- Inaugurado em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial já produziu mais de 2,3 milhões de veículos para os mercados interno e externo;
- No ano em que completa seu 16º aniversário, a unidade recebe novos investimentos, instalações industriais e recursos tecnológicos para a fabricação do Novo Golf;
- O processo de Armação da carroceria do Novo Golf vai gerar economia de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica que os equipamentos convencionais;
Texto e fotos: Volkswagen
Pioneirismo, sustentabilidade e inovação estão no DNA da Volkswagen do Brasil e da unidade de São José dos Pinhais, que é referência em modernidade e qualidade para o setor automotivo. Inaugurado em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial já produziu mais de 2,3 milhões de veículos para os mercados interno e externo. No ano em que completa seu 16º aniversário, a unidade recebe novos investimentos, instalações industriais e recursos tecnológicos para a fabricação do Novo Golf, o mais mais vendido e mais premiado modelo mundial da marca na atualidade.
Com o investimento de R$ 520 milhões, o Novo Golf será produzido dentro do mais avançado conceito de produção do Grupo Volkswagen – a estratégia Modular (MQB), que proporciona mais flexibilidade ao processo produtivo. A fabricação também está inserida no conceito global "Think Blue. Factory.", que estabelece a meta para que todas as fábricas da Volkswagen em todo o mundo melhorem em 25% seus indicadores ambientais de consumo de água e energia, de emissão de gás carbônico e de geração de resíduos e solventes até 2018, em relação a 2010.
Em sintonia com o conceito, o processo de Armação da carroceria do Novo Golf vai gerar economia de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica que os equipamentos convencionais, por meio do uso de nova geração de robôs e de pinças de média-frequência.
"Queremos, cada vez mais, ser referência em qualidade, inovação e sustentabilidade na produção de veículos”, afirmou o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Volker Germann.
Os programas de treinamento e desenvolvimento são uma prática permanente da unidade de São José dos Pinhais. Em 2014, 1.100 empregados participaram de treinamentos específicos para a fabricação do Novo Fox e três mil colaboradores participaram do programa “Paixão pelo detalhe – construindo o nosso futuro”, que teve como objetivo apresentar as principais modificações do produto e entender a contribuição dos colaboradores para o sucesso do Novo Fox.
Além disso, a Volkswagen também oferece treinamentos para o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Desde que foi implantado, há dois anos, quase dois mil funcionários já participaram.
Com o investimento de R$ 520 milhões, o Novo Golf será produzido dentro do mais avançado conceito de produção do Grupo Volkswagen – a estratégia Modular (MQB), que proporciona mais flexibilidade ao processo produtivo. A fabricação também está inserida no conceito global "Think Blue. Factory.", que estabelece a meta para que todas as fábricas da Volkswagen em todo o mundo melhorem em 25% seus indicadores ambientais de consumo de água e energia, de emissão de gás carbônico e de geração de resíduos e solventes até 2018, em relação a 2010.
Em sintonia com o conceito, o processo de Armação da carroceria do Novo Golf vai gerar economia de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica que os equipamentos convencionais, por meio do uso de nova geração de robôs e de pinças de média-frequência.
"Queremos, cada vez mais, ser referência em qualidade, inovação e sustentabilidade na produção de veículos”, afirmou o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Volker Germann.
Treinamento e Desenvolvimento
Além de investir em adequações do processo produtivo para produção do Novo Golf, toda a equipe envolvida no processo de fabricação vem passando por treinamentos teóricos e práticos desde o ano passado. Ao todo, mais de 2.000 funcionários serão qualificados.Os programas de treinamento e desenvolvimento são uma prática permanente da unidade de São José dos Pinhais. Em 2014, 1.100 empregados participaram de treinamentos específicos para a fabricação do Novo Fox e três mil colaboradores participaram do programa “Paixão pelo detalhe – construindo o nosso futuro”, que teve como objetivo apresentar as principais modificações do produto e entender a contribuição dos colaboradores para o sucesso do Novo Fox.
Além disso, a Volkswagen também oferece treinamentos para o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Desde que foi implantado, há dois anos, quase dois mil funcionários já participaram.
Trajetória
Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais emprega mais de 3.000 pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox e SpaceFox. Em 2014, a Volkswagen renovou toda essa linha de produtos, que são referência em versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e tecnologia em seu segmento.
Fatos marcantes
1999: Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais
2003: Lançamento do Fox
2005: Lançamento do CrossFox
2007: Lançamento do Golf
2009: Nova Geração do Fox e CrossFox
2010: Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos
2011: Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox
2012: Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos
2013: Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos, apresenta o Fox BlueMotion com o novo motor de três cilindros 1.0L e Grupo Volkswagen anuncia novos investimentos na fábrica paranaense
2014 (janeiro): ao completar 15 anos, unidade chega a 2,3 milhões de veículos produzidos desde a sua inauguração
2015 (janeiro): produzida a primeira carroceria do Novo Golf
A recomposição da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas desde a inauguração da unidade. Como forma de incentivar a cultura da sustentabilidade ambiental, a unidade inaugurou, em 2012, o “Caminho da Sustentabilidade”, que consiste em um percurso diferente para receber a visita do público externo com destaque às principais ações que resultam em maior eficiência energética e ambiental.
Destaque em gestão ambiental
A fábrica se destaca por utilizar tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser e a tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes, além de possuir um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais.A recomposição da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas desde a inauguração da unidade. Como forma de incentivar a cultura da sustentabilidade ambiental, a unidade inaugurou, em 2012, o “Caminho da Sustentabilidade”, que consiste em um percurso diferente para receber a visita do público externo com destaque às principais ações que resultam em maior eficiência energética e ambiental.
