• Com grande parte do driveline produzido pela ZF com o que há de mais moderno disponível no mercado, a transmissão automática Ecolife de 6 velocidades, o eixo direcional RL 85 e o eixo de piso baixo AVN 132 são destaques nos ônibus superaticulados Mercedes-Benz;
  • Conforto, modernidade e total acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção são as palavras de ordem da nova aquisição da Viação Campo Belo, graças às tecnologias especialmente desenvolvidas para veículos de piso baixo, os chamados modelos “Low Floor”;

Texto e fotos: ZF

A ZF forneceu para os 50 veículos comprados pela Viação Campo Belo, frotista que atua em São Paulo (SP), os eixos direcionais traseiros RL 85, o eixo de piso baixo AVN 132 e as transmissões automáticas Ecolife com 6 marchas para os ônibus superarticulados Mercedes-Benz. O driveline alia conforto para motoristas e passageiros, total acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e o melhor custo operacional do mercado.


De acordo com Adonias Souza dos Santos, consultor da Viação Campo Belo, ¨a escolha pelo driveline da ZF vem de encontro ao objetivo da empresa em oferecer maior conforto, melhor acessibilidade e maior velocidade no embarque e desembarque aos passageiros”. A opção pelo modelo “Low Floor”, equipado com eixos AVN 132 de piso baixo, permite menor tempo de parada nos pontos e melhor fluxo de passageiros, sem falar num item extremamente importante: a segurança no embarque e desembarque de passageiros.
“A Viação Campo Belo já conta com tecnologias da ZF em outros modelos de sua frota, hoje composta por 583 ônibus. Essa é uma parceria de longos anos e nossos motoristas se adaptaram facilmente aos produtos ZF e elogiam o conforto que eles oferecem”, completa Adonias.
Para Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão da ZF, “o emprego dos drivelines ZF, que já convenceram muitas outras megacidades em todo o mundo, incluindo Istambul, Teerã, Seul, Hangzhou, Guanzhou, Santiago e agora São Paulo, são uma verdadeira alternativa ao sistema de transporte coletivo, pois entregam a redução nos tempos totais do transporte, que influenciam diretamente a acessibilidade dos passageiros, maiores velocidades médias e custos reais mais baixos para os frotistas, somando com a possibilidade de transportar maior número de pessoas com conforto e segurança”.
Até o final de janeiro de 2015, a Viação Campo Belo pretende colocar em operação todos os ônibus superarticulados  adquiridos  para a capital paulistana. “A Viação Campo Belo é pioneira em reunir em sua frota uma grande variedade de atributos de conforto tanto para os usuários, como para motoristas, com vistas também ao sistema de transporte como um todo”, completa Adonias.
Além do driveline ZF, os novos ônibus da Viação Campo Belo são equipados também com ar-condicionado, tecnologia wi-fi, novos validadores que permitem integração com sistema de GPS e reconhecimento facial por meio de câmeras fotográficas. Os superarticulados também possuem câmeras nas portas do lado direito e esquerdo que auxiliam o embarque e desembarque, câmera de ré para estacionamento e manobras e câmeras que captam imagens do painel e do motorista. Além disso, os veículos são também especialmente desenvolvidos para simplificar os acessos de pessoas com mobilidade reduzida.
A nova frota de ônibus superarticulados da Viação Campo Belo já começou a circular em vários bairros da cidade de São Paulo, nos corredores João Dias, M´boi Mirim, Campo Limpo, Francisco Morato, Rebouças, Paulista, trabalhando em média 14 horas por dia.


Silenciosa e eficiente em consumo de combustível: ZF Ecolife
Para serem aceitos como uma alternativa verdadeira para o transporte público, os ônibus não somente precisam apresentar baixo nível de emissões, como também devem ser silenciosos. As frequentes paradas e partidas dos ônibus geram um nível alto de ruídos para as pessoas que vivem nas proximidades dos pontos de ônibus, pedestres e passageiros. Aqui, emissões de gases e ruídos estão do mesmo lado da moeda. Afinal, a redução do consumo de combustível por causa da baixa rotação significa baixo nível de ruído.
As seis velocidades da transmissão automática ZF Ecolife possuem um escalonamento entre as marchas muito próximo – assim o motor pode trabalhar em uma faixa de rotação muito baixa em qualquer condição de operação.

TopoDyn Life: Sistema inteligente de troca de marchas
Já o software que vem de série, o TopoDyn Life, é responsável por todas as mudanças de marchas de forma rápida e confortável, independente das características topográficas e de carga, o que resulta, na prática, em redução do nível de ruídos e combustível.
Desde o seu lançamento no mercado, a ZF Ecolife vem estabelecendo novos padrões em relação à eficiência de consumo de combustível.  Como resultado do seu software de controle de topografia TopoDyn Life, a ZF EcoLife reduz em até 6% o consumo de combustível em comparação com  a sua precursora Ecomat, dependendo da aplicação.


Eixos ZF: Solução eficaz para o transporte de passageiros
O sistema de eixos direcionais RL 85 é caracterizado pela sua robustez e fácil manutenção.  Este sistema de eixo de piso baixo com freios a disco e sistema de molas está disponível para larguras de veículos de 2,3 m até 2,6 m. Os rolamentos do RL 85 possuem inclinação que garantem direção precisa, assim como o otimizado arranjo de hastes longitudinais oferecem o controle preciso em todas as situações de condução, além de excelente capacidade de manobra.
O AVN 132 é o eixo traseiro para ônibus com piso baixo, e é ideal para aumentar a agilidade do embarque e desembarque de passageiros e tempos de parada mais curtos. Também garante o conforto para os passageiros com seu funcionamento silencioso.