A JAC Motors apresentou aos jornalistas três novidades: o J2 2015 com motor Jet Flex, o T5, que chega no início do ano para brigar no segmento dos S.U.V. e o IEV – Intelligent Electric Vehicle, made in China, sem data marcada de estréia mas com direito a desfile pelas ruas de São Paulo
Texto e fotos: JAC Motors
Não é de hoje que a montadora gosta de peitar os mais fortes, mesmo nesses nossos tempos de crise técnica eles resolveram ousar e avançar mais no mercado dos compactos e entrar de vez no segmento S.U.V., um dos mais concorridos atualmente.
Na inauguração de uma nova concessionária da marca na Zona Norte da cidade de São Paulo, tive a oportunidade de conhecer de perto as três novidades, duas jã vão ganhar as ruas brasileiras no começo de 2015, a outra, o carro 100% elétrico ainda depende de outros ingredientes além da vontade de se ter um veículo ecologicamente corretos.
No caso dos compactos, o J2 é agora equipado com o conhecido motor 1.4 16V VVT, mas bicombustível, ou Jet Flex. Disponibiliza, na nova configuração, 110 cv quando abastecido com gasolina e 113 cv com etanol. Como todos os modelos flexíveis da JAC, o J2 também não necessita de tanquinho da partida a frio. A tecnologia Jet Flex, ao dispensar o reservatório, aprimora a praticidade de uso, tendo em vista que o dono do carro não precisa se lembrar corriqueiramente de abastecer o tanquinho no inverno ou se preocupar com gasolina “velha” por falta de uso no recipiente quando está no verão.
A nova calibração do sistema de injeção/ignição eletrônica, feita especialmente para o uso dos dois combustíveis em qualquer proporção, garantiu um ganho de 2 cv em relação à versão anterior movida a gasolina. Agora imagine essa cavalaria para impulsionar um carro de somente 915 kg? A relação peso/potência de 8,1 kg/cv é, seguramente, a melhor do mercado brasileiro em modelos compactos de entrada.
Com esse pacote, a esportividade, algo que nem é esperada em modelos na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil, torna-se uma vantagem intrínseca ao novo J2. Com comportamento de um legítimo “pocket rocket”, o J2 ultrapassa a marca de 190 km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos.
O carro ficou mais silencioso, a nova configuração do motor parece que "aliviou" o barulho do motor, abastecido com etanol, o carro fica mais arisco, tem largadas e retomadas mais rápidas e firmes e, com esse coração novo, parece ter eliminado o barulho do motor, que já não era incômodo, mas agora é quase imperceptível.
No exterior, apenas o pára-choque traseiro mudou, e agora tem desenho inspirado em um extrator de ar. O compacto continua completo ao oferecer direção elétrica, ar condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, CD Player com USB e até sensor de estacionamento, tudo isso por R$ 35.990.
JAC T5, o S.U.V. chega no começo de 2015
Apresentado pela JAC Motors no Salão do Automóvel, o veículo chegou junto com o lançamento do T6, É a grande aposta da montadora para 2015, foi lançado recentemente na China e é um dos maiores sucessos da história da JAC Motors no mercado local, com volumes de mais de 10 mil unidades mensais.
A novidade desembarcou por aqui e já passou pelas baterias de testes e todo o processo de nacionalização do modelo. Assim como todos os carros lançados pela JAC Motors até hoje no Brasil, o T5 rodará cerca de 1 milhão de quilômetros e passará por todos os ajustes e as alterações necessárias para ficar do jeito que o brasileiro gosta.
Segundo SUV da marca, o T5 exibe um design atual e agressivo, que certamente se distinguirá no segmento ao qual vai disputar. A carroceria possui 4,325 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, que garantem ao T5 porte e espaço de sobra para encarar seus rivais.
O design mescla belas linhas da carroceria à combinação de plástico preto na parte inferior dos pára-choques, incluindo frisos cromados na parte de cima. Faróis com led e projetores garantem um belo visual, assim como as lanternas de led na traseira.
No T5, a montadora vai lançar seu primeiro câmbio automático, do tipo CVT, com relações continuamente variáveis. Esse câmbio é uma das opções do modelo, uma vez que a versão com caixa manual de mudanças também estará disponível.
No teste que fiz, optei por usar o modelo manual, pois será esse o modelo de entrada do T5. É um carro muito bom de se dirigir, tem engates precisos, boa posição de motorista e não fica devendo nada aos modelos nacionais. Vai ser uma briga boa, principalmente porque a opção do câmbio automático é um belo chamariz.
JAC IEV – Intelligent Electric Vehicle, made in China
Com um dos maiores e mais importantes mercados de carros elétricos do mundo, a JAC Motors iniciou seus trabalhos neste segmento em 2010. O JAC IEV, que foi exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, corresponde à quarta geração dos modelos de propulsão totalmente elétrica da JAC na China.
Dotado de larga autonomia e usando um menor tempo de recarga, o avanço contínuo das gerações vai tornando os carros elétricos cada vez mais práticos. O modelo alcança velocidade máxima de 100 km/h e garante autonomia de até 170 km.
O tempo de recarga é de 12 horas no modo lento e 6 horas na rápida, auxiliado por um pequeno poste portátil que faz a interface de tomadas. A propulsão é feita através de um motor 100% elétrico de 42 kW, alimentado por baterias de lítio.
É a vez dos chineses mostrarem sua cara elétrica, colaborarem com o meio ambiente, mas o modelo ainda não tem preço nem programação para sua estréia nas rua brasileiras. Esperamos que não demore.
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