Fábrica sustentável em São Paulo capta 10 mil litros de água da chuva por mês e tem economia de 20% na conta
Texto e fotos: NSA Pneutec
A crise hídrica no estado de São Paulo dos últimos 12 meses mudou a rotina de muitas empresas e consumidores. Prevendo a situação, a NSA Pneutec, reformadora de pneus com mais de 60 anos no Brasil, mudou seus processos internos para reduzir o consumo. Nos últimos anos, a empresa projetou uma nova fábrica com alto desempenho sustentável e, em 11 meses, economizou 120 mil litros de água.
Através de uma nova tecnologia que capta e a água da chuva e gera água de reuso dos processos internos, a fábrica deteve 10 mil litros por mês e chegou a uma economia de 20% no valor da conta mensal. O procedimento adotado capta e purifica a água da chuva, retirando diversos tipos de resíduos e adicionando cloro para manter o conteúdo em boas condições de uso. Após essas etapas, a água é armazenada em uma cisterna e reutilizada em diversas atividades da empresa.
Para tornar o processo viável, a empresa mapeou toda a fábrica e distribuiu diferentes pontos para o uso em descargas de vasos sanitários, lavagem de pátios e jardins da empresa, lavagem de carros, e a utilização no resfriamento de caldeiras. “O resultado deste projeto aparece tanto no dia a dia dos funcionários como nos processos industriais. O nosso trabalho torna-se um meio de conscientização para os nossos colaboradores e essa atitude faz com que eles levem a mesma ideia para suas famílias. Dessa forma, percebemos que nosso trabalho não está sendo em vão”, afirma o gestor de qualidade da NSA Pneutec, Lídio Cavalcante.
Como as chuvas estão ocorrendo em quantidade reduzida, se comparada aos anos anteriores - o que diminui o conteúdo total da cisterna, a NSA Pneutec adotou diferentes processos ambientais relacionados à água como:
- Estação de tratamento do esgoto;
- Reaproveitamento do calor da água das caldeiras para os chuveiros;
- Redução na geração de lixo;
- Utilização de gerador de energia em horários de pico;
- Ecoponto para coleta de pneus inservíveis;
- Telhas prismáticas translúcidas.
O novo procedimento mudou a rotina da empresa, que prezou em aliar a reforma de pneus, que já é um processo de reciclagem, à sustentabilidade e economia. “Seguindo a tendência mundial, algo só é sustentável quando a ecologia traz economia. Resolvemos fechar um ciclo completo, pois, além do nosso principal produto ser a recapagem, a fábrica tem alto desempenho ecológico e gera economia dos dois lados, tanto o financeiro como o da água”, afirma o diretor comercial da NSA Pneutec, Giulio Cesar Claro.
0 Comentários