O roteiro é bom, os atores são bons, a idéia é boa, a receita é excelente, mas faltou sal no tempero

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Warner Bros.

Existe um ditado que diz “Duas cabeças pensam melhor que uma”. Nem sempre, às vezes duas cabeças querem seguir por dois caminhos diferentes, e acaba sobrando para que está na estrada esperando a carona certa.


Talvez Will Smith esteja passando pela mesma síndrome que Steven Spielberg, fazer as escolhas erradas em momentos de superação. O ator não acerta uma desde A Procura da Felicidade, filme que rendeu a ele uma indicação ao Oscar® de melhor ator. Ele não é burro, nem desaprende, mas continua entrando em barcas furadas que podem acabar levando sua carreira ao naufrágio.


Como tentar sempre é preciso, lá vem de novo “The Fresh Prince” em uma nova produção, com bons atores e trama envolvente. Golpe Duplo (Warner Bros. Pictures, Di Novi Pictures, Zaftig Films) é uma comédia romântica com pretensões de se tornar um grande filme, mas cai na armadilha de se usar óleo velho em motor novo.


Uma das coisas mais cansativas na narrativa é a quantidade de vezes e de cenários que os dois protagonistas se encontram para trocar confidências ou experiências. Tá certo que é muito agradável se conversar em uma mesa de bar ou restaurante, mas convenhamos, em 2 horas de exibição, repetir tanto a perspectiva já é falta de criatividade. Na montagem das fotos você pode ver algumas oportunidades em que isso aconteceu.


E olha que a estória é boa. Will Smith interpreta Nicky, um experiente mestre trapaceiro que se envolve romanticamente com a golpista novata Jess, interpretada por Margot Robbie, uma australiana que já foi mulher de Leonardo DiCaprio em o Lobo de Wall Street e tem os lábios mais carnudos do cinema atual.


Enquanto ele ensina a ela os truques do negócio, Jess acaba se aproximando demais e ele termina a relação abruptamente. Três anos mais tarde, essa antiga paixão - agora uma talentosa femme fatale - aparece em Buenos Aires no meio das altas apostas de um circuito de corrida de carros comandado pelo Rodrigo Santoro, em um papel sem glamour, é a mesma coisa da novela das 6. Durante o esquema mais recente e perigoso de Nicky, ela promove uma reviravolta em seus planos, deixando o calejado vigarista fora de seu jogo.


O filme é escrito e dirigido por Glenn Ficarra e John Requa, que trazem no currículo Amor a Toda Prova. São dois diretores e roteiristas da nova geração e que tem muito que aprender. Os velhos golpes para se ganhar tempo na produção, as locações fake que anunciam nomes de lugares reais e a despreocupação com a continuidade acabam acarretando em descrédito para os realizadores. Ora, no mundo de hoje em que é muito fácil voar para qualquer localidade, por que mentir? Quem conhece, torce o nariz.


Tecnicamente o filme não tem grandes rompantes, a fotografia do mexicano Xavier Grobet (À Procura do Amor) é delicada, típica de filmes romanceados e embaralha um pouco as idéias quando se tem algum tipo de ação mais contundente.


O que mais chama a atenção, e para isso não precisa ter olhos de lince, é a edição. Jan Kovac, um cidadão da República Tcheca e que estréia em longa metragem justamente nesse filme, não consegue dar o ritmo que a trama exige, se atrapalha muito nas cenas de diálogos e deixa muitas pontas para os caçadores de falhas. Os momentos em que os copos desaparecem no plano e contra-plano são tantos que parece ser de propósito.


Golpe Duplo estreou na quinta-feira e é uma boa diversão para um sábado à tarde com a namorada, tem cenas engraçadas, soluções mirabolantes, mas não leva a ferro e fogo a frase que resume a obra: “Trata-se de distração. Trata-se de foco. O cérebro é lento e incapaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Toque-o aqui e aplique o golpe ali.”.


A gente se encontra na semana que vêm!

Beijos e queijos

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