A Foton Caminhões filiou-se no mês de março à AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, com os objetivos de participar ativamente dos grupos de comissões técnicas pertinentes à área de atuação da empresa, se atualizar das tendências legais do setor previstas para serem inseridas no mercado brasileiro, e participar dos eventos da entidade

Texto e fotos: Foton

A AEA congrega engenheiros e técnicos de vários segmentos da indústria automotiva, e mantém grupos de trabalhos entre seus associados que resultam na formulação e determinação de políticas direcionadas para o conjunto de conhecimentos científicos relativos à mobilidade. É a única entidade totalmente brasileira no segmento.


Para Leandro Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Foton Caminhões, a filiação com a AEA é importante para a empresa. “Primeiro, por se tratar de uma associação que representa com muita qualidade o setor automotivo, e, segundo, porque poderemos nos atualizar em tempo de reagir e mesmo opinar sobre as tendências legais e aspectos tecnológicos no âmbito automotivo. É importante mostrarmos que estamos chegando ao Brasil, porém, já inseridos no contexto da engenharia local”, afirma Gedanken.


Em abril de 2014 a Foton iniciou as obras da sua fábrica no Brasil, na cidade de Guaíba, no Estado do Rio Grande do Sul, e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro deixe a linha de montagem em 2016. Neste período, a Foton Caminhões continuará o processo de expansão de sua rede de concessionárias que já conta com 30 revendas, com o objetivo de uma rede com mais de 50 até o final de 2015.