Técnico da Federal-Mogul chama a atenção para o sistema de freios, um dos principais itens de segurança
Texto e fotos: Secco Consultoria
O fato de cerca de 36% dos automóveis terem apresentado deficiência no sistema hidráulico de freios, em recente programa de inspeção, realizado em São Paulo, motiva a Bendix a ressaltar a importância de revisão prévia antes da viagem para o período de férias de fim de ano. Outra razão para essa recomendação é que 33% dos veículos avaliados apresentaram deficiência em pelo menos um dos importantes sistemas, comprometendo o nível de segurança.
Ao analisar o resultado, Fanio Scarel, engenheiro de aplicação da Federal-Mogul, fabricante de componentes de freios Bendix e Jurid, esclarece que o sistema de freios deve merecer absoluta prioridade por ser o principal item de segurança ativa do automóvel. E explica que o sistema hidráulico é o responsável pela força que o pedal transmite às pastilhas ou lonas e garantir a frenagem do veículo.
Denominada 1º. Pit Stop dos Consultores Automotivos do Jornal Farol Alto, a inspeção teve o objetivo de avaliar os veículos neste momento que antecede o período de férias de fim de ano, com aumento natural do tráfego de veículos nas estradas.
O engenheiro Fanio Scarel lembra que o sistema hidráulico é a alma dos freios do veículo, mas normalmente esquecido pelos proprietários. E que a verificação do nível de fluido é simples e pode ser feita pelo reservatório instalado no cofre do motor, com indicação do nível mínimo que deve conter para garantir frenagem segura. Complementa que, além do sistema hidráulico, também deve ser examinado o estado das pastilhas, lonas, tambores e discos.
Troca de fluido
O manual de proprietário dos veículos indica o momento de substituição do fluido de freio. Mas, independente das recomendações do fabricante, o engenheiro explica que deve ocorrer a cada 10.000 quilômetros ou uma vez por ano. E ressalta a importância de obediência às recomendações porque o fluido de freio tem validade e, por ser higroscópico (absorver a umidade do ar), pode ter as suas propriedades físicas e químicas alteradas e empobrecidas, comprometendo a eficiência do sistema. Outra advertência de Scarel: nível baixo do fluido significa que o sistema pode estar com vazamento ou com desgaste do material de fricção (pastilhas e lonas de freio).
Além do sistema hidráulico, o engenheiro Scarel transmite a recomendação de atenção aos demais componentes do conjunto de freio.
Desgaste das pastilhas/lonas de freio – Com inspeção visual ou aviso sonoro. Algumas pastilhas de freio têm um sensor de desgaste elétrico ou mecânico que sinaliza o momento da troca.
Verificação visual dos componentes - Molas de retorno e retenção, alojamento das pastilhas e sapatas, buchas e componentes de borracha. Borrachas e metais umedecidos por fluido de freio indicam vazamento dos anéis ou dos retentores. Caso isto ocorra, é necessária a substituição urgente do componente comprometido.
Altura ou espaço percorrido pela alavanca de freio de mão. Longo curso da alavanca de freio de estacionamento indica desgaste do material de fricção, posicionamento irregular, falta ou inexistência de regulagem automática das sapatas ou quebra de componentes do sistema traseiro.
Profundidade de acionamento do pedal de freio. Caso o pedal apresente longo curso/espaço para acionamento dos freios, revela a existência de algum problema, como desgaste de pastilhas ou lonas, falta de regulagem das sapatas, ar no sistema hidráulico ou vazamento de fluido.
Desvio direcional do veiculo. Quando, ao frear o veículo, existir desvio de direção (rodas puxando para os lados) demonstra algum tipo de falha no sistema de freio ou nos componentes de suspensão do veiculo.
Odor do sistema de freio. Odor exalado pelo sistema sinaliza possível irregularidade, como travamento ou pastilhas ou lonas com dilatação. Com exceção de instalação recente do material de fricção ou após os freios serem muito exigidos em situações adversas, como em descida de serra, ladeiras ou exigido em alta velocidade.
IRREGULARIDADES DETECTADAS NO PIT STOP
- Limpadores de para-brisa 54,72%
- Sistema hidráulico (freios) 35,85%
- Sistema de arrefecimento 37,74%
- Nível de óleo do motor 33,96%
- Embreagem dura 35,85%
- Bateria 9,43%
- Pressão dos pneus dianteiros 62,26%
- Pressão dos pneus traseiros 71,70%
- Extintor de incêndio 39,62%
- Sistema de direção 15,09%
- Sistema de exaustão 20,75%
- Suspensão 13,21%
- Amortecedores 56,60%
- Análise de gases 16,98%
- Estepe irregular 13,21%
- Iluminação 50,94%
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