Em todas as edições do Salão Internacional do Automóvel, a Fiat leva para seu estande um conceito que demonstre a imagem da marca: da empresa jovem, inovadora, pioneira e democrática. Agora em 2014 não foi diferente
Texto e fotos: Fiat
Líder de vendas há 12 anos no mercado brasileiro, a Fiat assumiu a rua como território de comunicação. E esse será o conceito chave do Salão do Automóvel este ano.
Com a chamada "evolução da visão da rua" — que é meio e não fim, e também catalisadora da conexão com as pessoas —, será possível passear por linhas, inclinações e ângulos impactantes, com uso de luzes e painéis de led, em forma e interatividade inusitadas. Tudo planejado para demonstrar os produtos que fazem da Fiat um sucesso de mercado.
Como avant premier o visitante conhecerá no Salão duas grandes novidades que a Fiat lançará nos próximos meses, o 500 Abarth e o Novo Bravo 2015. Também será destaque o novo concept car FCC4, que explora uma nova linguagem de design. Da charmosa família 500 também estará presente no estande da Fiat o 500e, que revela toda tecnologia de um citycar elétrico. E ainda, toda a gama de produtos Fiat, como por exemplo, o Novo Uno 2015 que acabou de chegar ao mercado trazendo novas e inéditas tecnologias, como o Start&Stop, um recurso de última geração que desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, que passa a ser referência nacional em economia de combustível e de baixas emissões de CO2.
O estande também traz uma área exclusiva para exposição de duas supermáquinas, desejo dos apaixonados por carro e por velocidade, a Ferrari 458 Speciale e a Maserati Quattroporte, marcas pertencentes ao mesmo grupo da Fiat, que se encontram no cenário do automobilismo de alto desempenho e luxo.
O FCC4 é um exercício de design desenvolvido pelo Fiat Design Center Latam e, mais do que adotar uma tipologia específica para um carro, ele trilha caminhos híbridos, traz dimensões generosas e altura do solo elevada, posicionando-se imediatamente em um novo universo. O DNA adventure da marca se une com o luxo e o espaço interno de um grande sedan. Um verdadeiro “Four Door Coupe” com alma aventureira.
A lateral de proporções inéditas e surpreendentes, com linhas dinâmicas, superfícies musculosas e reduzida área envidraçada, reafirma o sentimento de força, proteção e privacidade. O conceito wrap around que une para-brisa, área envidraçada lateral e o vidro traseiro reforça o caráter extremamente dinâmico do concept. A diversidade de highlights cria layers de reflexos ao longo da carroceria, enfatizando a dualidade luz e sombra, aliviando massas e deixando o visual do carro mais leve.
No frontal foram adotados novos posicionamentos para os grupos óticos, emprestando ao FCC4 um olhar forte e determinado, marcado principalmente pela adoção da faixa superior composta de DRL´s, ou seja, LED´s de posição que ficam acesos mesmo durante o dia. Logo abaixo, dando suporte e completando o conjunto principal ficam os demais grupos óticos. O logo FIAT aparece na parte superior, protegido por superfícies refinadas e emoldurado pelos LED´s das extremidades.
A traseira, com seu característico vidro fastback e suas portas assimétricas, surge provocativa, adotando uma nova tipologia de abertura e uso. As lanternas de LED´s remetem ao conjunto dianteiro e, como ele, carregadas de tecnologia e refinamento. Destaca-se ainda a força visual da parte inferior com seus escapes nas extremidades do para-choque e a proteção central em alumínio.
Cada acabamento do FCC4 e seu conjunto de detalhes foram pensados na ferocidade das formas, exigindo sobriedade e elegância.
Superfícies foscas, sobrepostas em detalhes em alumínio, mesclam tecnologia e inovação. O corpo possui a presença marcante da inédita cor azul metalizada: nobre e luminosa, com nuances de luz e sombra, realça ainda mais os volumes e superfícies do FCC4.
