O modelo off - road da montadora francesa é um SUV completo e competente

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Renault

A febre dos carros mais altos atingiu em cheio o gosto do consumidor brasileiro. Não é por acaso que todas as montadoras resolveram investir nesse segmento de SUV, seja ele nascido assim ou mesmo adaptado para tal.


É o caso do SANDERO, uma aposta da Renault de carro compacto, ideal para quem usa no dia-a-dia e confortável para quem tem família pequena. Depois de analisar as tendências do mercado, a montadora resolveu também oferecer uma versão um pouco mais ousada, com características de SUV, um jeitão meio bruto, mas com toda sensibilidade que a marca coloca em seus veículos.


Durante uma semana eu testei o SANDERO STEPWAY AUTOMÁTICO em diversas situações de trânsito e durante uma curta viagem, apenas para avaliar o desempenho em estrada. O coração dessa criança é o motor 1.6 8V Hi-Power, gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. No modelo que testei, o câmbio é o automatizado Easy’R de cinco marchas.


Este câmbio tem uma particularidade, como não é um automático por natureza e sim um automatizado, requer do condutor uma adequação do modo de dirigir. Suas trocas são precisas e suaves desde que o peso no pedal do acelerador seja moderado, se tentar andar com o pé cravado, podem ocorrer os indesejáveis solavancos na hora das trocas. É diferente, a adaptação é rápida e depois que se acostuma é muito bom de guiar.


Andando pela cidade, o carro é bem prático, rápido e econômico, não tem tempo ruim em transpor obstáculos como valetas fundas, é fácil de estacionar graças aos sensores e câmera de ré, tem uma altura excelente (principalmente se for uma mulher dirigindo de saias, elas descem do carro praticamente de pé!) que facilita a entrada e saída do SANDERO STEPWAY.


Os itens de conforto ajudam a passar o tempo perdido em congestionamentos, mesmo com três pessoas a bordo, a atmosfera interna é muito agradável. Um dos bons equipamentos de série é Media NAV 1.2, com tela sensível ao toque de sete polegadas integrada ao painel que traz as novas funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.


Abastecido com etanol, na cidade e com os percalços costumeiros de São Paulo, o carro fez uma média de 7,0 km/l, com dados do computador de bordo, uma medida considerada normal para motores dessa cilindrada e câmbio automatizado.


Na rodovia, o carro é muito seguro e firme. O piloto automático (limitador e controlador de velocidade) é prático e necessário quando se atinge a velocidade cruzeiro, as janelas amplas do veículo fornecem uma ótima visibilidade em todos os pontos e os retrovisores grandes amenizam os pontos cegos que são normais em carros com traseiras mais altas.


Fiz um deslocamento de 70 km, em uma rodovia que tinha subidas e descidas íngremes, curvas de raios curtos e retas com duas faixas. Nos momentos de ultrapassagens, quando normalmente apertamos o acelerador com mais apetite, o carro responde bem, a redução das marchas é rápida e garante segurança na manobra. O consumo também é bom, com dados do computador de bordo fiz uma média de 13,6 km/l, andando na velocidade da estrada que tinha como máxima 110 km/h.


Em segurança, o carro oferece airbags duplos, ABS, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções, aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível, volante em couro com regulagem em altura, travas das portas e vidros com acionamento elétrico e três apoios de cabeça no banco traseiro.


Com preço inicial sugerido de R$ 53.950, a Renault ainda oferece garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, Renault Assistance com atendimento 24 horas por dia, My Renault, que traz ofertas que vão desde o desconto na compra de acessórios e troca de óleo até “up grades” de versões e pintura metálica grátis na compra de um veículo novo, financiamento e consórcio da marca.


Vale a pena fazer um test-drive nas concessionárias, é bom conhecer o que nasceu para ser um bom carro para a cidade e acabou virando um SUV de respeito.


