O primeiro lubrificante feito a partir de gás natural
Texto e fotos: Shell
Reportagem: Eduardo Abbas
A Shell Brasil anuncia o lançamento de uma nova geração de lubrificantes para motores, Shell Helix Ultra com a Tecnologia PurePlus – o lubrificante de motor mais avançado da empresa. Feito a partir de gás natural, utiliza o revolucionário processo gás-para-líquido (GTL), que produz um lubrificante sintético puro, oferecendo um nível ainda maior de limpeza e proteção.
A exclusiva Tecnologia Shell PurePlus converte gás natural em óleo básico cristalino, sem nenhuma das impurezas encontradas no óleo bruto do petróleo, utilizado para a fabricação de lubrificantes sintéticos premium comuns. Óleos básicos são os principais componentes do lubrificante de motor, chegando a atingir uma média de 75% a 90% de sua composição.
“Uma das premissas da Shell é oferecer produtos de alta qualidade para seus consumidores. Por isso, a empresa constantemente desenvolve pesquisas em busca de inovação. Como estratégia, buscamos oferecer opções premium alinhadas com a demanda cada vez maior do mercado por este segmento de produtos”, destaca Guilherme Perdigão, Vice-Presidente de Lubrificantes para América Latina da Shell.
O Shell Helix Ultra com a Tecnologia PurePlus atende às mais modernas especificações da indústria e possui aprovação dos principais fabricantes de veículos e motores do mundo1, incluindo a Ferrari. Projetado para atender às necessidades dos motores mais recentes, Shell Helix Ultra com Tecnologia PurePlus reúne as mais modernas especificações do setor.
A associação da Tecnologia Shell PurePlus à Tecnologia de Limpeza Ativa proporciona níveis incomparáveis de proteção contra a formação de depósitos no motor e inigualável proteção2 contra borra. O produto também proporciona proteção superior contra desgaste e corrosão³, o que pode contribuir para a extensão da vida útil do motor e redução dos custos de manutenção. Os benefícios de economia de combustível podem variar de acordo com o grau de viscosidade, mas os produtos da linha Shell Helix Ultra com a Tecnologia PurePlus poderão contribuir com uma melhoria de até 3% na economia de combustível4.
A Tecnologia Shell PurePlus permite a Shell desenvolver as moléculas presentes no lubrificante de motor, usando a engenharia química para produzir longas cadeias moleculares de carbono, que são ideais para criar um óleo básico puro e límpido. Em virtude do óleo básico ser produzido a partir do gás natural em nível molecular, ele é significativamente mais estável do que os produtos formulados com óleo básico convencional, proporcionando ao lubrificante acabado propriedades de baixa volatilização e melhor fluidez a baixas temperaturas. Óleos básicos com a Tecnologia Shell PurePlus apresentam baixa viscosidade sob temperaturas mais frias (-25 até -40ºC) e, por isso, começam a lubrificar o motor desde o momento da partida a frio.
A Tecnologia Shell PurePlus está em toda a linha de produtos Shell Helix Ultra, que apresenta uma nova embalagem. Além do selo da tecnologia, dados técnicos estão mais claros, permitindo que o consumidor possa escolher seu óleo mais facilmente. As novas embalagens também vêm com QR Code, que leva para um site com mais informações sobre o produto e promoções.
40 anos de pesquisa
Foram 40 anos de pesquisas feitas pela equipe de engenheiros e técnicos da Shell para o desenvolvimento desta revolucionária tecnologia. Os óleos básicos com a Tecnologia Shell PurePlus são produzidos na fábrica Pearl GTL no Qatar, uma parceria entre a Shell e a Qatar Petroleum. Esta é a maior planta de fabricação de gás-para-líquido do mundo, podendo produzir aproximadamente um milhão de toneladas de óleo básico por ano. O óleo básico é importado do Qatar, mas a mistura é realizada no Brasil, fazendo com que o Shell Helix Ultra com Tecnologia PurePlus seja um lubrificante produzido nacionalmente.
“Tendo como ponto de partida o gás natural, os cientistas da Shell são capazes de desenvolver moléculas para criar um óleo básico com propriedades e características específicas. Quando este óleo é então combinado com o pacote de aditivos cuidadosamente elaborado, possibilita a criação de lubrificantes superiores, que oferecem maior nível de limpeza e proteção, o que não é possível com outros óleos básicos inferiores”, resume Robert Sutherland, Gerente Técnico Global da marca Shell Helix. “A Tecnologia Shell PurePlus abriu o caminho para a nova geração de lubrificantes de motor, oferecendo a possibilidade para novas graus de viscosidade”, complementa ele.
O preço não muda
Segundo Perdigão, o preço para o revendedor desse novo óleo é o mesmo do seu antecessor, apesar da melhora de qualidade no produto, a Shell não vai lançar o produto com preço maior. Já na parte de desenvolvimento do lubrificante, existe, segundo estudos da petroleira, uma melhora na durabilidade do produto, segundo Simone Ferreira, Gerente de Tecnologia de Lubrificantes para América Latina, "os períodos entre as trocas de óleo, segundo o fabricante do automóvel, devem ser respeitadas, mas o produto garante cerca de 850 km a mais entre uma troca e outra". Ainda segundo a Simone, "os automóveis que ficam parados por muito tempo não tem a necessidade de efetuar a troca de óleo por tempo corrido (1 ano na maioria dos casos) podendo o proprietário fazer após o período de 10.000 km, sem a preocupação com o tempo decorrido".
Acompanhe no canal BORRACHATV ON LINE a apresentação do produto em vídeo produzido pela Shell
0 Comentários