Com a chamada "evolução da visão da rua" — que é meio e não fim, e também catalisadora da conexão com as pessoas —, será possível passear por linhas, inclinações e ângulos impactantes, com uso de luzes e painéis de led, em forma e interatividade inusitadas. Tudo planejado para demonstrar os produtos que fazem da Fiat um sucesso de mercado.
Como avant premier o visitante conhecerá no Salão duas grandes novidades que a Fiat lançará nos próximos meses, o 500 Abarth e o Novo Bravo 2015. Também será destaque o novo concept car FCC4, que explora uma nova linguagem de design. Da charmosa família 500 também estará presente no estande da Fiat o 500e, que revela toda tecnologia de um citycar elétrico. E ainda, toda a gama de produtos Fiat, como por exemplo, o Novo Uno 2015 que acabou de chegar ao mercado trazendo novas e inéditas tecnologias, como o Start&Stop, um recurso de última geração que desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, que passa a ser referência nacional em economia de combustível e de baixas emissões de CO2.
O estande também traz uma área exclusiva para exposição de duas supermáquinas, desejo dos apaixonados por carro e por velocidade, a Ferrari 458 Speciale e a Maserati Quattroporte, marcas pertencentes ao mesmo grupo da Fiat, que se encontram no cenário do automobilismo de alto desempenho e luxo.
O novo Concept Car da Fiat – Explorando uma linguagem de design
A Fiat apresentará neste salão do automóvel seu mais novo laboratório de design, o FCC4 (Fiat concept car) que traz conceitos e elementos inovadores, com novos volumes e proporções surpreendentes.O FCC4 é um exercício de design desenvolvido pelo Fiat Design Center Latam e, mais do que adotar uma tipologia específica para um carro, ele trilha caminhos híbridos, traz dimensões generosas e altura do solo elevada, posicionando-se imediatamente em um novo universo. O DNA adventure da marca se une com o luxo e o espaço interno de um grande sedan. Um verdadeiro “Four Door Coupe” com alma aventureira.
A lateral de proporções inéditas e surpreendentes, com linhas dinâmicas, superfícies musculosas e reduzida área envidraçada, reafirma o sentimento de força, proteção e privacidade. O conceito wrap around que une para-brisa, área envidraçada lateral e o vidro traseiro reforça o caráter extremamente dinâmico do concept. A diversidade de highlights cria layers de reflexos ao longo da carroceria, enfatizando a dualidade luz e sombra, aliviando massas e deixando o visual do carro mais leve.
No frontal foram adotados novos posicionamentos para os grupos óticos, emprestando ao FCC4 um olhar forte e determinado, marcado principalmente pela adoção da faixa superior composta de DRL´s, ou seja, LED´s de posição que ficam acesos mesmo durante o dia. Logo abaixo, dando suporte e completando o conjunto principal ficam os demais grupos óticos. O logo FIAT aparece na parte superior, protegido por superfícies refinadas e emoldurado pelos LED´s das extremidades.
A traseira, com seu característico vidro fastback e suas portas assimétricas, surge provocativa, adotando uma nova tipologia de abertura e uso. As lanternas de LED´s remetem ao conjunto dianteiro e, como ele, carregadas de tecnologia e refinamento. Destaca-se ainda a força visual da parte inferior com seus escapes nas extremidades do para-choque e a proteção central em alumínio.
Cada acabamento do FCC4 e seu conjunto de detalhes foram pensados na ferocidade das formas, exigindo sobriedade e elegância.
Superfícies foscas, sobrepostas em detalhes em alumínio, mesclam tecnologia e inovação. O corpo possui a presença marcante da inédita cor azul metalizada: nobre e luminosa, com nuances de luz e sombra, realça ainda mais os volumes e superfícies do FCC4.
Dimensões: Comprimento:5.000 mm. Largura:1.940 mm (sem espelhos). Altura:1.600 mm.
Fiel ao espírito “pocket rocket" (o famoso foguetinho), o Fiat 500 Abarth chega aqui com o desempenho, a alta performance e a excelente relação peso/potência que fizeram dele o sucesso nas pistas de corrida na Europa e também sucesso nas ruas dos EUA.
