No ano em que completou 30 anos de atividades ininterruptas, a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva reforçou ainda mais seus compromissos com as diretrizes do Inovar-Auto

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Seminários de Emissões, de Eletroeletrônica e de Segurança Veicular, simpósios internacionais de Engenharia Automotiva (SIMEA), de Combustíveis, de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, além de cursos presenciais, online, in company, três premiações (Prêmio AEA de Meio Ambiente, Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros e Selo Conpet) e os trabalhos das Comissões Técnicas, envolvendo mais de 750 engenheiros e técnicos automotivos. Este foi o resultado das atividades da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva ao longo de 2014. Mas, como no ano passado, o Programa Inovar-Auto foi o centro das atividades da entidade.
“Como já prevíamos nos anos anteriores, com o Novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, a engenharia automotiva brasileira ganharia papel preponderante na indústria automobilística nacional nos anos subsequentes. Em 2014 não foi diferente”, avalia Antonio Megale, presidente da AEA, “por isso, a nossa pauta em todos os eventos foi o Inovar-Auto”.
Com a instituição do Inovar-Auto, em outubro de 2012, a diretoria executiva e as comissões técnicas da AEA passaram a pautar e dar prioridade a todos os temas relacionados ao programa, como  a classificação das atividades de P&D e engenharia, assim como temas ligados à segurança/qualidade veicular e às emissões veiculares. Em paralelo, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva reforçou os debates em torno dos temas de reciclagem veicular e renovação de frota.
A AEA, em 2014, destaca a evolução dos estudos do Grupo de Trabalho Especial de Inovação, relacionamento com a Latin NCap, criação da Comissão Técnica de Segurança de Testes de Impacto, alinhamento de parcerias com países da América Latina [Argentina e México] e também com a ACEA – European Automobile Manufacturers Association.
De todas as atividades correlacionadas ao Inovar-Auto, a mais importante foram os avanços conquistados pelo Grupo de Trabalho Especial de Inovação, de iniciativa da AEA em parceria com a ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento e das Empresas Inovadoras e a Inventta BGI – Consultoria em Inovação Tecnológica [na sequência, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sindipeças e USP], que se propôs a discutir os  impactos do novo regime automotivo, em especial quanto às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, que resultaram na criação do Manual de Boas Práticas, em fase final de confecção.
Segundo Megale, “a AEA está em fase final de compartilhar conhecimento por meio de manual técnico, instrumento imprescindível para dirimir questões relacionadas ao novo regime e, com isso, auxiliar as empresas no atendimento às exigências do Inovar-Auto, até outubro de 2017, prazo de submissão das metas de redução de emissões e de consumo por parte montadoras e importadoras que se habilitaram ao programa”.
No balanço 2014 da AEA, destaque também para a criação das novas Comissões Técnicas de Veículos Elétricos, Veículos Híbridos Pesados, Aldeídos para Motocicletas e Segurança para Testes de Impacto. Além disso, a criação dos Grupos de Trabalho de ORVR (Onboard Refueling Vapor Recovery) e de Acústica para Pesados.

SIMEA 2014 – Entre os eventos organizados e promovidos pela AEA, o SIMEA 2014 - Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, com tema “Inovar-Auto e a Evolução Tecnológica no Brasil”, foi mais uma vez o destaque do ano. O evento reuniu mais de 1.200 participantes e representantes do Governo e das entidades de classe como Abeifa, Abraciclo, Afeevas, Anfavea, Denatran, IBAMA, INMETRO, JAMA (Japão), MCTI, MDIC e Sindipeças.
Em parceria com a Automaker Media, a edição do SIMEA deste ano também apresentou a mostra de tecnologia com cerca de 40 empresas expositoras. Para as sessões técnicas do SIMEA 2014, 101 resumos foram inscritos, dos quais 63 trabalhos foram apresentados.
A diretoria executiva da AEA já definiu o tema do SIMEA 2015: “Tecnologia e Conectividade Melhorando a Mobilidade”. Foi definido também o presidente da comissão organizadora da 23ª edição, o engenheiro Marcos Clemente, da Mahle.
Ainda na área de eventos, em 2015 serão acrescidos mais dois seminários, os de Propulsões Alternativas e de Integração de Modais. Segundo o presidente da entidade, Antonio Megale, “a AEA precisa estar alinhada com as tendências de tecnologia e de mobilidade. Ambos os eventos são demandas que se constituíram a partir do governo e dos representantes da área técnica e da sociedade”.


Registro histórico - A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva comemorou no último dia 24 de julho 30 anos de atividades ininterruptas como a mais importante entidade técnica do setor automotivo brasileiro, cuja contribuição associativa nesse período passou por conhecer e adaptar tecnologias internacionais, na construção de programas de redução de emissões veiculares, no desenvolvimento da tecnologia flexfuel, participação efetiva nas questões da mobilidade nacional e, mais recentemente, na mais expressiva política de incentivo à indústria, o Inovar-Auto.
Doze presidentes estiveram à frente da AEA, alguns com mais de um mandato: Augusto Cezar Saldiva de Aguiar, Wilson Carvalho, Nedo Eston de Eston, Luso Ventura, Claus Bromberg, Henry Joseph Jr., José Edison Parro, Marcos Madureira, Geraldo Rangel, Marco Antonio Saltini, Franco Ciranni e o atual, Antonio Megale.
Aliás, vários presidentes da AEA estiveram reunidos no último Jantar AEA do Meio Ambiente, no dia 2 de junho, em São Paulo, quando puderam ser registros também um uma foto histórica.
A proposta de criação de uma associação de engenharia automotiva surgiu durante a realização da 1ª edição do SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, em 1983, em Brasília. No ano seguinte, também em Brasília e na 2ª edição do SIMEA, nasceu a AEA, com o objetivo de ser um fórum independente de debates técnicos do setor automotivo brasileiro, com a participação do Governo Federal, da indústria e da universidade.
“A AEA completou seus primeiros 30 anos no momento mais importante da indústria automobilística nacional, ou seja, de desafios do Inovar-Auto, que certamente levarão o País a um patamar mais competitivo no mercado automotivo internacional”, afirma Antonio Megale, presidente da entidade, para quem “nesse contexto, ganham sobretudo os engenheiros automotivos brasileiros que reforçam seu papel como protagonista da indústria automobilística do Brasil.”
Para comemorar esse feito, a entidade lança o seu livro “AEA – 30 anos”, editado pela Blücher, no qual é feito um paralelo da indústria e da engenharia automotiva com fatos político-econômicos do período 1984-2014.


Nova diretoria -  Em votação realizada no último dia 12 de novembro, Edson Orikassa (Toyota) e Sidney Oliveira (Bosch) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, para o período de 2015/16. Eles serão empossados no próximo dia 2 de janeiro, quando devem anunciar os demais diretores da nova gestão.