O Ford Novo Ka foi eleito o "Carro do Ano 2015", prêmio de amplo prestígio da indústria automotiva brasileira, e conquistou também o título de "Motor do Ano" com o novo 1.0 TiVCT Flex

Texto e fotos: Ford

Promovido pela revista Autoesporte, da editora Globo, é o mais tradicional do País com perto de 50 anos de existência.


Na eleição do Carro do Ano, o júri, formado por jornalistas especializados de publicações nacionais associadas à organização Globo e outros convidados de vários meios de comunicação escrita e digital, avaliou quesitos como mecânica, segurança, economia, desempenho, tecnologia, conectividade, conforto, praticidade, design, aerodinâmica e adequação ao mercado.
"Estes prêmios são uma vitória não só para os times da Ford, mas para toda a engenharia brasileira", destacou Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. "O Novo Ka é um projeto global totalmente novo, desenvolvido no Brasil, que está sendo reconhecido tanto pelos especialistas como pelos consumidores, o que nos deixa extremamente satisfeitos."
O título de "Carro do Ano" coroa a estreia vitoriosa do Novo Ka, que em apenas três meses no mercado tornou-se um sucesso de vendas, com mais de 10 mil unidades comercializadas em novembro, e conquistou os principais reconhecimentos do mercado. Ele venceu também os prêmios: Americar (Associação América Latina da Imprensa de Carros) de Melhor Carro da América Latina e Melhor Design América Latina; Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva) de Melhor Compacto, Melhor Carro Nacional e Melhor Carro Abiauto; Top Car TV (jornalistas especializados em automóveis de TV e internet) de Melhor Compacto Nacional; e 10Best, da Car and Driver.


O Novo Ka se destaca pelo design de linhas modernas e inteligentes,  interior espaçoso e funcional e conteúdo de equipamentos. Ele vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, chave canivete com controle remoto, rádio MyConnection com Bluetooth e MyFord Dock - compartimento exclusivo que permite acomodar o celular ou GPS no painel.
Tem também freios ABS com distribuição eletrônica e controle de frenagem em curvas e é o único do segmento com a opção de controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac) e assistente de partida em rampa. Na conectividade, é o primeiro no Brasil a oferecer sistema SYNC com comando de voz, AppLink para acesso a aplicativos do celular e Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao SAMU em caso de acidente grave.

Motor do Ano
O 1.0 TiVCT Flex do Novo Ka venceu como "Motor do Ano" concorrendo com outros 13 finalistas. Com três cilindros e projeto de última geração, ele tem a maior potência e torque da sua cilindrada, com 85/80 cv e torque de 105/100 Nm com etanol e gasolina. Também é o mais econômico entre os carros 1.0 com ar-condicionado no ranking do Inmetro.


Duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escape, com quatro válvulas por cilindro, sistema eletrônico de partida a frio "Ford Easy Start", sistema de arrefecimento em dois estágios, correia primária com funcionamento em óleo e coletor de escape integrado ao cabeçote são outras características quer contribuem para otimizar seu rendimento e durabilidade.
Conta ainda com um sistema inovador de eliminação de vibrações, que em lugar dos contrapesos tradicionais utiliza o desbalanceamento proposital da polia para um funcionamento mais suave e silencioso.