Com estilo bastante esportivo, o Fiat 500 Abarth traz duplo escapamento cromado, faróis exclusivos, rodas de liga leve exclusivas de 16”, com pneus 195/45 R16, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e traz a capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.
Internamente, seu diferencial está nos bancos esportivos em formato de concha em couro preto ou em couro vermelho e preto. O interno também acompanha as cores dos bancos. E para se sentir ainda mais dentro de um carro de corrida, o painel vem com medidor de pressão do turbo, enquanto o volante, o comando do câmbio e o painel são revestidos em couro com costura vermelha, além do volante com base achatada.
Por baixo do capô, o grande atrativo do Fiat 500 Abarth: o motor 1.4 16V Multiair Turbo de 167 cv de potência e 23kgfm de torque, capaz de levar o esportivo 500 aos 100km/h em apenas 6,9 segundos, algo bem acima da média dos veículos compactos.
A segurança também é digna dos carros esportivos. O Fiat 500 Abarth chega com sete air bags - 2 frontais, 2 Side Bags, 2 Window Bags e Knee Bag. Além de ABS, EBD (Electronic Brake-force Distribution), ESS (Emergency Stop Signal), ESC (Electronic Stability Control), TCS (Traction Control System), TTC (Torque Transfer Control).
Muito bem equipado, o 500 Abarth traz entre os seus equipamentos de série ar-condicionado automático, banco com easy-entry e memória, Blue&Me, comando de rádio no volante, direção elétrica, faróis dianteiros com projetor e regulagem elétrica de altura, Hill Holder, Isofix, pinças de freio em vermelho, Alpine Premium Audio Package, rádio/CD com MP3, AUX e USB. Ele ainda pode ser equipado com teto solar elétrico Sky Wind e sistema de Audio Beats, que oferece aos passageiros um som de alta definição. O sistema inclui seis alto-falantes Premium mais um sub-woofer de 8 polegadas montado no porta malas e amplificador de 368 Watts.
O Novo Fiat 500 Abarth chega à rede de concessionárias Fiat ainda este ano.
Novo Fiat Bravo. Referência em segurança, conforto e qualidade, o Fiat Bravo modelo 2015 chega com novidades que reforçam ainda mais essas características. Como o 500 Abarth, ele será apresentado no Salão Internacional do Automóvel, mas só será lançado no mercado nos próximos meses.
Considerado um dos mais importantes fatores de compra, o design do novo Fiat Bravo 2015 ficou com um visual ainda mais marcante e moderno.
O novo design frontal incorpora elementos que acentuam a esportividade, além de passar um maior size impression ao modelo. A nova grade de ar agora é reforçada por uma barra cromada com o logotipo Fiat localizado no centro, que, em conjunto com o novo para-choque e com a nova moldura dos faróis de neblina, revitaliza o design com linhas mais elegantes, passando mais modernidade ao modelo.
Em harmonia com o novo desenho dianteiro, a traseira do novo Fiat Bravo também apresenta mudanças. Novas lanternas, para-choque remodelado e logotipia na parte superior atualizam as linhas do Bravo 2015 que, para completar, ganha novas rodas em todas as suas versões.
Desde seu lançamento o Bravo se destacou não só pelo alto padrão de acabamento, mas também pela tecnologia embarcada. Agora o Novo Bravo 2015 dá mais um passo em relação à conectividade. Desde de sua versão de entrada (Essence 1.8), o Novo Bravo traz entre sua vasta lista de conteúdos um novo sistema multimídia com tela de LCD touchscreen com comandos de mídia e telefone pelo volante multifuncional revestido em couro. Este sistema ainda pode trazer câmera de ré integrada e sistema de navegação por GPS.
