SoluĂ§Ă£o customizada renova em 100% frota de Ă´nibus da Cooperativa de Transporte Ecuador no trajeto entre as duas principais cidades do paĂ­s

Texto e fotos: Scania

A Scania, referĂªncia mundial na fabricaĂ§Ă£o de caminhões pesados, de Ă´nibus e de motores industriais e marĂ­timos, comercializou 54 chassis K410 IB6X2 para a Cooperativa de Transporte Ecuador. O negĂ³cio irĂ¡ representar a substituiĂ§Ă£o de 100% da frota que hoje opera no trajeto entre as cidades de Quito, capital do Equador, e Guayaquil, conhecida como polo econĂ´mico do paĂ­s.
“A partir da necessidade do cliente, baseada nas condições geogrĂ¡ficas do percurso – mais de 400 quilĂ´metros de distĂ¢ncia e uma variaĂ§Ă£o de altitude que chega a 3.000 metros durante a rota –, a Scania desenvolveu uma soluĂ§Ă£o customizada capaz de oferecer eficiĂªncia, reduĂ§Ă£o da emissĂ£o de gĂ¡s carbĂ´nico e melhora na rentabilidade da operaĂ§Ă£o”, conta o gerente comercial da Scania para AmĂ©rica Latina, Alexandre Paschoaletti.


Os Ă´nibus sĂ£o equipados com carrocerias Marcopolo G7 Paradiso 1.800 DD (Double Decker), com capacidade para transportar 44 passageiros no piso superior e 16 no inferior em poltronas semileito, e entram em operaĂ§Ă£o em fevereiro.
A negociaĂ§Ă£o foi conduzida em parceria com a SCANEQ, distribuidora local da Scania no Equador. “Temos oficinas em Quito e em Guayaquil, o que garante agilidade nos processos de manutenĂ§Ă£o preventiva e corretiva, aumentando a disponibilidade da frota”, explica gerente de vendas da SCANEQ, Luis Gordillo. “Esses fatores, somados Ă  qualidade dos chassis da marca, nos tornaram os fornecedores ideais para a operaĂ§Ă£o da Cooperativa de Transporte Ecuador”, completa Gordillo.

Torque e durabilidade
Os chassis que a Cooperativa de Transporte Ecuador adquiriu tĂªm trĂªs eixos, 14 metros de comprimento e sĂ£o equipados com o motor Scania DC13 107 turbodiesel de 13 litros e seis cilindros em linha, que atendem os nĂ­veis de emissões Euro 3 exigidos no paĂ­s. Ele produz 410 hp a 1.900 rpm e 2.000 Nm de torque disponĂ­veis entre 1.000 e 1.350 rpm.  “Em conjunto com a caixa automatizada Scania Opticruise GR875R, de 8 velocidades, essa motorizaĂ§Ă£o garante o desempenho necessĂ¡rio para a operaĂ§Ă£o da cooperativa neste trajeto, com alta disponibilidade do veĂ­culo e menor consumo de combustĂ­vel, minimizando o impacto no meio ambiente”, explica Paschoaletti.


Para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, o moderno chassi K410 IB6x2 traz freios com sistema antibloqueio (ABS) e controle eletrĂ´nico de frenagem (EBD), alĂ©m de contar com o sistema auxiliar de freio hidrĂ¡ulico Retarder, exclusivo da Scania, e controle de traĂ§Ă£o. O chassi Ă© equipado com suspensĂ£o a ar integral e controle eletrĂ´nico de estabilizaĂ§Ă£o, o que garante baixo nĂ­vel de ruĂ­do, proporcionando mais conforto e segurança para os passageiros.