• Novo Fox recebeu classificaĂ§Ă£o 15 no estudo promovido pelo Centro de Estudos de Segurança ViĂ¡ria (CESVI);
  • Modelo Volkswagen Ă© o que oferece o maior nĂºmero de recursos de tecnologia de seu segmento;

Texto e fotos: Volkswagen

O Volkswagen Novo Fox Ă© o modelo com menor custo e tempo de reparo em caso de colisĂ£o, em comparaĂ§Ă£o aos seus concorrentes diretos no mercado nacional. O modelo, que acaba de chegar Ă s concessionĂ¡rias, recebeu a classificaĂ§Ă£o 15 no Car Group, ranking de reparabilidade estabelecido pelo CESVI Brasil (Centro de ExperimentaĂ§Ă£o e Segurança ViĂ¡ria), entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veĂ­culos e pela indĂºstria automotiva nacional.


“A conquista do Novo Fox reforça o amplo trabalho que vem sendo realizado pela Volkswagen, que prioriza a satisfaĂ§Ă£o dos clientes, buscando oferecer veĂ­culos com excelente relaĂ§Ă£o custo-benefĂ­cio e valores reduzidos de reparo, sem abrir mĂ£o da qualidade, da robustez e da segurança”, afirma o gerente executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares da Volkswagen do Brasil, Antonio Carnielli Jr.
O Ă­ndice Car Group Ă© baseado nos resultados de testes de impacto em baixa velocidade feitos pelo CESVI, que avaliam a extensĂ£o dos danos e a facilidade de reparo apĂ³s uma colisĂ£o a 15 km/h. A pontuaĂ§Ă£o varia entre 10 a 60: quanto menor o Ă­ndice, menor o custo do reparo.
Mais moderno, atraente e sofisticado, o Novo Fox chegou ao mercado como o veĂ­culo com mais recursos de tecnologia de seu segmento. O modelo, que revolucionou o mercado nacional e criou uma categoria inĂ©dita no PaĂ­s, oferece recursos de segurança e itens de conforto que geralmente sĂ£o encontrados em veĂ­culos de categorias superiores.


Entre os destaques do Novo Fox estĂ£o o controle eletrĂ´nico de estabilidade (ESC), a ampla gama de motores e transmissões – incluindo o novo motor 1.6l MSI e o inĂ©dito cĂ¢mbio manual de seis marchas –, o sistema park pilot (com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro), o easy trunk (sistema elĂ©trico de abertura elĂ©trica da tampa do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen), o easy drive (direĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica) e os farĂ³is de neblina com luz de conversĂ£o estĂ¡tica (cornering light). HĂ¡, ainda, bloqueio eletrĂ´nico do diferencial (EDS), controle de assistĂªncia de partida em rampa (HHC) e sistema de navegaĂ§Ă£o embutido no painel RNS315.
Outros destaques do modelo sĂ£o o M-ABS, ou TC (Traction Control ou Controle de traĂ§Ă£o) e o HHC (Hill Hold Control ou controle de assistĂªncia de partida em rampa). O M-ABS, uma evoluĂ§Ă£o dos freios ABS, tem a funĂ§Ă£o de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleraĂ§Ă£o ou quando o veĂ­culo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor. JĂ¡ HHC atua em aclives acima de 5%, o sistema mantĂ©m o veĂ­culo freado por atĂ© 2 segundos, apĂ³s o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios sĂ£o liberados progressivamente durante a aceleraĂ§Ă£o, permitindo a partida do veĂ­culo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

Modelos que sĂ£o referĂªncia
Com o resultado do Novo Fox, a Volkswagen conta com quatro modelos que sĂ£o referĂªncia no Ă­ndice do Car Group, em comparaĂ§Ă£o aos seus respectivos concorrentes de mercado. AlĂ©m de ser o modelo fabricado no Brasil mais seguro do PaĂ­s, o up! tem atualmente classificaĂ§Ă£o 11, atingindo o melhor resultado nĂ£o apenas dentro de sua categoria, mas tambĂ©m entre todos os veĂ­culos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base outubro de 2014).
A Saveiro 2015 Ă© a campeĂ£ no baixo valor do custo de reparo pelo quarto ano consecutivo na categoria picape compacta cabine simples. O modelo chegou ao mercado em março deste ano para assumir o posto de picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional. A Saveiro passou a contar, de sĂ©rie, em todas as suas configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas. E a Saveiro Cabine Dupla, que acaba de chegar ao mercado, manteve a excelĂªncia do restante da linha da picape compacta Volkswagen, sendo a melhor de sua categoria.
O SpaceFox Ă© bicampeĂ£o no baixo valor do custo de reparo no segmento de station wagon compacta. O modelo, que introduziu no PaĂ­s o conceito de sportvan – reĂºne a esportividade das peruas (station wagons) e a versatilidade e espaço interno dos veĂ­culos multiuso –, na linha 2015 recebeu atualizações no visual e novos itens de tecnologia e segurança.