Sempre em sintonia com as necessidades do consumidor, a Fiat também renovou a gama do Novo Bravo 2015. Agora ela será composta pelas versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V, e a Série Especial Blackmotion 1.8 16V. Os modelos com motorização 1.8 16V podem ser equipados com câmbio Dualogic Plus, enquanto a esportiva top de linha T-Jet vem de série com câmbio manual de seis marchas.
Com uma aplicação prática, segura e conectada, o objetivo do Uconnect Mobile é possibilitar ao usuário trazer o seu mundo ao carro e oferecer comodidade na utilização das funcionalidades do smartphone e do rádio. A fixação do smartphone é feita através de um mecanismo que se ajusta ao tamanho do aparelho, otimizando a ergonomia, a visibilidade e o conforto. Com o Uconnect Mobile o cliente não precisa mais “pendurar” vários equipamentos no interior do carro, já que seu smartphone vai comandar agora o sistema de som, GPS, telefone, contatos pessoais e mais uma série de comodidades, como por exemplo o Eco:Drive.
O Uconnect Mobile foi desenvolvido para as plataformas IOS e Android, adotadas pela grande maioria dos smartphones atuais. A comunicação do Uconnect Mobile com o veículo é total. O sistema tem acesso a informações das centrais do veículo e, com isso, possibilita a avaliação em tempo real da condução. Trata-se do Eco:Drive live, onde o motorista pode avaliar seu desempenho em relação ao consumo de combustível, já que o sistema pode monitorar as acelerações, freadas, velocidade e até as trocas de marchas, buscando uma maior eficiência no modo de conduzir.
Fiat 500e. O mais charmoso e ecológico modelo da família 500 também será destaque no estande da Fiat no Salão do Automóvel. Comercializado no estado norte-americano da Califórnia, o Fiat 500e, um veículo 100% elétrico, revela toda tecnologia de um citycar, não só pelo tamanho e agilidade, como pela facilidade de uso, segurança e performance. Seu abastecimento, ou seja, o carregamento de suas baterias, pode ser realizado em aproximadamente quatro horas. Só na Califórnia, mais de 1.000 estações de carregamento público estão disponíveis nos locais, como de trabalho e cafés, viabilizando o uso dos veículos elétricos.
O Fiat 500e é composto por três componentes principais: avançadas baterias de ions de lítio, um motor elétrico de alta potência e módulos eletrônicos de gerenciamento do fluxo de energia. Em desacelerações, por exemplo, o sistema é capaz de regenerar uma parte da energia, ampliando ainda mais seu uso sem reabastecer. Ele é capaz de chegar aos 160 km de autonomia.
Mesmo sendo um modelo completamente elétrico, o Fiat 500e traz itens só encontrados em carros com motor a combustão e de alto padrão. Vale destacar a direção com acionamento elétrico, ar condicionado, controle de tração e de estabilidade, freios ABS, entre outros. Trata-se, na prática, de um moderno city car com emissão zero.
Tudo nele remete à modernidade e ao uso cotidiano, como suas linhas, suas pequenas dimensões, a praticidade, o conforto ao dirigir e até a diversão. Seu motor elétrico, capaz de gerar um elevado torque de 20,4 kgfm, impulsiona o 500e aos 100 km/h em apenas 9 segundos. E, com 113 cv de potência máxima, ele pode chegar à velocidade final de 140 km/h, mais do que suficiente para um modelo urbano.
Sem previsão de vendas no Brasil, o 500e reforça a posição de vanguarda da Fiat em desenvolver projetos inovadores, inteligentes e funcionais. E ainda extremamente charmoso.
Em primeira mão no salão, dois novos modelos: 500 Abarth e Fiat Bravo
Abarth, uma marca reconhecida mundialmente por projetar veículos de alta performance destinados aos apaixonados por carros e por velocidade. O novo Fiat 500 Abarth tem a tradição da marca na íntegra: um estilo agressivo, com detalhes projetados para melhorar o desempenho do carro, mas mantendo, ao mesmo tempo, a linguagem do desenho consagrado do Cinquecento.Fiel ao espírito “pocket rocket" (o famoso foguetinho), o Fiat 500 Abarth chega aqui com o desempenho, a alta performance e a excelente relação peso/potência que fizeram dele o sucesso nas pistas de corrida na Europa e também sucesso nas ruas dos EUA.
