A nova animação da Disney tem cheiro e Oscar® e trás uma visão moderna da relação entre homens e máquinas

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Disney

Não é de hoje que o cinema procura criar relações, no passado, eram os animais superdotados que faziam a festa dos grandes estúdios quando se precisava de um herói fora dos padrões humanos. Com o passar do tempo, e com a evolução natural do homem, vieram os carros, na época menos inteligentes que os atuais, mas com características humanas de ação e reação.


Claro que depois de Guerra nas Estrelas o mundo nunca mais foi o mesmo, os robôs criados pela cabeça de George Lucas eram a sensação, tanto o humanóide C3PO quanto o dróide astromecânico R2-D2, estiveram presentes nos seis longa metragens e mostravam o lado mais equilibrado entre a fúria humana e a consciência cibernética.


Foi com essa pegada moderna e atual que surgiu a idéia de se produzir Operação Big Hero (Disney) um filme de animação em 3D que custou US$ 165.000.000 (nota: é o mesmo orçamento de Interestelar, um filme com cenários e seres humanos) que é sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, onde estreou no mês passado e chega ao Brasil hoje, 25 de dezembro, dia de natal.


Claro que a produção leva tudo de melhor que a Disney oferece, principalmente das empresas que agora repousam sob seu guarda-chuva. Na história inspirada na série de quadrinhos da Marvel, Operação Big Hero é uma comédia de ação e aventura, que se passa na cidade de São Fransokyo, uma mistura de São Francisco e Tóquio. Hiro Hamada é um gênio da robótica e utiliza seu dom graças a seu brilhante irmão Tadashi.


Depois de estranhos acontecimentos que atingem a cidade, Hiro se une aos seus melhores amigos: o robô Baymax, a veloz Go Go Tomago, o obcecado por organização Wasabi, a especialista em química Honey Lemon e o fã de quadrinhos Fred. Determinados a solucionar o mistério e com ajuda da tecnologia eles iniciam os treinamentos para se tornarem os novos heróis da cidade.


Com um roteiro muito bem executado por Robert L. Baird e Daniel Gerson (Monstros S.A., Universidade Monstros) apresentando estilo de ação dos gibis, têm tudo de melhor que se pode imaginar em termos de evolução do texto com relação à história a ser contada. Mas de nada adianta um bom roteiro sem uma grande execução, e para isso a Disney não guarda dinheiro debaixo do colchão.


A equipe de animação foi composta por 103 integrantes (15 animadores a mais do que Frozen - Uma Aventura Congelante) e capitaneados pelos diretores Don Hall (Ursinho Pooh) e Chris Williams (Bolt - O Supercão), que usaram as técnicas mais modernas em animação 3D para a criação de grandes cidades. Para se ter uma idéia, o sistema Denizen é um programa que possibilitou a criação de multidões maiores e mais convincentes. Ele criou 670 personagens únicos, cada um com 32 combinações de roupa além de 32 diferentes tons de cabelo e pele. Isso significa que os cineastas podiam convidar 686.080 personagens únicos para a festa em San Fransokyo sem repetir nenhum. Na cena no porto eram mais de 6.000 pessoas, 23 bairros foram construídos em 3D, 83.149 terrenos do total de 150.000, 18,8 milhões de partes de construções, 215.000 postes de iluminação e 260.000 árvores.


É um primor em arte, técnica, roteiro, música e a indefectível qualidade Disney nas suas animações, mas é antes de tudo um filme de relações interpessoais profundas, tratadas com toda a sensibilidade que vai fazer com que adultos e crianças riam e chorem, vai mostrar novos e velhos conceitos misturados a uma nova tecnologia que atinge os humanos nos dias de hoje. Operação Big Hero não é só um desenho imperdível, é como devemos ver nossos amigos, inimigos e pets daqui pra frente.


Por falar em pets, chegue cedo e não perca a animação O Banquete que antecede o filme e claro, como todo bom representante da Marvel, a seqüência após os créditos, que é obrigatória e reveladora. Leve a família toda e aproveite antes que o ano mude!


A gente se encontra na semana que vêm!

Beijos & queijos

Siga-me no twitter: @borrachatv
Curta minha página no Facebook: www.facebook.com/borrachatv