A Ford, lĂ­der mundial em picapes, apresentou hoje no SalĂ£o de Detroit a nova F-150 Raptor, versĂ£o especial da picape com alto desempenho off-road

Texto e fotos: Ford

Totalmente redesenhada com base na nova F-150, "Picape do Ano" nos Estados Unidos, a Raptor chega ao mercado norte-americano no final de 2016 com recursos que a tornam ainda mais resistente, inteligente e eficiente.
"Quando criamos a primeira Raptor, quisemos provar que o desempenho de um veĂ­culo nĂ£o se mede apenas nas ruas ou na estrada - o off-road pode ser muito mais divertido," diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. "A Raptor original, junto com os avanços da nova F-150, definiram a base para tornarmos a nova Raptor melhor em todos os sentidos".


Mais forte
A nova Raptor tem um chassi personalizado, o mais forte da linha F-150, com maior aplicaĂ§Ă£o de aço de alta resistĂªncia. Produzida com liga de alumĂ­nio de nĂ­vel militar, que reduziu seu peso em quase 230 kg, a Raptor tem design inspirado no legado da Ford em provas off-road.
Suas linhas esculpidas remetem Ă s chamadas "Trophy Trucks", as picapes off-road mais rĂ¡pidas e poderosas. A Raptor Ă© mais de 15 centĂ­metros mais larga que a F-150 padrĂ£o, para aumentar a estabilidade off-road. Ela tambĂ©m utiliza pela primeira vez uma saĂ­da dupla de escape e rodas de 17 polegadas, com a nova geraĂ§Ă£o de pneus todo-terreno BFGoodrich All-Terrain KO2, especialmente desenvolvidos para o off-road.


Mais inteligente
A Raptor Ă© impulsionada pelo novo motor 3.5 EcoBoost, de segunda geraĂ§Ă£o, com 417 cavalos de potĂªncia e torque de 60 kgfm, mais potente e eficiente que o V8 6.2 anterior. O novo motor Ă© exclusivo da Raptor na linha F-150 e trabalha com uma nova transmissĂ£o de 10 velocidades que aumenta a sua eficiĂªncia.
A nova caixa de transferĂªncia, que distribui a potĂªncia entre as rodas dianteiras e traseiras, combina os melhores atributos da traĂ§Ă£o sob demanda com a 4x4 integral. "A nova caixa garante melhor traĂ§Ă£o em uma grande variedade de terrenos, tanto em baixa ou alta velocidade, em estrada ou fora de estrada," diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance.
A tecnologia pioneira de conduĂ§Ă£o off-road da Raptor evoluiu para um novo sistema de gerenciamento, o "Terrain Management System", que permite selecionar diferentes modos e otimizar a dinĂ¢mica do veĂ­culo de acordo com as condições do ambiente - como neve, lama, areia ou outros tipo de piso.
Para otimizar o desempenho, a nova Raptor traz tambĂ©m nova calibraĂ§Ă£o no motor, do controle de traĂ§Ă£o, freio ABS e controle de estabilidade. Ela tem seis modos predefinidos: Normal, para conduĂ§Ă£o diĂ¡ria; "Street", para direĂ§Ă£o na cidade; "Wheater", para rodar na chuva, neve ou gelo; "Mud and sand", para trilhas de lama e areia; "Baja", para rodagem no deserto em alta velocidade; e "Rock", para andar em baixa velocidade nas pedras.

Mais capacidade
O diferencial dianteiro Torsen, opcional, aumenta a capacidade off-road da nova picape. O sistema aumenta de forma significativa a aderĂªncia na dianteira da Raptor e permite atravessar obstĂ¡culos e rampas Ă­ngremes. Desenvolver uma picape off-road de alta performance nĂ£o se limita Ă  potĂªncia do motor - a suspensĂ£o tambĂ©m Ă© muito importante.
A nova Raptor vem de sĂ©rie com amortecedores "Fox Racing Shox" com tecnologia que amortece e endurece o curso da suspensĂ£o em terrenos acidentados para aumentar a estabilidade. A avançada tecnologia de iluminaĂ§Ă£o LED e cĂ¢mera contribui para melhorar a visibilidade de dia e Ă  noite.


Controle e conforto
O design externo da F-150 Raptor transmite uma imagem de força, enquanto o interior cria um ambiente confortĂ¡vel para o motorista e os passageiros curtirem seus momentos na estrada e fora de estrada. O interior tem acabamento em trĂªs opções de cores e teclas para o controle manual do cĂ¢mbio de 10 velocidades.