Com estilo bastante esportivo, o Fiat 500 Abarth traz duplo escapamento cromado, faróis exclusivos, rodas de liga leve exclusivas de 16”, com pneus 195/45 R16, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e traz a capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.
Internamente, seu diferencial está nos bancos esportivos em formato de concha em couro preto ou em couro vermelho e preto. O interno também acompanha as cores dos bancos. E para se sentir ainda mais dentro de um carro de corrida, o painel vem com medidor de pressão do turbo, enquanto o volante, o comando do câmbio e o painel são revestidos em couro com costura vermelha, além do volante com base achatada.
Por baixo do capô, o grande atrativo do Fiat 500 Abarth: o motor 1.4 16V Multiair Turbo de 167 cv de potência e 23kgfm de torque, capaz de levar o esportivo 500 aos 100km/h em apenas 6,9 segundos, algo bem acima da média dos veículos compactos.
A segurança também é digna dos carros esportivos. O Fiat 500 Abarth chega com sete air bags - 2 frontais, 2 Side Bags, 2 Window Bags e Knee Bag. Além de ABS, EBD (Electronic Brake-force Distribution), ESS (Emergency Stop Signal), ESC (Electronic Stability Control), TCS (Traction Control System), TTC (Torque Transfer Control).
Muito bem equipado, o 500 Abarth traz entre os seus equipamentos de série ar-condicionado automático, banco com easy-entry e memória, Blue&Me, comando de rádio no volante, direção elétrica, faróis dianteiros com projetor e regulagem elétrica de altura, Hill Holder, Isofix, pinças de freio em vermelho, Alpine Premium Audio Package, rádio/CD com MP3, AUX e USB. Ele ainda pode ser equipado com teto solar elétrico Sky Wind e sistema de Audio Beats, que oferece aos passageiros um som de alta definição. O sistema inclui seis alto-falantes Premium mais um sub-woofer de 8 polegadas montado no porta malas e amplificador de 368 Watts.
O Novo Fiat 500 Abarth chega à rede de concessionárias Fiat ainda este ano.
Novo Fiat Bravo. Referência em segurança, conforto e qualidade, o Fiat Bravo modelo 2015 chega com novidades que reforçam ainda mais essas características. Como o 500 Abarth, ele será apresentado no Salão Internacional do Automóvel, mas só será lançado no mercado nos próximos meses.
Considerado um dos mais importantes fatores de compra, o design do novo Fiat Bravo 2015 ficou com um visual ainda mais marcante e moderno.
O novo design frontal incorpora elementos que acentuam a esportividade, além de passar um maior size impression ao modelo. A nova grade de ar agora é reforçada por uma barra cromada com o logotipo Fiat localizado no centro, que, em conjunto com o novo para-choque e com a nova moldura dos faróis de neblina, revitaliza o design com linhas mais elegantes, passando mais modernidade ao modelo.
Em harmonia com o novo desenho dianteiro, a traseira do novo Fiat Bravo também apresenta mudanças. Novas lanternas, para-choque remodelado e logotipia na parte superior atualizam as linhas do Bravo 2015 que, para completar, ganha novas rodas em todas as suas versões.
Desde seu lançamento o Bravo se destacou não só pelo alto padrão de acabamento, mas também pela tecnologia embarcada. Agora o Novo Bravo 2015 dá mais um passo em relação à conectividade. Desde de sua versão de entrada (Essence 1.8), o Novo Bravo traz entre sua vasta lista de conteúdos um novo sistema multimídia com tela de LCD touchscreen com comandos de mídia e telefone pelo volante multifuncional revestido em couro. Este sistema ainda pode trazer câmera de ré integrada e sistema de navegação por GPS.
