A Pirelli comemora mais uma importante conquista: mais de um milhão de pneus entre pneus de carro de passeio e caminhões fabricados a partir da sílica extraída das cinzas da queima da casca de arroz, processo sobre o qual a Pirelli é pioneira e possui a patente no País, desde 2009

Texto e fotos: Pirelli

Esta expressiva marca foi atingida na terceira semana de janeiro. A sílica, em geral, substitui o negro de fumo na composição de um pneu, adicionando, ainda, maior resistência a lacerações e menor resistência ao rolamento com consequente menor gasto de gasolina, sem perder as outras prestações.

Pirelli P7, pneu que utiliza sílica extraída da queima da casca de arroz em sua fabricação
A Pirelli, na sua constante busca por materiais cada vez mais renováveis, patenteou um processo inovador para extrair a sílica das cinzas provenientes da queima das cascas de arroz.
Uma fabrica Pirelli é inteiramente dedicada à produção desta sílica, na cidade de Meleiro, no estado de Santa Catarina, cujas operações se iniciaram no final de 2011 e tem uma capacidade instalada de mais 100 toneladas de sílica por mês.
As vantagens do uso deste tipo de sílica residem na redução da geração de CO2 durante a queima para a obtenção de um quilo de matéria prima, em comparação à sílica de origem mineral, na utilização de uma fonte renovável de matéria prima, na reutilização de um resíduo que iria parar em aterros sanitários e na extração da sílica de outra maneira que não de uma mina de areia, não agredindo, assim, o meio ambiente.
Estes mais de um milhão de pneus produzidos com esta sílica nas fabricas de Campinas (SP), Feira de Santana (BA) e Gravataí (RS) colaboram com o papel da Pirell de ser parceira do Meio Ambiente, comprometida com sustentabilidade, economia e performance. O compromisso da Pirelli, inclusive, tem a chancela do principal indicador mundial de sustentabilidade, o índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em 2014, pela oitava vez consecutiva, a Pirelli foi nomeada como a líder mundial no segmento de Componentes Automotivos e Pneus com uma nota de 85 – a nota global do setor é de 48.
Soma-se a isso o fato de que o processo de produção da sílica proveniente das cinzas da casca do arroz é ainda mais ecológico, por vários motivos, dentre eles o reuso de um resíduo que seria descartado no meio ambiente. Para cada quilo de arroz, estima-se a obtenção de cerca de 30 gramas de sílica.
Atualmente, um pneu contém cerca de 20% de materiais provenientes de fontes renováveis, como borracha natural e com esta sílica, Pirelli alcançou em 2014, 23% de uso de material renovável na produção.