O carro da montadora alemĂ£ surpreende pelo luxo, conforto, desempenho e economia de combustĂ­vel

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Audi

NĂ£o Ă© de hoje que a marca faz sucesso aqui no Brasil, trazida inicialmente nos anos 90 pela Senna Imports, caiu literalmente no gosto do povo tupiniquim e Ă© uma das mais vendidas entre os carros importados. Claro que todo esse sucesso tem origem no trabalho bem feito no desenvolvimento de seus carros e as opções que sĂ£o apresentadas ao consumidor.


Durante sete dias eu testei o modelo A3 Sedan 1.4 Turbo, um quase modelo de entrada da marca, direcionado ao pĂºblico que procura um sedan com algo a mais. A apresentaĂ§Ă£o do carro Ă© elegante, ele impõe respeito nas ruas e estradas por onde testei o veĂ­culo, agrada aos olhos e Ă© muito confortĂ¡vel, seja vocĂª passageiro ou motorista.


A novidade do modelo que foi lançado em maio desse ano Ă© o motor, afinal, seu irmĂ£o mais velho chegava com uma motorizaĂ§Ă£o 1.8. O novo propulsor 1.4 TFSI pesa 107 kg, graças ao cĂ¡rter de alumĂ­nio. A eficiĂªncia obtida Ă© pela combinaĂ§Ă£o da injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel com turbo alimentaĂ§Ă£o e um enorme desenvolvimento tecnolĂ³gico de reduĂ§Ă£o de peso nas peças internas do motor.


Rodando pela cidade, dĂ¡ pra notar que o carro Ă© muito confortĂ¡vel e silencioso, o isolamento acĂºstico Ă© muito bom. No pesado trĂ¢nsito da cidade de SĂ£o Paulo, o Audi A3 Sedan 1.4 Turbo cria dentro da cabine uma atmosfera agradĂ¡vel, e tem uma dirigibilidade excelente, graças a direĂ§Ă£o eletromecĂ¢nica Servotronic, que facilita as manobras, o volante Ă© multifuncional com shift paddles. Entre os itens de conforto e segurança encontramos computador de bordo, ar-condicionado, airbags frontais e laterais e dos joelhos.


Em um trajeto onde o congestionamento Ă© intenso, dirigir o modelo Ă© uma experiĂªncia interessante. O sistema Start-Stop funciona mesmo com ar condicionado ligado, encerrando as atividades do motor sempre. O interessante Ă© que, se a duraĂ§Ă£o da parada for longa e o sistema automĂ¡tico de refrigeraĂ§Ă£o da cabine tiver uma alteraĂ§Ă£o na temperatura, o motor liga novamente atĂ© o refrigerador atingir a temperatura selecionada.


Isso acarreta em uma enorme economia de combustĂ­vel, pois, desnecessariamente o carro fica ligado durante as paradas do trĂ¢nsito. Outro fator que auxilia muito na grande autonomia Ă© o fato do carro mudar rapidamente as marchas num curto espaço fĂ­sico e em rotações mais baixas. Para se ter uma idĂ©ia, em menos de 100 metros percorridos, a 4ª marcha jĂ¡ esta engatada, isso se deve a tecnologia do cĂ¢mbio S tronic de 7 velocidades com dupla embreagem, ou seja, com cerca de 1.200 rpm ele jĂ¡ esta rodando muito solto.


Na mediĂ§Ă£o feita no computador de bordo, pude constatar um consumo muito baixo nessas condições de cidade, o Audi A3 Sedan 1.4 Turbo faz cerca de 10 km/l, o que muito bom para quem oferece 122 cv de potĂªncia e tem 200 Nm de torque mĂ¡ximo entre 1.400 e 4.000 rpm.


JĂ¡ na rodovia o desempenho do modelo nĂ£o deixa nada a desejar para outros concorrentes com motorizações superiores. Um importante item de segurança Ă© o ESP (programa de estabilizaĂ§Ă£o eletrĂ´nica), que entra em aĂ§Ă£o sempre que o carro ultrapassar os limites de segurança ao longo das curvas, ajudando o motorista a manter a trajetĂ³ria. Utilizei a rodovia FernĂ£o Dias, em direĂ§Ă£o a Bragança Paulista, pois se trata de uma estrada com vĂ¡rias subidas, retas, descidas e curvas abertas e outras muito fechadas no trecho de serra.


É impressionante a performance do carro, usando o piloto automĂ¡tico em velocidade cruzeiro, as alterações de nĂ­vel do solo, aclives e declives, as reduções e subidas de marcha sĂ£o praticamente imperceptĂ­veis. As ultrapassagens sobre veĂ­culos mais lentos sĂ£o fĂ¡ceis e seguras, nĂ£o existe no conjunto mecĂ¢nico qualquer titubeio com relaĂ§Ă£o a reduzir, aumentar giro e voltar Ă  velocidade prĂ©-estabelecida anteriormente. Com quatro pessoas a bordo, o carro nĂ£o se acovarda, mantĂ©m todos os itens de conforto funcionando e o desempenho desejado Ă© prontamente atendido. O consumo medido, com dados do computador de bordo, foi de impressionantes 14,7 km/l, mesmo com todo o peso extra e as alternĂ¢ncias normais de uma rodovia.


O modelo bĂ¡sico tem de sĂ©rie o Audi Sound System, o Audi Music Interface, o RĂ¡dio MMI, Bluetooth, alarme antifurto e travamento central com controle remoto Ă  distĂ¢ncia. Para quem quer dar uma incrementada, pode optar por pintura metĂ¡lica/perolizada, RĂ¡dio MMI Plus com sistema de navegaĂ§Ă£o, bancos em couro sintĂ©tico, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e o solar panorĂ¢mico elĂ©trico.


Com preços que se iniciam em R$ 94.800, sĂ£o oferecidas doze opções de cores e o carro tem 2 anos de garantia, 12 anos de garantia da carroceria, 3 anos de garantia da pintura. E se ainda acha pouco, a montadora alemĂ£ tem um serviço de emergĂªncia, o Audi Service Class, que durante os 2 anos da garantia oferece:
  • AssistĂªncia 24h;
  • Chaveiro;
  • Cobertura Nacional;
  • SolicitaĂ§Ă£o de guincho via aplicativo (Audi Direct Assist);
  • Serviço de assistĂªncia ao condutor e passageiros (exemplo: em caso de pane durante um deslocamento com a famĂ­lia, a Audi garante o transporte atĂ© o destino final da viagem);
O Audi A3 Sedan 1.4 Turbo sĂ³ tem um defeito, se vocĂª entrar e dirigir nĂ£o vai mais querer sair.


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