O projeto premiado foi a “Eliminação do Processo de Fosfatização”, que reduziu tanto o consumo de produtos químicos quanto o manuseio de produtos corrosivos e tóxicos na planta de São Bernardo do Campo (SP)
Texto e fotos: ZF
A ZF do Brasil venceu em 10/12 o 5º Prêmio de Responsabilidade Ambiental da Mercedes-Benz, em evento realizado no Espaço Mercedes, na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP). A premiação da fabricante de automóveis e veículos comerciais reconhece as boas práticas ambientais nos processos industriais e instalações de seus fornecedores. O trabalho premiado da ZF foi submetido à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz, UNICAMP E UFABC.
O projeto “Eliminação do Processo de Fosfatização” foi desenvolvido pela área de Engenharia de Processos da ZF de São Bernardo do Campo, para inibir e reduzir a geração e o manuseio dos resíduos e produtos químicos provenientes do antigo processo, minimizando assim os riscos de impactos ambientais na planta.
Outro ganho importante foi a disponibilização de 50% da capacidade da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para tratamento de outros resíduos, como efluentes das lavadoras, e utilização da água de reuso para outras aplicações dentro da empresa. Em tempos de secas e restrições hídricas, a planta está deixando de utilizar cerca de 36.000 metros cúbicos de água por ano no processo de fosfatização, contribuindo com a sociedade no uso racional da água.
O novo processo não requer aquecimento, sendo capaz também de reduzir o consumo de energia elétrica na etapa de acabamento protetor de componentes metálicos.
O desenvolvimento da nova tecnologia não promoveu apenas ganhos ambientais, mas também foi capaz de melhorar as condições ergonômicas e de saúde ocupacional dos colaboradores.
0 Comentários