Nos escritórios e nas áreas produtivas, um dos destaques é o uso da iluminação natural em grande escala, o que contribui para a redução do consumo de energia e bem-estar dos colaboradores. A ampliação do uso de telhas de policarbonato transparentes nas áreas produtivas intensificou a incidência da iluminação natural e economia de energia.
Uma estação meteorológica instalada no prédio da Pintura monitora as variações climáticas como temperatura externa, umidade relativa do ar e volume de chuva. Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. Em dias quentes, por exemplo, a fábrica reduz o consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, na energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento.
Uma estação meteorológica instalada no prédio da Pintura monitora as variações climáticas como temperatura externa, umidade relativa do ar e volume de chuva. Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. Em dias quentes, por exemplo, a fábrica reduz o consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, na energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento.
A novidade também traz benefícios para a estabilização do processo de pintura automotiva com tinta à base de água. Todo o ambiente das cabines de aplicação de tinta é climatizado e rigorosamente controlado, pois temperatura, umidade, velocidade e fluxo do ar podem impactar diretamente o processo. As cabines de pintura trabalham com temperatura e umidade controladas e não podem sofrer interferências com as variações.
A fábrica do Paraná também conta com um projeto pioneiro para a utilização da energia fotovoltaica no processo produtivo, por meio da instalação de painéis solares no telhado do prédio da Montagem. Com a energia dos painéis, a unidade consegue repor o equivalente ao consumo dos carregadores de baterias dos veículos autoguiados AGV (Automatic Guided Vehicle), utilizados para o transporte e o abastecimento de peças na produção. O sistema instalado, chamado de "on grid", permite que os painéis solares devolvam energia à rede.
Por conta de inúmeras práticas de conservação ambiental, a Volkswagen em São José dos Pinhais recebeu três vezes o troféu Onda Verde, no Prêmio Expressão de Ecologia, da Editora Expressão, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos mais importantes prêmios ambientais do Sul do País. Em 2012, a empresa foi premiada na categoria "Conservação de Insumos de Produção - Energia" com as ações implementadas para reduzir o consumo de energia. Em 2009, a fábrica foi a vencedora por seu projeto de reflorestamento.
Também por meio da Fundação Volkswagen, em parceria com a prefeitura do município, a empresa realizou em 2012 o projeto "Entre na Roda", cujo objetivo foi formar educadores do Ensino Fundamental da rede pública para estimular o gosto pela leitura na escola e desenvolver as capacidades leitoras de crianças, beneficiando cerca de 3.600 alunos da rede pública. E, em 2011, foi realizado o projeto Brincar para a formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais.
Destaque também para o concurso "Volkswagen na Comunidade" que oferece todos os anos prêmio em dinheiro e curso de gestão aos melhores projetos sociais indicados pelos funcionários da Volkswagen do Brasil, nos quais atuam com trabalho voluntário. A empresa é a patrocinadora oficial do Festival de Natal de São José dos Pinhais pelo quarto ano consecutivo e possui uma biblioteca dentro da fábrica com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores e seus familiares.
A fábrica do Paraná também conta com um projeto pioneiro para a utilização da energia fotovoltaica no processo produtivo, por meio da instalação de painéis solares no telhado do prédio da Montagem. Com a energia dos painéis, a unidade consegue repor o equivalente ao consumo dos carregadores de baterias dos veículos autoguiados AGV (Automatic Guided Vehicle), utilizados para o transporte e o abastecimento de peças na produção. O sistema instalado, chamado de "on grid", permite que os painéis solares devolvam energia à rede.
Por conta de inúmeras práticas de conservação ambiental, a Volkswagen em São José dos Pinhais recebeu três vezes o troféu Onda Verde, no Prêmio Expressão de Ecologia, da Editora Expressão, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos mais importantes prêmios ambientais do Sul do País. Em 2012, a empresa foi premiada na categoria "Conservação de Insumos de Produção - Energia" com as ações implementadas para reduzir o consumo de energia. Em 2009, a fábrica foi a vencedora por seu projeto de reflorestamento.
Compromisso com a comunidade
O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais. Desde 2013, o projeto da Fundação Volkswagen "Costurando o Futuro", implementado em São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, oferece capacitação profissional em corte, costura e empreendedorismo a moradoras de uma comunidade vizinha à fábrica. Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o "Costurando o Futuro" tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de tecidos em aterros, com o reaproveitamento dos uniformes descartados pelos empregados.Também por meio da Fundação Volkswagen, em parceria com a prefeitura do município, a empresa realizou em 2012 o projeto "Entre na Roda", cujo objetivo foi formar educadores do Ensino Fundamental da rede pública para estimular o gosto pela leitura na escola e desenvolver as capacidades leitoras de crianças, beneficiando cerca de 3.600 alunos da rede pública. E, em 2011, foi realizado o projeto Brincar para a formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais.
Destaque também para o concurso "Volkswagen na Comunidade" que oferece todos os anos prêmio em dinheiro e curso de gestão aos melhores projetos sociais indicados pelos funcionários da Volkswagen do Brasil, nos quais atuam com trabalho voluntário. A empresa é a patrocinadora oficial do Festival de Natal de São José dos Pinhais pelo quarto ano consecutivo e possui uma biblioteca dentro da fábrica com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores e seus familiares.
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