A Cummins South America intensifica o processo de atuação no transporte ferroviário

Texto e fotos: Textofinal Consultoria

Com know how já consolidado em outros países, como nos EUA, e a vasta gama de motores eletrônicos (HHP) com baixos níveis de emissões que atendem ao segmento, a fabricante independente de motores Diesel aposta neste mercado como uma opção bastante adequada para a integração econômica e regional.


Presente na NT Expo – 17a. Negócios nos Trilhos, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), a Cummins apresenta seus motores destinados à operação com cilindrada/potência que variam de 19 até 78 litros e/ou 450 cv a 3300 cv. A fabricante de motores também irá introduzir neste mercado a partir de 2016, o QSK95, motor de maior rotação já produzido no mercado global. O modelo, de 95 litros e 16 cilindros em V, desenvolve 3.200 até 4000 cavalos de potência, com rotação de 1800 rpm.
Para atender ao segmento, a Cummins South America nomeou no início do ano estrategicamente dois dos seus principais distribuidores que já estão focados nas oportunidades de negócios existentes no País: o Distribuidor Cummins Minas (DCML), com matriz em Belo Horizonte (MG) e filiais em Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Belém (PA), Parauapebas (PA) e São Luís (MA); e a Companhia Distribuidora de Motores Cummins (CDMC), cuja matriz está localizada no município de Taboão da Serra (SP), e conta com filiais no Guarujá, em Ribeirão Preto e Indaiatuba, todas no Estado de São Paulo.


Ambos os Distribuidores Cummins já nomearam profissionais dedicados ao segmento e usarão todo o conhecimento adquirido na especialização de motores Cummins HHP, prestação de serviço ao setor de mineração e o pós-venda com manutenção, assistência técnica e reposição de peças para atender este mercado com os padrões de qualidade globais exigidos pela empresa.
De acordo com Roberto Galinari, diretor comercial da DCML, “existe a real necessidade de investimento no País em transporte ferroviário no curto, médio e longo prazo para o alívio da malha rodoviária e ainda para a contribuição da mobilidade urbana que está em desenvolvimento, a exemplo dos metrôs. Atualmente temos várias locomotivas antigas em operação e para manter a capacidade requerida estamos investindo no repotenciamento da frota uma vez que contamos com motores tecnologicamente avançados e com baixos níveis de emissões”, diz Galinari.
O repotenciamento consiste na colocação de um novo sistema, tanto de motorização como no controle dos comandos do veículo. A estratégia de atendimento da DCML, consiste na utilização da estrutura já aplicada nos territórios de atuação para suportar o mercado ferroviário e replicar o modelo utilizado para atender o setor de mineração, uma das especialidades do Distribuidor. “Ideia é inserirmos técnicos residentes próximos aos locais onde tivermos frota alocada”, afirma Galinari.
“Visualizamos possibilidades de investimentos por meio de iniciativas públicas e privadas para o transporte de cargas e públicos nos grande centros. Vamos também aproveitar a sinergia entre o transporte ferroviário com o setor de mineração para crescer”, conta o diretor.
Segundo Daniel Souza, gerente do Negócio de Motores da CDMC, “nosso Distribuidor já conta com experiência no segmento ao oferecer serviços de manutenção para alguns clientes de locomotivas, porém estão nos planos da CDMC novos treinamentos específicos a partir de 2015 para que possamos prover o devido suporte a contas estratégicas (fabricante de locomotivas) no desenvolvimento de novos projetos e aplicações”.