As primeiras unidades do inovador utilitário esportivo da Volvo Cars deixam a linha de Torslanda, na Suécia

Texto e fotos: Volvo

Os primeiros modelos de produção em série do Novo Volvo XC90 deixaram a planta de Torslanda, na Suécia, em um momento histórico para a Volvo Cars: Além de serem os primeiros carros da plataforma SPA (Scalable Product Architecture) a serem produzidos em série pela Volvo Cars no mundo, são também as unidades pioneiras do Novo Volvo XC90, o automóvel mais moderno e luxuoso produzido pela marca, que efetivamente chegarão às ruas.


A produção do Novo XC90 na planta de Torslanda é parte do plano de transformação da marca, de US$ 11 bilhões, que incluiu o desenvolvimento da inédita plataforma SPA e da família de motores Drive-E. Para receber a produção do Novo XC90, a planta recebeu uma nova ala, que ampliou a capacidade de 200 mil carros para 300 mil carros por ano.
“Esse investimento ratifica que a Volvo Cars acredita na Suécia como base de produção e, também, na importância da linha de montagem estar próxima da área de pesquisa e desenvolvimento da marca”, explica Lars Wrebo, vice-presidente sênior de Compras e Produção da Volvo Cars.


A nova ala, que foi inaugurada quando a planta de Torslanda completou 50 anos, faz uso das tecnologias mais modernas de manufatura encontradas no mundo. Na frente tecnológica, são aproximadamente 300 robôs, que dividem a linha de produção com operários extremamente qualificados. A planta completa de Torslanda também é responsável pela manufatura dos modelos S60, S80, V60, V70, XC70, além do Novo XC90.

O Novo Volvo XC90
O Novo XC90 é um SUV premium de sete lugares, com inovações de segurança, novas tecnologias de motorização, imbatível combinação de potência e economia de combustível, além de acabamento interno de alto padrão.


Trata-se da evidência firme da nova estratégia ‘Volvo-by-Volvo’. É uma combinação única de luxo, espaço, versatilidade, eficiência e segurança, que vai trazer o segmento de SUV para uma nova dimensão, da mesma forma que o XC90 original fez em 2002.
“Nós não estamos lançando apenas um carro, mas sim relançando nossa marca. O XC90 abre caminho para um portfólio de carros sensacionais que chegarão nos próximos anos”, explica Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.