• Primeiro SUV premium compacto da marca fará sua estreia na América Latina;
  • Destaque para o inédito motor 2.0L turbo com injeção direta;
  • Modelo estará disponível no mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre de 2015;
  • Conceito RC-Coupe também será exibido no estande Lexus;

Texto e fotos: Lexus

A Lexus participa da 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, com seu estande baseado no conceito global “Amazing in Motion”. Como grande atração, a marca apresenta, pela primeira vez na América Latina, o NX, seu primeiro SUV compacto. Desenvolvido para completar a gama de utilitários esportivos da Lexus, o NX estará disponível no mercado nacional no primeiro trimestre de 2015, nas versões 200t Luxury e 200t F-Sport.


Com design inovador, o NX tem estilo arrojado. O modelo foi projetado para proporcionar ao condutor uma sensação de agilidade, incorporando às características de um SUV diversos elementos de um carro esportivo.
Inspirado em veículos de alta performance, o NX possui transmissão automática de seis velocidades e é o primeiro automóvel Lexus a ser equipado com motor 2.0L de 4 cilindros turbo, movido a gasolina e com injeção direta de combustível, que rende 238 cv de potência.
A cabine esportiva do NX dispõe de tecnologia de ponta redefinindo a interação do motorista com o veículo, com itens como o primeiro medidor de pressão do turbo da marca, o Lexus Remote Interface Touchpad™, além do inédito medidor de aceleração da força G, o G-Force™ Lexus.


RC
Outra novidade da Lexus no salão é o RC-Coupe, apresentado pela primeira vez como conceito no Salão de Tóquio de 2013 e já disponível para vendas no Japão. Com desenho extremamente agressivo e marcante, o veículo explora novas fronteiras para a Lexus, unindo um motor a gasolina de seis cilindros em V com outro propulsor híbrido de alta performance, evidenciando esportividade e todo o luxo progressivo da marca.


Além do NX e do RC, também estará exposta toda a linha de produtos da marca disponível no País: o hatchback CT 200h (híbrido), os sedãs médios IS 250, os sedãs executivos ES 350 e LS 460L e o SUV médio RX 350.


CT 200h
O Lexus CT 200h é o primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo e chegou ao mercado brasileiro nas versões Luxury e F-Sport, na última edição do Salão do Automóvel, em 2012. O veículo, dotado da tecnologia híbrida da Toyota, pioneira no Prius, apresenta consumo de combustível extremamente baixo, de 19 km/l em ciclo urbano e, recentemente, foi eleito o carro híbrido favorito dos norte-americanos. O CT 200h utiliza dois motores: um a gasolina e outro elétrico, gerando potência combinada de 138 cv. A linha reestilizada do modelo foi lançada este ano, com uma nova versão de entrada, nominada ECO.


IS 250
Disponível no mercado brasileiro nas versões Luxury e F-Sport, o sedã esportivo IS 250 está em sua terceira edição, e foi projetado cuidadosamente para privilegiar o prazer de direção ao condutor. Novas técnicas de soldagem a laser e de junção de peças da carroceria com adesivos, juntamente com a soldagem por pontos, tornaram possível a maior rigidez do modelo. Isso aumenta a estabilidade e o conforto ao volante, sem comprometer a agilidade do veículo.


ES 350
A nova geração do sedã mais vendido da Lexus no mundo foi apresentada em abril de 2012 no Salão de Nova York, e chegou ao Brasil em novembro do mesmo ano. O ES 350 é equipado com motor V6 de 3.5 litros Dual VVT-i, que rende 277 cv de potência a 6.200 rpm e torque de 35,3 kgf.m a 4.700 rpm. Possui transmissão automática inteligente de seis velocidades, controlada eletronicamente e com opção de trocas sequenciais, que lhe conferem um desempenho único na categoria, combinando performance e conforto.


LS 460L
O carro-chefe da Lexus é uma arrojada mistura de refinamento e evolução, e garante dirigibilidade superior e tecnologia de ponta em todos seus componentes. Considerado um dos modelos de maior prestígio no mercado de luxo no mundo, o LS 460L oferece um conjunto mecânico primoroso, tanto para os adeptos de uma condução mais moderada quanto para os fãs de uma direção mais dinâmica. Possui motor V8 de 4,6 litros e 32 válvulas, Dual VVTiE, acionado por atuador elétrico, que gera 347 cv de potência a 6.400 rpm, com torque de 46,4 kgf.m a 4.000 giros.


RX 350
Lançado em 1998, o RX foi o primeiro crossover/SUV de luxo do mundo, capaz de oferecer o conforto de um carro de passeio com a versatilidade de um utilitário esportivo. Um fator-chave para a agilidade de condução do RX 350 é o design único da suspensão traseira, com braços triangulares superpostos. As versões regular e F-Sport são equipadas com um motor V6 de 3.5 litros VVT-i, que gera 277 cv de potência máxima a 6.200 rpm. O sistema VVT-i controla o tempo de abertura das válvulas de admissão, otimizando a dirigibilidade e a performance do modelo.


NX 200t
Design Externo
Com linhas que transmitem um visual inovador e ousado, o desenho do NX foi esculpido para demonstrar um olhar ágil, enquanto insinua o incrível poder concentrado em seu interior. A forma agressiva do modelo torna a sua funcionalidade e maior desempenho evidentes à primeira vista.
As partes frontal e traseira do NX fundem-se em forma de diamante com o restante do carro. As laterais atribuem ao modelo um visual musculoso, com vincos e linhas que se prolongam até o porta-malas.


