Série
|
Porta-copos /
objetos no console central traseiro
|
Série
|
Porta-objetos
nas portas dianteiras
|
Série
|
Porta-objetos
no painel
|
Série
|
Pré-disposição
para som completa (antena e cabos até o local de instalação dos
alto-falantes)
|
Série
|
Protetor do
cárter
|
Série
|
Proteção de
soleira nas portas dianteiras
|
Série
|
Retrovisores
com regulagem elétrica
|
Série
|
Retrovisores
na cor da carroceria
|
Série
|
Rádio CD
Player integrado ao painel, com MP3, USB, entrada auxiliar/Ipod e Bluetooth +
comando satélite e 4 alto falantes
|
Série
|
Revestimento
completo do porta-malas
|
Série
|
Revestimento
da alavanca do freio-de-mão
|
Série
|
Rodas de liga
leve aro 15" - modelo Del Arte
|
Série
|
Sistema CAR -
travamento automático das portas a 6 km/h
|
Série
|
Temporizador
do limpador do pára-brisa
|
Série
|
Tomada de
energia (12 Volts)
|
Série
|
Travas
elétricas das portas e porta-malas
|
Série
|
Trava para
crianças nos portas traseiras
|
Série
|
Vidros
dianteiros elétricos
|
Série
|
Vidros
traseiros elétricos
|
Série
|
Vidros verdes
|
Série
|
Volante com regulagem
de altura
|
Série
|
Volante
revestido em couro
|
Opcional Pack
|
Pacotes
de opcionais
|
|||
Pack Segurança
|
Freios ABS +
Airbag duplo + 3º apoio de cabeça traseiro + volante revestido em couro
|
||
Cores
|
|
Bege Poivre,
Branco Glacier, Prata Etoile, Preto Nacré, Azul Crepúsculo, Cinza Acier,
Vermelho Vivo e Vermelho Fogo
|
0 Comentários