A Renault do Brasil é a primeira montadora da América Latina a aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, um programa da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia

Texto e fotos: Renault

Com a adesão ao WEPs (sigla em inglês - Women’s Empowerment Principles), a empresa torna público o compromisso da alta liderança com os princípios estabelecidos pelo programa, e demonstra claramente junto aos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade, o seu compromisso com a responsabilidade social.


“A Renault acredita que empoderar as mulheres e promover a equidade de gênero são importantes caminhos para o efetivo fortalecimento das economias e impulsionamento dos negócios”, destaca Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil. Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, a adesão da Renault do Brasil aos Princípios de Empoderamento das Mulheres é um reforço estratégico à iniciativa das Nações Unidas.


“Temos de concentrar mais esforços para que a igualdade de gênero seja alcançada antes de 2030, considerando a urgência de criar oportunidades para que as mulheres conquistem condições de igualdade e enfrentar as contínuas situações que geram desigualdades entre mulheres e homens”, destacou Nadine. Segundo a representante da ONU, ao se somar aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, a Renault faz parte desse movimento global para acelerar os compromissos e influenciar setores estratégicos da economia e da sociedade com valores e práticas para a sustentabilidade da humanidade.

Ao todo, sete princípios norteiam o WEPs:
1 - Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;
2 - Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho - respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;
3 - Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras;
4 - Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;
5 - Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;
6 - Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.


Ao fazer parte do programa, a Renault torna-se membro da rede global de signatários dos WEPs, suportada pela ONU Mulheres e Pacto Global, acessando melhores práticas, participando de discussões e compartilhando suas iniciativas relacionadas ao tema.

RENAULT RECEBEU O PRÊMIO WEPs EM 2014
A Renault foi agraciada, no ano passado, com o prêmio WEPs Brasil 2014, de iniciativa da Itaipu Binacional, na categoria Bronze. A premiação é um reconhecimento e valorização das iniciativas da empresa na promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Entre outras medidas concretas, a Renault criou o programa “Women@Renault” (W@R), em 2010, com a missão de promover a diversidade e assegurar a tomada de decisão sob a ótica do equilíbrio entre homens e mulheres.
O W@R desenvolve ações que visam aumentar a porcentagem global de mulheres na empresa em todos os níveis. Com isso, a Renault espera, além de desenvolver todo o potencial das mulheres, também atraí-las para este setor que tradicionalmente é masculino.


No contexto da Aliança Renault-Nissan, desde 2006 a Renault é um dos patrocinadores master do Women’s Forum, uma conferência mundial cujo objetivo é debater as condições sociais e econômicas que são decisivas para o avanço das mulheres no ambiente corporativo. A Renault apoiou também pelo terceiro ano consecutivo, em 2014, a realização do Womens Forum no Brasil. Além disso, patrocinou em 2013 o seminário “Mulheres reais que transformam”, promovido pela jornalista Ana Paula Padrão.