Sempre em sintonia com as necessidades do consumidor, a Fiat também renovou a gama do Novo Bravo 2015. Agora ela será composta pelas versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V, e a Série Especial Blackmotion 1.8 16V. Os modelos com motorização 1.8 16V podem ser equipados com câmbio Dualogic Plus, enquanto a esportiva top de linha T-Jet vem de série com câmbio manual de seis marchas.
Um salão com destaques para as novas tecnologias
A praticidade dos smartphones se transforma agora na extensão do seu próprio veículo. Assim é o Uconnect Mobile, um moderno conceito tecnológico que a Fiat está desenvolvendo e apresentará no Salão do Automóvel. Ele integra o smartphone ao carro e possibilita que o aparelho do cliente seja um meio de interação com o seu automóvel. Nada melhor que escolher o Novo Uno para mostrar esse conceito tecnológico, ainda sem data de lançamento.Com uma aplicação prática, segura e conectada, o objetivo do Uconnect Mobile é possibilitar ao usuário trazer o seu mundo ao carro e oferecer comodidade na utilização das funcionalidades do smartphone e do rádio. A fixação do smartphone é feita através de um mecanismo que se ajusta ao tamanho do aparelho, otimizando a ergonomia, a visibilidade e o conforto. Com o Uconnect Mobile o cliente não precisa mais “pendurar” vários equipamentos no interior do carro, já que seu smartphone vai comandar agora o sistema de som, GPS, telefone, contatos pessoais e mais uma série de comodidades, como por exemplo o Eco:Drive.
O Uconnect Mobile foi desenvolvido para as plataformas IOS e Android, adotadas pela grande maioria dos smartphones atuais. A comunicação do Uconnect Mobile com o veículo é total. O sistema tem acesso a informações das centrais do veículo e, com isso, possibilita a avaliação em tempo real da condução. Trata-se do Eco:Drive live, onde o motorista pode avaliar seu desempenho em relação ao consumo de combustível, já que o sistema pode monitorar as acelerações, freadas, velocidade e até as trocas de marchas, buscando uma maior eficiência no modo de conduzir.
Fiat 500e. O mais charmoso e ecológico modelo da família 500 também será destaque no estande da Fiat no Salão do Automóvel. Comercializado no estado norte-americano da Califórnia, o Fiat 500e, um veículo 100% elétrico, revela toda tecnologia de um citycar, não só pelo tamanho e agilidade, como pela facilidade de uso, segurança e performance. Seu abastecimento, ou seja, o carregamento de suas baterias, pode ser realizado em aproximadamente quatro horas. Só na Califórnia, mais de 1.000 estações de carregamento público estão disponíveis nos locais, como de trabalho e cafés, viabilizando o uso dos veículos elétricos.
O Fiat 500e é composto por três componentes principais: avançadas baterias de ions de lítio, um motor elétrico de alta potência e módulos eletrônicos de gerenciamento do fluxo de energia. Em desacelerações, por exemplo, o sistema é capaz de regenerar uma parte da energia, ampliando ainda mais seu uso sem reabastecer. Ele é capaz de chegar aos 160 km de autonomia.
Mesmo sendo um modelo completamente elétrico, o Fiat 500e traz itens só encontrados em carros com motor a combustão e de alto padrão. Vale destacar a direção com acionamento elétrico, ar condicionado, controle de tração e de estabilidade, freios ABS, entre outros. Trata-se, na prática, de um moderno city car com emissão zero.
Tudo nele remete à modernidade e ao uso cotidiano, como suas linhas, suas pequenas dimensões, a praticidade, o conforto ao dirigir e até a diversão. Seu motor elétrico, capaz de gerar um elevado torque de 20,4 kgfm, impulsiona o 500e aos 100 km/h em apenas 9 segundos. E, com 113 cv de potência máxima, ele pode chegar à velocidade final de 140 km/h, mais do que suficiente para um modelo urbano.
Sem previsão de vendas no Brasil, o 500e reforça a posição de vanguarda da Fiat em desenvolver projetos inovadores, inteligentes e funcionais. E ainda extremamente charmoso.
0 Comentários