- Saveiro é eleita a Melhor Picape do País;
- Motores 1.0 MPI do up! e Fox BlueMotion, 1.4 TSI do Golf e 2.0 TDI da Amarok foram premiados;
A Volkswagen conquistou quatro categorias no Prêmio Abiauto 2014, da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, cujo evento ocorreu ontem (4), em São Paulo. O júri composto por 60 jornalistas especializados elegeu a Saveiro a “Melhor Picape”.
O motor 1.0 MPI de até 82 cv que equipa o up! e o Fox BlueMotion foi eleito o “Melhor Motor entre 1.000 e 1.400 cm³”. O motor 1.4 TSI de 140 cv que equipa o Novo Golf conquistou a categoria “Melhor Motor entre 1.401 e 2.500 cm³” e o 2.0 TDI de 180 cv da Amarok venceu como “Melhor Motor Diesel de 2.000 a 3.500 cm³”.
“A conquista das premiações dos motores e da Saveiro como Melhor Picape demonstra o reconhecimento da imprensa brasileira da alta tecnologia aplicada no desenvolvimento dos nossos produtos”, afirma o gerente executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo, José Loureiro, que recebeu o prêmio em nome da Volkswagen. “Todas as equipes que trabalharam para o desenvolvimento e produção desses motores e veículos estão de parabéns”, diz Loureiro.
A picape compacta mais segura do País
A Volkswagen Saveiro é fabricada em São Bernardo do Campo (SP) e conta com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potência de 104 cv e 120 cv (etanol). Picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional, a Saveiro é oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla).
A versão Cross está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o consagrado motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.
O utilitário Volkswagen oferece o melhor sistema de freios entre as picapes compactas, contando com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 60% menos força para realizar a mesma desaceleração.
Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road, disponível para a versão Cross, que também oferece o controle de estabilidade (ESC). Há, ainda, o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – e o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial.
Alta tecnologia
O motor 1.0 MPI é da família EA211. Tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com duplo comando de válvulas no cabeçote (com variação na admissão) e quatro válvulas por cilindro, o motor e dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).
Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.
Disponível nas versões Comfortline e Highline do Novo Golf, o motor 1.4L TSI BlueMotion Technology a gasolina também pertence à família EA211. Com quatro cilindros e 16 válvulas, tem duplo comando no cabeçote. Esse motor combina as tecnologias de turbocompressor e injeção direta de combustível para desenvolver 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf na extensa faixa de 1.500 rpm a 3.500 rpm.
O motor 2.0 TDI que equipa a picape Amarok tem dois turbos e potência de 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, quando combinado ao câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
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