O carro da montadora alemĂ£
surpreende pelo luxo, conforto, desempenho e economia de combustĂvel
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Audi
NĂ£o Ă© de hoje que a marca faz
sucesso aqui no Brasil, trazida inicialmente nos anos 90 pela Senna Imports,
caiu literalmente no gosto do povo tupiniquim e Ă© uma das mais vendidas entre
os carros importados. Claro que todo esse sucesso tem origem no trabalho bem
feito no desenvolvimento de seus carros e as opções que sĂ£o apresentadas ao
consumidor.
Durante sete dias eu testei o
modelo A3 Sedan 1.4 Turbo, um quase
modelo de entrada da marca, direcionado ao pĂºblico que procura um sedan com
algo a mais. A apresentaĂ§Ă£o do carro Ă© elegante, ele impõe respeito nas ruas e
estradas por onde testei o veĂculo, agrada aos olhos e Ă© muito confortĂ¡vel,
seja vocĂª passageiro ou motorista.
A novidade do modelo que foi
lançado em maio desse ano Ă© o motor, afinal, seu irmĂ£o mais velho chegava com
uma motorizaĂ§Ă£o 1.8. O novo propulsor 1.4 TFSI pesa 107 kg , graças ao cĂ¡rter de
alumĂnio. A eficiĂªncia obtida Ă© pela combinaĂ§Ă£o da injeĂ§Ă£o direta de
combustĂvel com turbo alimentaĂ§Ă£o e um enorme desenvolvimento tecnolĂ³gico de
reduĂ§Ă£o de peso nas peças internas do motor.
Rodando pela cidade, dĂ¡ pra notar
que o carro Ă© muito confortĂ¡vel e silencioso, o isolamento acĂºstico Ă© muito
bom. No pesado trĂ¢nsito da cidade de SĂ£o Paulo, o Audi A3 Sedan 1.4 Turbo cria
dentro da cabine uma atmosfera agradĂ¡vel, e tem uma dirigibilidade excelente,
graças a direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica Servotronic, que facilita as manobras, o
volante Ă© multifuncional com shift paddles. Entre os itens de conforto e
segurança encontramos computador de bordo, ar-condicionado, airbags frontais e
laterais e dos joelhos.
Em um trajeto onde o
congestionamento Ă© intenso, dirigir o modelo Ă© uma experiĂªncia interessante. O
sistema Start-Stop funciona mesmo com ar condicionado ligado, encerrando as
atividades do motor sempre. O interessante Ă© que, se a duraĂ§Ă£o da parada for
longa e o sistema automĂ¡tico de refrigeraĂ§Ă£o da cabine tiver uma alteraĂ§Ă£o na
temperatura, o motor liga novamente até o refrigerador atingir a temperatura
selecionada.
Isso acarreta em uma enorme
economia de combustĂvel, pois, desnecessariamente o carro fica ligado durante
as paradas do trĂ¢nsito. Outro fator que auxilia muito na grande autonomia Ă© o
fato do carro mudar rapidamente as marchas num curto espaço fĂsico e em
rotações mais baixas. Para se ter uma idéia, em menos de 100 metros percorridos,
a 4ª marcha jĂ¡ esta engatada, isso se deve a tecnologia do cĂ¢mbio S tronic de 7
velocidades com dupla embreagem, ou seja, com cerca de 1.200 rpm ele jĂ¡ esta
rodando muito solto.
Na mediĂ§Ă£o feita no computador de
bordo, pude constatar um consumo muito baixo nessas condições de cidade, o Audi
A3 Sedan 1.4 Turbo faz cerca de 10 km/l, o que muito bom para quem oferece 122
cv de potĂªncia e tem 200 Nm de torque mĂ¡ximo entre 1.400 e 4.000 rpm.
JĂ¡ na rodovia o desempenho do
modelo nĂ£o deixa nada a desejar para outros concorrentes com motorizações
superiores. Um importante item de segurança Ă© o ESP (programa de estabilizaĂ§Ă£o
eletrĂ´nica), que entra em aĂ§Ă£o sempre que o carro ultrapassar os limites de
segurança ao longo das curvas, ajudando o motorista a manter a trajetĂ³ria.
Utilizei a rodovia FernĂ£o Dias, em direĂ§Ă£o a Bragança Paulista, pois se trata
de uma estrada com vĂ¡rias subidas, retas, descidas e curvas abertas e outras muito
fechadas no trecho de serra.
É impressionante a performance do
carro, usando o piloto automĂ¡tico em velocidade cruzeiro, as alterações de
nĂvel do solo, aclives e declives, as reduções e subidas de marcha sĂ£o
praticamente imperceptĂveis. As ultrapassagens sobre veĂculos mais lentos sĂ£o
fĂ¡ceis e seguras, nĂ£o existe no conjunto mecĂ¢nico qualquer titubeio com relaĂ§Ă£o
a reduzir, aumentar giro e voltar à velocidade pré-estabelecida anteriormente.
Com quatro pessoas a bordo, o carro nĂ£o se acovarda, mantĂ©m todos os itens de
conforto funcionando e o desempenho desejado Ă© prontamente atendido. O consumo
medido, com dados do computador de bordo, foi de impressionantes 14,7 km/l,
mesmo com todo o peso extra e as alternĂ¢ncias normais de uma rodovia.
O modelo bĂ¡sico tem de sĂ©rie o
Audi Sound System, o Audi Music Interface, o RĂ¡dio MMI, Bluetooth, alarme
antifurto e travamento central com controle remoto Ă distĂ¢ncia. Para quem quer
dar uma incrementada, pode optar por pintura metĂ¡lica/perolizada, RĂ¡dio MMI
Plus com sistema de navegaĂ§Ă£o, bancos em couro sintĂ©tico, controle de cruzeiro,
sensor de estacionamento traseiro e o solar panorĂ¢mico elĂ©trico.
Com preços que se iniciam em R$ 94.800,
sĂ£o oferecidas doze opções de cores e o carro tem 2 anos de garantia, 12 anos
de garantia da carroceria, 3 anos de garantia da pintura. E se ainda acha
pouco, a montadora alemĂ£ tem um serviço de emergĂªncia, o Audi Service Class,
que durante os 2 anos da garantia oferece:
- AssistĂªncia 24h;
- Chaveiro;
- Cobertura Nacional;
- SolicitaĂ§Ă£o de guincho via aplicativo (Audi Direct Assist);
- Serviço de assistĂªncia ao condutor e passageiros (exemplo: em caso de pane durante um deslocamento com a famĂlia, a Audi garante o transporte atĂ© o destino final da viagem);
Fichas tĂ©cnicas e acessĂ³rios
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