Ficha Técnica
Sandero Stepway Automático 1.6 16V Hi-Flex

Arquitetura
Carroceria monobloco, 2 volumes, 4 portas, 5 passageiros
Motor
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina),
quatro cilindros em linha e 16 válvulas
Tração
Dianteira
Cilindrada
1.598 cm³
Diâmetro x curso
79,5 mm x 80,5 mm
Taxa de compressão
10:1
Potência máxima
112 cv (etanol) @ 5.750 rpm / 107 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
Torque máximo
15,5 kgfm (etanol) @ 3.750 rpm / 15,1 kgfm (gasolina) @ 3.750 rpm
Alimentação
Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
Rodas
Liga Leve
Pneus
185/65 R15
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Suspensão traseira
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios
Duplo circuito em "X", discos ventilados dianteiros com 259 mm de diâmetro, e tambores na traseira, com 203 mm de diâmetro
Direção
Hidráulica, diâmetro giro 10,5 m
Câmbio
Automático, 4 velocidades
Relações de marcha
1ª......................2,73:1
2ª......................1,50:1
3ª......................1,00:1
4ª......................0,71:1
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,70:1
Tanque de combustível
50 litros
Porta-malas (litros) min./máx.
320 / 1.200
Peso (em ordem de marcha)
1.095 kg
Entre eixos
2.591 mm
Comprimento
4.021 mm
Altura
1.528 mm
Largura / Largura com retrovisores
1.746 mm / 2.000 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
11,7 s (etanol) / 11,9 s (gasolina)
Velocidade máxima
171 km/h (etanol) / 169 km/h (gasolina)
Combustível
Gasolina e/ou Etanol



Equipamentos
Sandero Stepway Automático


Acelerador eletrônico
Série
Abertura interna da tampa do combustível
Série
Airbag duplo (motorista e passageiro)
Opcional Pack
Alarme perimétrico
Série
Alças de segurança no teto (1 dianteira e 2 traseiras)
Série
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas
Série
Apoios de cabeça traseiros (2) reguláveis em altura
Série
Apoios de cabeça traseiros (3) reguláveis em altura
(sempre que equipado com air bag duplo)
Opcional Pack
Ar condicionado
Série
Ar quente
Série
Banco do motorista com regulagem em altura
Série
Banco traseiro rebatível bipartido 1/3 - 2/3
Série
Bloqueio de ignição por "transponder"
Série
Bolsas do tipo canguru atrás dos encostos dos bancos dianteiros
Série
Brake-light (3ª Luz de Freio)
Série
Cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de 3 pontos
Série
Coluna central com adesivo na cor preta
Série
Comando de abertura das portas por radiofreqüência
Série
Computador de bordo
Série
Conta-giros
Série
Desembaçador do vidro traseiro
Série
Direção Hidráulica
Série
Difusores de ar na cor prata (Cinza Inox)
Série
Faróis de neblina
Série
Freios ABS
OP
Friso lateral na cor preta
Série
Indicador do reservatório de partida a frio
Série
Iluminação do porta-malas
Série
Limpador e lavador do vidro traseiro
Série
Luz de leitura passageiro dianteiro
Série
Luz interna na dianteira do teto
Série
Luz no porta-luvas
Série
Maçanetas externas na cor da carroceria
Série
Maçanetas internas na cor prata (Cinza Inox)
Série
Manopla da alavanca de câmbio com detalhes em alumínio
Série
Painel central na cor preto brilhante
Série
Painéis das portas com detalhes em tecido
Série
Painel de instrumentos com anéis metalizados
Série
Pára-choque dianteiro e traseiro na cor da carroceria
Série
Pára-sol do motorista com espelho de cortesia oculto
Série
Pára-sol do passageiro com espelho de cortesia
Série
Porta-copos / objetos no console central dianteiro
Série
Porta-copos / objetos no console central traseiro
Série
Porta-objetos nas portas dianteiras
Série
Porta-objetos no painel
Série
Pré-disposição para som completa (antena e cabos até o local de instalação dos alto-falantes)
Série
Protetor do cárter
Série
Proteção de soleira nas portas dianteiras
Série
Retrovisores com regulagem elétrica
Série
Retrovisores na cor da carroceria
Série
Rádio CD Player integrado ao painel, com MP3, USB, entrada auxiliar/Ipod e Bluetooth + comando satélite e 4 alto falantes
Série
Revestimento completo do porta-malas
Série
Revestimento da alavanca do freio-de-mão
Série
Rodas de liga leve aro 15" - modelo Del Arte
Série
Sistema CAR - travamento automático das portas a 6 km/h
Série
Temporizador do limpador do pára-brisa
Série
Tomada de energia (12 Volts)
Série
Travas elétricas das portas e porta-malas
Série
Trava para crianças nos portas traseiras
Série
Vidros dianteiros elétricos
Série
Vidros traseiros elétricos
Série
Vidros verdes
Série
Volante com regulagem de altura
Série
Volante revestido em couro
Opcional Pack


Pacotes de opcionais
Pack Segurança
Freios ABS + Airbag duplo + 3º apoio de cabeça traseiro + volante revestido em couro



Cores


Bege Poivre, Branco Glacier, Prata Etoile, Preto Nacré, Azul Crepúsculo, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Vermelho Fogo