O produto, desenvolvido especialmente para o novo modelo da companhia de Borgo Panigale, é equipamento original das quatro versões da motocicleta nas medidas 110/80 R18 (dianteira) e 180/55 R17 (traseira)
Texto e fotos: Pirelli
O MT 60 RS é o pneu Pirelli escolhido para a SCRAMBLER DUCATI, o mais novo modelo da companhia sediada na cidade de Borgo Panigale em quatro versões: Icon, Urban Enduro, Full Throttle e Classic.
As rodas da frente 3.00'' x 18'' e de trás 5.50'' x 17'' da SCRAMBLER DUCATI foram projetadas mais leves e para se encaixar ao equipamento original enduro street da Pirelli, o MT 60 RS 110/80 R18 (dianteira) e 180/55 R17 (traseira). Estas duas medidas foram desenvolvidas especialmente para a SCRAMBLER com um design especial dos blocos, que oferecem excelente nível de dirigibilidade em qualquer terreno.
Além disso, para a nova SCRAMBLER, uma motocicleta contemporânea que é a mistura perfeita entre tradição e modernismo expressando a essência pura do motociclismo, a Ducati escolheu a Pirelli, confirmando os laços fortes entre as duas companhias italianas.
MT 60 RS é um produto consolidado dentro da gama enduro street da Pirelli e sempre foi referência para o segmento graças à habilidade de combinar a performance sports-road com tração em estradas sem pavimento. Durante o desenvolvimento das novas medidas solicitadas pela Ducati para as quatro versões da SCRAMBLER, a Pirelli redesenhou totalmente o MT 60 RS tanto nas especificações quanto na performance.
O padrão da banda de rodagem de todas as medidas do MT 60 RS, feito sob medida para a SCRAMBLER, apresenta maiores e mais variados tamanhos de blocos ao longo da superfície do ombro, o que ocasiona, desta forma, um design com múltiplas arestas de contato comparado ao que caracterizava o pneu original que possuía apenas uma. Como resultado, tem-se um decréscimo significante na proporção cheio/vazio e em um aumento da superfície de contato, com redução da mobilidade dos blocos da banda de rodagem.
Outro benefício é a redução da distância de frenagem, graças ao trabalho com o pneu da frente e a estabilidade maior tanto nas retas quanto nas curvas. Por fim, graças ao design múltiplas arestas de contato da banda de rodagem, o ruído gerado pela rodagem do pneu no asfalto é reduzido significantemente em comparação ao MT 60 RS original.
O aprimoramento do produto se completa com os novos compostos, com a vantagem da experiência adquirida nos últimos anos pela Pirelli neste campo.
No pneu da frente, utiliza-se um composto que deriva diretamente do esportivo DIABLO ROSSO™ II com balanceamento entre sílica e negro de fumo, que proporciona uma condução dinâmica e com alta aderência tanto no seco quanto no molhado.
Quanto ao traseiro, a opção foi por um composto sport touring com alto conteúdo de sílica, para garantir um elevado rendimento quilométrico e aderência no molhado.
Por fim, a estrutura do pneu da frente foi totalmente remodelada. O modelo anterior era radial com cinturas convencionais. O atual continua radial, mas agora com cintura de aço a 0°, trazendo benefícios significativos em estabilidade e precisão na condução.
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