A Ford apresentou na Europa duas novidades para o automobilismo internacional: o Fiesta R2 de rali e o monoposto Fórmula MSA, modalidades muito difundidas no continente

Texto e fotos: Ford

O objetivo do desenvolvimento desses veículos de competição é atender as categorias de base para a formação mundial de pilotos. A Ford tem uma longa tradição nas chamadas categorias-escola e os lançamentos visam dar continuidade a essa herança.
Conhecido na Europa como Fórmula MSA, o carro vai competir nos campeonatos de Fórmula 4 da FIA na Austrália, Grã-Bretanha e Espanha. No Reino Unido, a temporada começa em 4 de abril, no autódromo de Brands Hatch, dando a jovens pilotos a oportunidade de participar de 10 etapas. Na história do automobilismo, a Fórmula Ford ajudou a revelar lendas do automobilismo como Ayrton Senna, Johnny Herbert, Nigel Mansell, Michael Schumacher, James Hunt, Emerson Fittipaldi, Jody Scheckter, Damon Hill, Mika Hakkinen e Jenson Button. Sua primeira corrida ocorreu em Brands Hatch, em junho de 1967.


Fórmula MSA
Produzido com chassi de fibra de carbono - tecnologia semelhante à usada na carroceria do novo Ford GT -, o Fórmula MSA atende os níveis de segurança da F3 e abre um novo capítulo na história dos monopostos de entrada da Ford. É equipado com motor EcoBoost 1.6 da Ford, com turbo, duplo comando independente e variável de válvulas e injeção direta de alta pressão, de 160 cv.
Tem também transmissão sequencial de seis marchas com "paddle shift", freios de dois pistões, suspensão com duplos amortecedores ajustáveis?, asas dianteiras e traseiras ajustáveis, rodas dianteiras de 8x13 polegadas e rodas traseiras de 10x13 polegadas. Os pneus slick Hankook são idênticos aos do Campeonato Europeu de F3.
"A Fórmula MSA é absolutamente perfeita para jovens pilotos focados na carreira, o que foi comprovado pela venda rápida de todos os 32 carros disponíveis", diz Gerard Quinn, chefe de competições da Ford Performance na Europa. "Campeões de kart e jovens pilotos de todo o mundo, incluindo Índia, Romênia e EUA, vão participar este ano da Fórmula MSA, o principal campeonato da Fórmula 4. As pessoas querem correr no Reino Unido porque é um centro de excelência da tecnologia do automobilismo esportivo".


Fiesta R2
O novo Fiesta R2 de rali, com motor EcoBoost 1.0 de três cilindros, será o primeiro carro homologado pela FIA dentro das novas regras que permitem motores 1.0 turbo na categoria R2. Desenvolvido pela M-Sport com apoio da Ford, ele conta com transmissão, freios e suspensão aprimorados para competição.
O novo Fiesta R2 é uma plataforma de baixo custo para os pilotos iniciantes. Ele vai estrear em maio no Rali de Portugal, no campeonato monomarca Drive DMACK Fiesta Trophy, que também terá etapas na Finlândia, Alemanha, Polônia e Espanha. O vencedor de 2015 vai competir em sete etapas da Série 2 do Mundial de Rali na temporada seguinte, com um Ford Fiesta R5 patrocinado pela Drive DMACK.
O Fiesta R2 de primeira geração, lançado em 2010, foi o primeiro carro global de rali e o passo inicial para jovens pilotos no cenário mundial da categoria (o chamado "Blue Oval's Ladder of Opportunity"). Depois de vencer na categoria R2, a etapa seguinte para um piloto é passar para o Fiesta R5, até chegar ao Fiesta RS no Mundial de Rali. Mais de 250 Fiesta R2 participam hoje de competições em todo o mundo, ajudando a revelar novos pilotos.
"A Ford está contente por fazer parte desse projeto inovador ao lado de nossos parceiros da M-Sport", explica Gerard Quinn. "O lançamento do Ford Fiesta R2 1.0 dá aos jovens pilotos de rali a oportunidade de experimentar mais cedo a tecnologia EcoBoost. O novo motor e a dinâmica do chassi fazem o Fiesta R2 lembrar os carros dos anos dourados do Grupo B de rali."