• Dispositivo inovador de realidade virtual complementa o serviço de consultoria nas concessionĂ¡rias da Audi;
  • Chefe de Vendas Luca de Meo: “Mais uma prova do papel pioneiro da Audi na esfera da digitalizaĂ§Ă£o”;
  • IntroduĂ§Ă£o da nova ferramenta de venda nas primeiras concessionĂ¡rias  acontecerĂ¡ atĂ© o final de 2015;

Texto e fotos: Audi

A Audi estĂ¡ dando o prĂ³ximo grande passo para integrar tecnologias digitais ao varejo automotivo, e passa a oferecer aos clientes a oportunidade de configurar seu modelo preferido de automĂ³vel na concessionĂ¡ria, por meio de dispositivos de realidade virtual, e vivenciĂ¡-lo de uma forma realista nunca vista antes. O dispositivo exibe toda o portfĂ³lio de modelos da marca, incluindo as combinações possĂ­veis de equipamentos. A marca se tornou a primeira fabricante de automĂ³veis a desenvolver uma soluĂ§Ă£o de software dedicada para dispositivos de realidade virtual para vendas no varejo.


Luca de Meo, Membro do Conselho Administrativo para Vendas e Marketing da AUDI AG, apresentou o equipamento esta semana durante o SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel da AmĂ©rica do Norte, realizado em Detroit: “De mĂ£os dadas com nossas concessionĂ¡rias, estamos trazendo inovações digitais para o setor de vendas, para melhorar a conveniĂªncia e prover serviços de consultoria ainda melhores. Com a experiĂªncia de RV (Realidade Virtual) da Audi, estamos demonstrando mais uma vez o papel pioneiro da marca nessa Ă¡rea”.
Com a tecnologia inovadora, clientes e potenciais compradores vivenciam o mundo  virtual da Audi em um novo nĂ­vel – em trĂªs dimensões, com todos os efeitos sonoros, e quase como na vida real. Podem virtualmente sentar na posiĂ§Ă£o de direĂ§Ă£o do seu carro dos sonhos configurado individualmente, ou dar uma olhada no porta-malas. Uma cĂ¢mera rastreia os movimentos da cabeça do usuĂ¡rio e o sistema adapta assim a imagem exibida. Toda a linha de modelos Audi, com as respectivas opções de customizaĂ§Ă£o, pode ser acessado: cores, revestimentos de couro e detalhes de acabamento, assim como os sistemas de infotainment. A concessionĂ¡ria poderĂ¡, assim, demonstrar a diversidade de portfĂ³lio da Audi de uma forma bastante conveniente, e prover orientações individuais ao visitante.
A Audi disponibilizarĂ¡ a nova ferramenta de venda nas primeiras concessionĂ¡rias atĂ© o final deste ano – com foco em particular nos mercados de crescimento mais dinĂ¢mico, nos quais o grande aumento das vendas da AUDI AG estĂ¡ sendo acompanhado de uma expansĂ£o da capacidade de atendimento das concessionĂ¡rias. No futuro, tambĂ©m serĂ¡ possĂ­vel oferecer a experiĂªncia de realidade virtual da Audi fora da concessionĂ¡ria, como uma soluĂ§Ă£o mĂ³vel – ao visitar o cliente em casa, por exemplo. Graças ao amplo campo visual e ao alto desempenho do sistema de rastreamento posicional e de movimentos, os dispositivos de realidade virtual oferecem uma excelente experiĂªncia de imersĂ£o – o observador sente-se totalmente integrado Ă  cena apresentada.
Em uso na concessionĂ¡ria da Audi, os dispositivos obtĂªm registros de dados extremamente detalhados dos modelos de veĂ­culos a partir de um computador de alto desempenho, o que garante uma reproduĂ§Ă£o de imagens superior. A experiĂªncia de realidade virtual da Audi tambĂ©m Ă© equipada com fones de ouvido de grande qualidade da Bang & Olufsen. Eles transmitem toda a gama de informações acĂºsticas, do som das portas fechando ao do Advanced Sound System (Sistema de Som Avançado) do modelo Audi A8, reproduzido em 14 canais de Ă¡udio, e o diĂ¡logo com o consultor do cliente.
A AUDI AG tem sido pioneira no uso da realidade virtual para a venda de automĂ³veis desde 2012, combinando inovaĂ§Ă£o digital com os pontos fortes e os serviços da sua rede de concessionĂ¡rias fĂ­sicas: Audi City, a loja virtual com presença real, exibe os automĂ³veis da marca em enormes telas digitais de alta resoluĂ§Ă£o em uma escala bastante natural de 1:1. LĂ¡, os visitantes podem configurar passo a passo seu carro dos sonhos.
Ocupando pouco espaço e oferecendo serviços exclusivos, a Audi City complementa as redes de concessionĂ¡rias da marca em importantes pontos centrais nas principais cidades do mundo. Este ano, Moscou se juntarĂ¡ a Londres, Beijing e Berlim como a prĂ³xima sede do serviço Audi City. AlĂ©m disso, a AUDI AG aprimorou os componentes tecnolĂ³gicos do showroom digital utilizado nas concessionĂ¡rias mais convencionais. Em 2014, mĂ³dulos tĂ©cnicos da Audi City entraram em operaĂ§Ă£o nas primeiras 16 concessionĂ¡rias piloto da Europa. A empresa planeja realizar a digitalizaĂ§Ă£o de cerca de 200 outros locais do mundo todo este ano.