Modelo chega ao mercado no inĂ­cio do prĂ³ximo ano e tem como principais novidades novo motor de 160 cm³ e design avançado

Texto e fotos: Honda

A Honda supera mais uma vez todas as expectativas e traz novidades para o mercado de motocicletas on/off road de baixa cilindrada no Brasil. Trata-se da NXR 160 Bros, que chega com muitas inovações, design diferenciado e estilo revigorado, alĂ©m do exclusivo motor de 160cm³. CaracterĂ­sticas como visual esportivo, robustez, Ă³tima relaĂ§Ă£o custo/benefĂ­cio, segurança e baixa manutenĂ§Ă£o sĂ£o alguns de seus principais atrativos, que atendem Ă s necessidades dos consumidores que precisam de uma opĂ§Ă£o versĂ¡til tanto para o transporte diĂ¡rio quanto para as viagens de lazer.


Do modelo anterior, a NXR 160 Bros mantĂ©m apenas o seu nome. Todo o projeto foi reestruturado com o objetivo de oferecer um produto totalmente novo, de tecnologia avançada e design moderno. O resultado trouxe uma motocicleta atualizada e um novo motor de 160 cm³, jĂ¡ em conformidade com o Promot 4 (Programa de Controle da PoluiĂ§Ă£o do Ar por Motociclos e VeĂ­culos Similares). A NXR 160 Bros estarĂ¡ disponĂ­vel nas versões ESDD, com sistema de freios a disco na dianteira e traseira; e ESD, apenas na dianteira.
Consagrada entre os consumidores que buscam economia e conforto, alĂ©m de facilidade de pilotagem em uma motocicleta de baixa cilindrada, a nova NXR 160 Bros chega para dar continuidade Ă  liderança da marca no segmento on/off. O inĂ­cio de comercializaĂ§Ă£o do modelo na rede de concessionĂ¡rias ocorrerĂ¡ a partir de fevereiro do prĂ³ximo ano.


Mais esportividade no fora-de-estrada
As mudanças visuais propiciaram maior personalidade Ă  nova NXR 160 Bros. Cada detalhe foi pensado com o objetivo de modernizar suas linhas e grafismos. Na dianteira, uma carenagem estĂ¡ integrada ao farol e ao novo painel de instrumentos digital. EstĂ¡ muito mais fĂ¡cil a visualizaĂ§Ă£o das informações do velocĂ­metro, tacĂ´metro, hodĂ´metro total e parcial, marcador de combustĂ­vel e luzes indicativas do funcionamento do sistema elĂ©trico e mecĂ¢nico.


O tanque ganhou novas formas e agora inclui bomba de combustĂ­vel interna. Com capacidade para 12 litros, seu design estĂ¡ mais compacto, o que contribuiu para um visual mais moderno e avançado. A adoĂ§Ă£o de tampa de combustĂ­vel esportiva e novas carenagens laterais mais encorpadas propiciaram detalhes exclusivos e linhas mais imponentes.


Outra novidade na NXR 160 Bros Ă© o assento mais estreito e prĂ³ximo ao tanque, com altura de 842 mm em relaĂ§Ă£o ao solo. O posicionamento mais adequado para a pilotagem trouxe mais conforto ao piloto, principalmente em percursos mais longos. O guidĂ£o ganhou novo posicionamento e estĂ¡ mais baixo, prĂ³ximo ao piloto, o que melhora a dirigibilidade.
A rabeta incorporou uma nova lanterna de lente dupla e efeito 3D, alĂ©m de nova alça desenvolvida para o garupa, remodelada e mais resistente. Destaque ainda para o novo escapamento, que foi reposicionado com maior Ă¢ngulo de inclinaĂ§Ă£o da ponteira, acentuando ainda mais esportividade do modelo.


EquilĂ­brio e mecĂ¢nica revigorada
Com o lançamento da NX 160 Bros, a Honda inovou mais uma vez ao incorporar o primeiro motor bicombustĂ­vel de 160 cc do mundo ao modelo, com conceito FlexOne. Projetado e desenvolvido por uma equipe de engenheiros brasileiros, o propulsor tem grande eficiĂªncia e desempenho, com rĂ¡pidas respostas e boas retomadas na aceleraĂ§Ă£o, o que assegura uma pilotagem mais prazerosa, com conforto e segurança.
Com capacidade de 162,7 cm³ e arrefecido a ar, o motor da NXR Bros 160 Ă© monocilĂ­ndrico OHC (Over Head Camshaft,) com balancins roletados para diminuir atrito e vibrações, e injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Inclui cĂ¢mara de expansĂ£o instalada prĂ³xima Ă  saĂ­da do escape para aumentar o torque em baixas rotações, caracterĂ­stica que facilita a conduĂ§Ă£o em centros urbanos. A tampa de vĂ¡lvulas Ă© mais estreita e conta com dutos especiais de lubrificaĂ§Ă£o para facilitar a manutenĂ§Ă£o.


A potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 14,5 cv a 8.500 rpm quando abastecido com gasolina, e 14,7 cv tambĂ©m a 8.500 rpm com etanol. O torque Ă© de 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina), e 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (Ă¡lcool). O resultado mostra mais performance e retomadas mais rĂ¡pidas, com baixo consumo e menor Ă­ndice de gases poluentes. O cĂ¢mbio da NXR 160 Bros Ă© de cinco velocidades, com a transmissĂ£o final feita por corrente, que conta agora com capa maior para proteger o usuĂ¡rio de possĂ­veis detritos e sujeira durante os deslocamentos.
Na ciclĂ­stica, a NXR Bros 160 utiliza quadro de semiberço duplo em aço, que garante Ă³tima rigidez para um modelo on/off road. A melhor centralizaĂ§Ă£o de massa possibilitou um centro de gravidade (CG) mais baixo e garantiu maior equilĂ­brio na conduĂ§Ă£o. Outra novidade Ă© a nova medida do cĂ¡ster, que resultou em maior distĂ¢ncia entre eixos (3 mm), agora com 1.356 mm, o que torna a motocicleta mais estĂ¡vel, sem perder a agilidade.
As suspensões da NXR 160 Bros garantem mais conforto e segurança em diferentes situações, tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada. Na dianteira, utiliza garfo telescĂ³pico, com curso de suspensĂ£o de 180 mm. Na traseira, Ă© do tipo monoamortecida, com curso de 125 mm e possibilidade de ajustes na prĂ©-carga da mola. Os pneus tĂªm medida de 90/90-19 (dianteiro) e 110/90-17 (traseiro).
As versões ESDD e ESD contam com sistema de freios a disco na dianteira, com diĂ¢metro de 240 mm. Na traseira, a ESDD dispõe tambĂ©m de freio a disco, de 220 mm, enquanto na ESD Ă© a tambor, de 110 mm.
Produzida na fĂ¡brica de Manaus (AM), a NXR 160 Bros estarĂ¡ disponĂ­vel nas cores preta, vermelha e branca, com preço pĂºblico sugerido de R$ 9.350,00 (ESD) e R$ 9.650,00 (ESDD), base no estado de SĂ£o Paulo, nĂ£o inclusas as despesas com frete e seguro. A garantia Ă© de um ano, sem limite de quilometragem.