A versão Luxury do NX mantém o senso de presença Lexus com sua imponente grade frontal em formato Spindle, rodas 17’’, faróis traseiros de LED com a assinatura em “L”. Luzes de circulação diurna expressam com firmeza a linguagem do design arrojado, característico do modelo, e teto solar elétrico com sistema antiesmagamento.
A configuração F-Sport apresenta um desenho ainda mais agressivo e esportivo. Entre os itens exclusivos da versão, destaque para grade do para-choque “Mesh”, rodas 18’’ de alumínio, espelhos exteriores em preto, teto panorâmico, além de acabamentos do painel em aço escovado, bancos esportivos e opções de cores internas exclusivas.
Com relação às dimensões gerais, o Lexus NX 200t possui as seguintes medidas:
  • 4,63 m de comprimento;
  • 1,845 m de largura;
  • 1,635 m de altura;
  • 2,660 m de entre-eixos.


Design Interno
O interior do NX remete diretamente ao premium e combina a sensação urbana do veículo com a beleza estrutural de uma máquina de alta performance, maximizando o luxo e a funcionalidade.
Seguindo os padrões Lexus, que buscam proporcionar a seus clientes o conforto típico dos veículos da marca, as duas versões do NX 200t disponíveis no mercado brasileiro possuem acabamentos internos confeccionados em materiais requintados, como detalhes em couro no volante, nos bancos, manopla de transmissão, painel e console central, além de revestimento em padrão madeira e metal no painel central e portas.
Protetores de joelhos, localizados em ambos os lados da estrutura da carroceria, servem de apoio para condutor e passageiro, proporcionando maior conforto aos ocupantes.
O painel de instrumentos é dividido em duas zonas distintas: uma de informação e outra de operação, representando uma evolução do conceito de design para o condutor.
A cabine foi projetada para priorizar o bem-estar e o espaço interno. O NX possui o mais baixo ponto de cintura do segmento, caracterizando sua esportividade.
Com 2,66 m de entre-eixos, o NX está no topo de sua categoria também em termos de espaço interno para os passageiros dos bancos traseiros. O padrão acolchoado dos assentos e a espessura almofadada variada expressam o estilo crossover do veículo.


Conforto e conveniência
O NX 200t conta com itens que priorizam e elevam o conforto e bem-estar dos ocupantes, desde os menores detalhes, até funções inéditas a bordo de um Lexus. Tudo isso garantindo qualidade artesanal em acabamentos, sem perder a robustez e a agressividade marcantes de um SUV.
Equipado com ar-condicionado dual zone digital, o modelo dispõe de diferentes modos de direção: Eco, Normal e Sport, na versão Luxury, acrescido de Sport +, na F-Sport. Entre as facilidades, o NX conta com sistema de assistência ao arranque em subida, smart entry e start button, hodômetro digital e indicador ECO driving.
Integram o sistema multimídia do NX itens como Bluetooth®, navegação GPS, rádio AM/FM, DVD player, MP3/WMA, tela LCD com TV digital. O modelo também tem computador de bordo que revela ao condutor o consumo, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, além das informações do áudio e GPS.
Para garantir melhor experiência de conforto aos ocupantes, o Lexus NX tem porta-objetos no centro e laterais do painel e portas traseiras, descansa-braços central e porta-copos para condutor e passageiros. Na versão F-Sport, os bancos dianteiros contam com sistema de aquecimento e ventilação e regulagem elétrica para oito posições, incluindo ajuste lombar para motorista.
Os espelhos retrovisores internos e externos são elétricos e equipados com sistemas de iluminação, aquecimento automático, indicadores de direção e recurso Tilt Down.
Entre as tecnologias inéditas em um Lexus, o NX 200t F-Sport possui sistema Wireless Charging Tray, para carregamento sem fio de dispositivos portáteis compatíveis e painel multi-informativo com display Head-up, permitindo ao motorista a visualização de informações de direção sem desviar o olhar do tráfego. Destaque também para a tela com comando remoto por touchpad, disponível nas duas versões.


Segurança
A linha NX é repleta de itens de segurança. As duas versões que estarão disponíveis no mercado nacional são equipadas com 10 air bags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, estes para motorista e passageiro do banco dianteiro).
Há ainda freios ABS dianteiros e traseiros com distribuição eletrônica de frenagem e assistência, controle eletrônico de tração e estabilidade, faróis de LED com lavadores e regulagem automática de altura e cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força para todos os ocupantes.
O pacote de segurança completo inclui controle de velocidade de cruzeiro, alerta de partida, monitor de ponto cego, farol de neblina traseiro, lanternas frontais estendidas, que aumentam o campo de visão do motorista, além de sistema de suspensão adaptativo variável (AVS), proporcionando melhor conforto e garantindo a esportividade do modelo.


Motorização
Com tração 4x4, o NX é equipado com motor de 4 cilindros DOHC 16V Dual VVT-i turbo, com injeção direta, que entrega potência máxima de 238 cv a 5.600 rpm e atinge torque de 35,7 kgf.m entre 1.650 rpm a 4.000 rpm, aliando excelente economia de combustível a uma direção ágil e aceleração prazerosa.
O novo motor turbo foi testado por mais de um milhão de quilômetros em diversas condições, incluindo ambientes extremos, e traz a combinação avançada do cilindro refrigerado à água, cabeçote integrado ao coletor de escape e carregador de rolagem.
A transmissão automática de seis velocidades foi adotada para, em conjunto com o novo motor turbo, oferecer uma sensação única de direção. Ela apresenta nova lógica de controle de torque por demanda, que calcula a força necessária para maximizar a resposta rápida de aceleração, reduzindo o consumo de combustível.